– Muitas empresas que anunciam no Google qualificam seus clientes de acordo com a conversão obtida logo após o clique no Link Patrocinado, ou ainda que esta ocorra alguns dias depois. Outras empresas, porém, utilizam o chamado LifeTime Value para entender melhor a relação dos clientes com a marca a longo prazo, e determinar quão agressiva deve ser sua publicidade.
– Empresas que utilizam o LifeTime Value em suas métricas acabam ficando um passo a frente dos concorrentes, por ter uma visão mais ampla do valor que sua marca tem obtido junto ao mercado.
– O LifeTime Value (LTV) é uma métrica utilizada no marketing e deve ser considerada pelas empresas que anunciam na internet. Trata-se de projetar um valor para os clientes e seu relacionamento com a empresa.
– Este tipo de marketing está focado em satisfação e benefícios a longo prazo. Quando a empresa consegue atribuir um LTV que condiz com a realidade, fica mais fácil determinar quanto deve investir em Links Patrocinados para adquirir um novo cliente.
– Desta forma, a empresa não avalia os clientes com base no gasto médio por uma visita, mas em uma sólida relação estabelecida e mantida ao longo de um período, que pode se estender por meses ou anos. Afinal, um clique em seus Links Patrocinados hoje poderá gerar um cliente que continuará fiel à sua empresa durante toda a vida.
– Isto pode ir além, quando o cliente satisfeito promove seus produtos, serviços e bom atendimento para a rede de amigos. Isto amplia o horizonte do marketing digital, contribuindo para melhorias nas estratégias de relacionamento com os clientes.
– Para calcular o LTV, você precisa obter dados de três variáveis:
* Tempo de vida ou de fidelidade. Trata-se do tempo que, em média, um cliente permanece fiel à sua marca. Empresas iniciantes tem maior dificuldade em obter este valor e, neste caso, devem procurar um número aproximado por avaliar o setor e a concorrência;
* Gasto médio por cliente. Basta obter o valor total das vendas em um período e dividir pelo número de vendas;
* Quantas vezes um cliente compra de sua empresa, em média. Deve-se pegar o número de vendas e dividir pelo número de clientes únicos.
– Após isto, deve-se multiplicar os três valores obtidos acima e você terá o LTV de seus clientes.
– Conhecer o LTV ajuda a empresa a não gastar mais do que deve. O contrário também é verdadeiro. Pode indicar que a empresa possui um grande potencial e que seu marketing deve ser mais agressivo. Dependendo dos valores obtidos, a empresa pode perceber que deve aumentar seus lances de CPC no Google Ads ou talvez aumentar o limite do seu orçamento diário.
– Estando atento ao LifeTime Value, bem como às conversões ocorridas no ambiente digital e off-line, ajudará sua empresa a ter uma visão muito mais ampla dos resultados alcançados por suas campanhas de Links Patrocinados, e em como o Google Ads está gerando valor para seus negócios.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner