Podcast é um arquivo digital de áudio cujo conteúdo pode ser acessado a qualquer momento. Podcast é disponibilizado como uma série de episódios focados em um tema específico.
O Inbound Marketing não tem fronteiras. Assim, quando o assunto é criar conteúdo, existem diversas opções disponíveis para as empresas. Entre elas está o podcast.
Com tantas tarefas para serem realizadas diariamente, muitas pessoas não têm tempo para ler ou assistir grande parte do conteúdo do seu interesse.
Neste momento, surge uma solução prática: os arquivos de áudio. Sim, estamos falando do podcast.
Com esta solução é possível reunir seus tópicos favoritos em um grande hub de gravações – um conteúdo que pode ser baixado e ouvido em qualquer momento.
De fato, estudos apontam que existem mais de 30 milhões de episódios de podcasts disponíveis. Trata-se de um número que cresce a cada dia.
O podcasting é uma indústria crescente no mundo, com mais e mais pessoas sintonizando seus podcasts favoritos do que nunca. Acesse AQUI um estudo completo sobre esse tema publicado pela supplygem.com.
Por isso, preparamos um artigo para lhe dar mais detalhes sobre o que são podcasts. Você verá quais são as vantagens de utilizar o podcast como estratégia de marketing digital. Além disso, vamos falar sobre como você pode começar a planejar e criar seu primeiro podcast.
O que é um podcast?
A palavra podcast é uma combinação de “iPod” e “Broadcast” – um termo que surgiu em 2004. Na época, nascia o programa iPodder. Com ele, era possível fazer download de transmissões de rádio da internet e carregá-las em um iPod. Eram as primeiras versões de podcasts engatinhando.
Em uma definição simples, podcast nada mais é do que um arquivo de áudio. Pode ser comparado ao conteúdo de uma rádio, mas com uma grande diferença – o conteúdo pode ser acessado a qualquer momento.
É um recurso sob demanda e sempre ativo. As pessoas estão migrando rapidamente para o streaming de áudio assim como fazem com serviços de streaming de vídeos, como Netflix e Amazon Prime.
Quanto ao conteúdo, eles são os mais variados possíveis. De entrevistas e shows solos a histórias fictícias teatralizadas – tudo tem sido transformado em áudio e disponibilizado na internet. Com ele, você consegue manter seu público atualizado, nutrir seus leads e até mesmo diverti-los.
Podcasts também são ótimos lugares para veicular anúncios no formato de áudio.
Podcast – Quais as vantagens de você utilizar esta estratégia
Com o crescimento do consumo de podcast, não há dúvidas de que você pode pensar em utilizar esta estratégia de marketing de conteúdo.
Mas, quais são as vantagens reais de uma empresa incluir podcast nas suas ações de marketing?
Vamos considerar algumas.
Podcast prende a atenção
O formato de áudio é excelente para se conectar com as pessoas. Com ele, você consegue manter seu público-alvo informado. O podcast também pode ser utilizado para entreter seu público. Mas ele vai além disso. Uma de suas grandes vantagens é o poder de captar e manter a atenção das pessoas. Portanto, se o conteúdo for de qualidade e for do interesse do ouvinte, ele vai se envolver.
Pessoas costumam ouvir os episódios quase completamente
Com a vida agitada, as pessoas não têm muito tempo de sobra, não é mesmo? Por este motivo, conteúdos dos mais diferentes formatos (como texto e vídeos) nem sempre são consumidos por completo.
Por exemplo: vídeos longos podem começar com um grande número de visualizações. No entanto, após os primeiros minutos, os números podem cair drasticamente.
Quando falamos em podcast, isto também é uma verdade. No entanto, alguns estudos mostram que, de modo geral, as pessoas que consomem o conteúdo completo é maior do que aquele percebido em outros formatos. Segundo o Hubspot, 85% das pessoas ouvem o programa completo de podcast.
