– Assim como acontece em qualquer profissão, os profissionais do marketing digital possuem seus jargões e termos comumente utilizados em seu dia a dia. Quando entramos no funil do marketing digital, percebemos algumas expressões próprias de determinadas ramificações deste segmento. É o que acontece quando lemos textos relacionados ao PPC (Links Patrocinados) e ao SEO, e nos deparamos com duas expressões: Páginas de Destino (também conhecidas como landing pages) e páginas otimizadas, respectivamente.
– Será que as Páginas de Destino e as páginas otimizadas são apenas sinônimos? Ou possuem características distintas?
– As Páginas de Destino são comumente relacionadas aos Links Patrocinados do Google Ads. Quando um usuário clica em um anúncio, ele é direcionado para uma destas páginas. Páginas de Destino são focadas em conversões. A relevância delas, determinada pela aplicação de uma série de boas práticas, pode influenciar a qualidade de uma campanha, podendo até mesmo alterar o valor que o anunciante paga por cada clique recebido.
– Existem alguns elementos que são típicos das páginas de destino. Por exemplo:
* conteúdo focado nas palavras-chave encontradas no Link Patrocinado, e no termo de pesquisa que o disparou;
* clareza visual orientada à conversão;
* necessidade de poucos cliques até chegar à conversão;
* chamadas a ação (call-to-action) em destaque;
* transparência em relação a como as informações solicitadas dos usuários serão utilizadas, além de outros elementos.
– Páginas Otimizadas estão focadas, inicialmente, em obter um bom ranqueamento nos resultados orgânicos do Google (e de outros mecanismos de busca), ao mesmo tempo em que pretendem ser relevantes para os usuários. Dentre suas diversas características, podemos citar:
* foco nas palavras-chave, especialmente na parte inicial da página;
* atenção à hierarquia do conteúdo;
* construção de links internos e externos;
* opções de compartilhamento para as diversas redes sociais;
* cuidadosa atenção à descrição que será exibida nos mecanismos de busca.
– Embora sejam encaradas como diferentes, páginas de destino e páginas otimizadas deveriam ser tratadas como uma coisa só. Uma tem algo a aprender com a outra. Páginas de destino devem ser otimizadas, ao mesmo tempo em que as páginas otimizadas precisam trabalhar como sólidas e relevantes páginas de destino. Isso não significa que todos os elementos de uma página de destino do Google Ads precisam estar na página otimizada, ou vice-versa, mas é interessante combinar tanto quanto possível as vantajosas características de cada uma delas.
– Por exemplo, uma empresa talvez possua páginas otimizadas para os mecanismos de busca, mas que não possuam uma clara chamada à ação. Por outro lado, uma página de destino com excelente conteúdo poderia ter um impacto maior sobre o público-alvo se tivesse opções de compartilhamento, permitindo maior engajamento com os internautas e gerando mais tráfego.
– Desta forma, quando combinamos de forma sábia as atraentes características das páginas de destino e das páginas otimizadas em uma só, o resultado poderá ser surpreendentemente lucrativo para as empresas que divulgam seu site na internet.
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