A meta description é um código HTML que tem como objetivo fornecer o resumo de uma página. Mecanismos de buscas, como o Google, utilizam este trecho de texto, exibindo-o nos resultados de pesquisas, logo abaixo do título da página.
Vale destacar que, quando uma página é compartilhada em algumas redes sociais, o mesmo trecho também é exibido. Este é o caso, por exemplo, de mídias sociais como Facebook e LinkedIn.
O objetivo desta tag HTML é ajudar os usuários a descobrir do que se trata a página antes de clicar no resultado.
A meta descrição aparece assim no código HTML:
<meta name=”description” content=”Este é um exemplo de meta description exibido nos resultados dos mecanismos de pesquisa.”>
No entanto, mesmo que você escreva uma meta description, existem algumas situações em que o Google decide exibir uma versão alternativa.
Neste caso, ele seleciona um trecho da página que melhor se relaciona com a pesquisa do usuário e transforma este pequeno texto em uma meta description.
Portanto, o Google trata o que você insere nos metadados como uma sugestão, e não como uma regra.
E, infelizmente, você não tem um controle absoluto sobre quando isso vai ou não acontecer.
Este trecho também é gerado automaticamente pelos buscadores quando você não cria manualmente uma meta description.
Os mecanismos de busca admitem que não utilizam a meta description como critério para ranquear os sites nos resultados. Além disso, como mencionado, os próprios mecanismos de busca estão preparados para criar meta descriptions de forma automática.
Diante disso, talvez você se pergunte: por que devo me preocupar em escrever uma boa meta description?
A resposta: porque você precisa convencer o usuário a clicar no seu link.
Estes trechos fornecem um resumo e agem como um chamariz para despertar a curiosidade dos usuários. Combinado com um bom título, as meta descriptions podem convencer os usuários a fazer uma visita em sua página.
Além disso, existe um benefício indireto que pode contribuir para sua página ficar melhor ranqueada com uma boa meta description.
O Google utiliza a taxa de cliques como um fator de ranqueamento. Por exemplo: imagine um site que está posicionado nos resultados inferiores na primeira página do Google. Apesar disso, o site tem uma boa taxa de cliques. Este comportamento envia um sinal para o Google de que esta página é um bom resultado e o buscador talvez decida mover esta página para cima.
Claro que um bom título tem um desempenho fundamental em melhorar a taxa de cliques. De qualquer forma, não há dúvidas de que é importante dar atenção à meta description para atrair a atenção dos usuários e (indiretamente) melhorar o ranqueamento no Google.
Portanto, vamos analisar as principais dicas para criar uma boa meta description para cada página do seu site.
Se fizer uma busca por vários termos no Google, você vai ver que em média as meta description possuem entre 120 e 155 caracteres. E esta é uma boa referência para você usar.
É importante destacar que não existe um limite. Mas tenha em mente que quando a descrição fica maior do que 155 caracteres, o texto fica truncado.
E, ao pensar no tamanho ideal, concentre-se principalmente na mensagem. Se for possível descrever o conteúdo da página de forma clara em 120 caracteres, não tente forçar o texto até os 155 caracteres. Você corre o risco de deixar o texto artificial e isto pode ter um efeito contraproducente.
Em outras palavras, não prometa algo que a página não contém.
Pense nisso: alguém pode se sentir tentado a escrever uma meta description que prometa mais do que a página oferece. No entanto, esta estratégia aumenta a taxa de rejeição e, no médio e longo prazo, derruba uma página nos resultados das buscas.
Quando você cria uma página de conteúdo, você tem uma palavra-chave em mente. Assim, você trabalha esta palavra-chave cuidadosamente ao longo do texto, incluindo títulos e subtítulos.
Da mesma forma, as palavras-chave são importantes nestes trechos descritivos. Uma das vantagens é que, quando o termo digitado pelo usuário aparece na meta description, o Google deixa estas palavras em negrito.
No exemplo acima, temos uma busca por “title tag”. Note que todas as ocorrências de “title tag” estão em negrito.
Este é um sinal para o usuário de que a página corresponde àquilo que ele está procurando.
Note que falamos diversas vezes que a meta description é um resumo da página. No entanto, tenha em mente que este trecho não pode ser simplesmente um resumo enfadonho.
Pense neste trecho como sendo um vendedor da página em questão. É como um texto publicitário e, como tal, precisa ser legível e atraente. Portanto, use este espaço valioso para motivar o usuário a clicar. Para isso, você precisa destacar as vantagens que o usuário tem em visitar a página.
O Google tem uma definição interessante:
“A meta descrição deve ser informativa e interessante para os usuários, com um resumo curto e relevante do assunto de uma página em particular. Eles são como um argumento de venda para convencer os usuários de que a página tem exatamente o que eles estão procurando.”
Chamadas à ação têm um efeito poderoso nas meta description. Elas estimulam os usuários a realizar a ação esperada.
Visto que você deseja que as pessoas cliquem nos links, talvez imagine que todas as suas meta descriptions terão “Clique aqui”. Mas, na verdade, existem opções chamativas que você deve explorar.
Por exemplo: “Saiba mais”, “Descubra como”, “Obtenha agora mesmo” e assim por diante.
Assim, explore todas estas opções, variando as chamadas à ação.
Cada página possui seu próprio conteúdo. Da mesma forma, as meta descriptions precisam ser única, exclusivas.
Evite utilizar um texto padrão com apenas algumas poucas palavras alteradas. Em vez disso, analise o conteúdo, pense nas palavras-chave e crie uma meta description única para cada página.
Como visto, faz diferença dedicar tempo para escrever uma meta descrição atraente para cada página do seu site.
Portanto, se você não costuma fazer isso, está na hora de começar.
As meta descriptions são apenas um dos elementos que convencem os usuários a clicar em seus links nos resultados das buscas. Além disso, veja como criar bons títulos para suas páginas.
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