Economizam tempo
E por falar em pessoas apressadas, não podemos nos esquecer que o podcast otimiza o tempo. Afinal, as pessoas podem ouvir o conteúdo em diversos momentos do dia. Seja no trânsito, enquanto caminham ou durante outra atividade, é possível se informar ou se divertir com este formato.
Podcast estimula conversão
Um estudo feito com 300.000 ouvintes de seriados de podcast descobriu algo incrível: 63% dos ouvintes admitiram ter realizado uma compra após a recomendação do apresentador.
Consegue imaginar o potencial que este tipo de conteúdo oferece para o crescimento dos seus negócios?
Combina perfeitamente com outros conteúdos
Se quiser investir em podcast, você pode continuar produzindo conteúdo nos formatos tradicionais, como texto e vídeo.
Talvez você tenha um blog corporativo, onde posta artigos diariamente. E talvez mantenha um canal onde regularmente grava vídeos relacionados ao seu negócio.
No entanto, poderá acrescentar o podcast à sua lista de conteúdo compartilhado com o público-alvo.
Assim, você terá um portal adicional para se conectar com as pessoas interessadas em seu nicho, disponibilizando um formato acessível e sob demanda.
Estimula compartilhamento
Não importa se são vários ou apenas alguns episódios, oferecer podcast em um site gera críticas positivas e estima o compartilhamento do conteúdo em redes sociais. Com isso, sua voz ganha força e você pode ser ouvido por um público bem maior do que aquele com o qual está acostumado.
Como iniciar um podcast
Diante do que foi considerado, você deve estar se perguntando como colocar tudo isso em prática.
Então, vamos analisar um passo a passo para criar um podcast.
1. Escolha um assunto
Isto envolve o planejamento inicial. Ou seja, definir o que você quer falar levando em consideração quem é seu público-alvo. Claro que você deve pensar em um assunto rico, amplo, que permita criar diversos episódios com o passar do tempo.
2. Adote um estilo
O estilo mais comum entre podcast são os programas de entrevista. Você também pode se dar muito bem utilizando este estilo nos seus programas. Mas também poderá explorar outras vertentes como a explanação solo – ou mesmo combinar os dois estilos.
3. Defina o apresentador
Pode ser que o apresentador (ou host) já esteja definido: você. No entanto, tenha em mente que podcast com dois apresentadores costumam ter um poder de engajamento maior. O fato de duas pessoas expressarem suas ideias sobre o mesmo tema pode ampliar o poder dos episódios.
4. Escolha um bom nome
Um nome claro e descritivo é excelente. No entanto, não podemos ignorar o fato de que há muitos podcasts na internet com nomes que, pelo menos aparentemente, não esclarecem para o que vieram. Ainda assim, muitos deles têm números de ouvintes de causar inveja.
Por isso, nessa hora, dê asas à sua criatividade!
5. Escolha a duração dos episódios
Isto é importante para ajudá-lo a definir o conteúdo que cada episódio abordará. De modo geral, um podcast tem aproximadamente 30 minutos de duração. Na verdade, alguns dos podcasts de maior sucesso no mundo duram, no mínimo, meia hora.
Mas, há todo tipo de duração. Você encontrará notícias rápidas de 1 minuto a entrevistas que duram até 3 horas.
Nesta hora, vale fazer o dever de casa. Pense no seu público-alvo e avalie quanto tempo você acha que ele disporá para ouvir suas peças em áudio.
E claro, você pode ajustar as coisas com o tempo – o que significa acompanhar os resultados e aumentar ou diminuir o tempo dos episódios.
6. Crie uma introdução de qualidade
Sim, estamos falando da primeira frase, aquela de boas-vindas logo nos primeiros segundos do podcast.
Ao criar um texto introdutório, lembre-se que ele deve abordar os seguintes aspectos:
- Você deve se apresentar.
- Fale sobre o assunto do seu podcast.
- Incentive as pessoas a ouvir o conteúdo em áudio, incluindo os benefícios que elas terão com isso.
Claro que você não deve fazer uma introdução muito longa. O ideal é se apresentar de 20 a 25 segundos.
7. Escolha a música da introdução
As boas-vindas costumam ser acompanhadas de uma faixa de música ao fundo. Obviamente, você deve utilizar músicas gratuitas ou receber autorização por escrito de um artista e sua gravadora para utilizar uma música protegida por direitos autorais. Outra opção é contratar um músico para compor esta introdução para seu podcast.
Ainda existe a possibilidade de você comprar músicas e efeitos sonoros em sites como o AudioJungle que oferece faixas a partir de 1 dólar.
Independentemente da opção escolhida, lembre-se disso:
- Escolha uma música que tenha realmente a ver com o conteúdo que está compartilhando. Você certamente não escolheria uma música infantil como fundo de um podcast sobre a vida dos motoqueiros de estrada.
- Cuidado para não deixar a música de fundo muito alta, atrapalhando sua voz.
8. Grave a introdução
Finalmente, você deve fazer a gravação da introdução. Você pode fazer várias gravações de teste e selecionar aquela que soar mais natural e impactante.
9. Estruture os episódios
Aqui estão as principais etapas do podcast:
- Música de introdução
- Boas-vindas e apresentação
- Destaque do tema do dia
- Apresentação do conteúdo (como a entrevista)
- Chamada à ação
- Música final
10. Escolha a imagem da capa
Quando as pessoas navegam em aplicativos de podcast, inicialmente elas são apresentadas às imagens de capa.
Além disso, esta é a imagem que costuma aparecer quando o podcast é compartilhado nas redes sociais. Por isso, nesta hora, você precisa garantir que sua imagem seja atrativa, com um excelente design.
Como gravar e editar podcast
Como já é de se esperar, existem muitas soluções para quem precisa gravar e editar podcast. Algumas destas são pagas e outras, gratuitas.
Entre as opções pagas está o Alitu. Esta ferramenta possui diversos recursos, tais como:
- Conversão e limpeza dos arquivos de áudio;
- Ferramentas para edição e personalização;
- Adição de músicas e anúncios;
- Ferramenta para publicação dos episódios, e muito mais.
Entre as opções gratuitas mais famosas está o GarageBand. Este é um app desenvolvido pela Apple. Com ele, você consegue transformar seu Mac e iOS em um estúdio completo e profissional de gravação.
Promova seu podcast
Evidentemente, seu público não encontrará este conteúdo de forma fácil e automática. Por isso, você precisa ter uma estratégia para difundir seu podcast e alcançar o maior número possível de personas-alvo.
Para isso, você pode utilizar campanhas de Links Patrocinados, campanhas de e-mail marketing ou divulgar suas novidades nas redes sociais.
Além disso, uma dica valiosa é dar um pequeno incentivo para que os convidados que participarem do seu podcast divulguem os episódios com suas redes de contatos.
Para concluir, algumas dicas extras
Assim, como já foi mencionado, um dos formatos mais comuns dos podcasts são as entrevistas. Portanto, você precisa fazer uma lista de pessoas relevantes para convidar. Convide-os, confirme presença e marque na agenda.
Ao criar um podcast, você também pode se dedicar às transcrições do áudio. Por que isso é importante? Com as transcrições, fica mais fácil para os mecanismos de busca como o Google encontrarem seu conteúdo. Afinal, seus arquivos de áudio poderão ser “lidos” pelos buscadores.
Finalmente, use códigos de incorporação para disponibilizar os podcasts em seu site. Assim, você disponibiliza seu conteúdo de áudio muito além das plataformas de hospedagem e divulgação de podcasts.
Portanto, agora que já conhece um pouco mais sobre arquivos de áudio como estratégia de publicidade online, o que acha de conferir nosso guia de Inbound Marketing para conhecer outras soluções de marketing de conteúdo?