Se você deseja anunciar na maior rede social do planeta, você precisa conhecer e dominar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Afinal, o Gerenciador de Anúncios é a solução para criar, editar e acompanhar resultados das campanhas publicitárias veiculadas na rede social.
Neste artigo, conheça o Gerenciador e veja como utilizá-lo nas suas campanhas de social ads.
Depois de acessar a ferramenta, é possível realizar todas as ações necessárias para quem deseja fazer publicidade no Facebook, no Messenger ou anunciar no Instagram.
Podemos destacar 3 ações principais que podemos realizar no Gerenciador de Anúncios.
Agora, vamos te levar em um guia apresentando cada uma destas ações, individualmente.
Antes disso, porém, você deve estar se perguntando:
Para acessar esta poderosa ferramenta e começar a criar suas primeiras campanhas, basta você entrar em:
www.facebook.com/adsmanager/manage.
Você também pode baixar o aplicativo para realizar todo este gerenciamento a partir do seu dispositivo móvel.
Com o aplicativo, você é informado sobre o desempenho dos anúncios e também recebe dicas importantes para otimizar as campanhas.
Antes de criar seus primeiros anúncios, responda: você é um anunciante experiente no Facebook ou tem pouca familiaridade com os anúncios da rede social?
Esta pergunta é importante porque o Face oferece dois tipos de fluxos de criação de anúncios: criação rápida e guiada. O que significa cada uma delas?
Note que, quando você criar sua primeira campanha, a opção escolhida se tornará padrão.
No entanto, o Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece a opção de reverter o fluxo de criação a qualquer momento.
Neste exemplo da imagem acima, portanto, vemos que a opção padrão é a Criação Guiada. Vamos ver como criar anúncios no Facebook com esta opção.
Para criar anúncios com a criação guiada, siga os passos abaixo:
Em seguida, você deve clicar no botão Configurar conta de anúncios.
Na próxima tela, informe país, moeda e fuso horário da sua conta. Clique em Continuar.
Em seguida, chegamos à configuração do nosso conjunto de anúncios. Dependendo do objetivo de marketing selecionado, você verá pequenas variações nas opções apresentadas. Os passos para concluir esta etapa são os seguintes:
Clique em Continuar.
Para criar seus primeiros anúncios, você deve fazer o seguinte:
Lembrando que você pode adicionar outras opções de texto principal, título e descrição. De posse destas variações, o Face testará diferentes combinações e mostrará aquelas com maior probabilidade de gerar engajamento com o público-alvo.
Depois disto, você deve configurar o destino, seja um site ou um evento. No caso de um site, você deve inserir a URL de destino e opcionalmente pode inserir uma URL de exibição mais curta.
Selecione qual será o botão de chamada à ação de acordo com sua meta, como Reservar Agora, Fale Conosco, Saiba Mais, Obter Oferta, Obter Cotação e muitas outras.
Antes de publicar seu anúncio, faça uma pré-visualização de como ele ficará.
Assim, se tudo estiver ok, clique em Confirmar.
Não há dúvidas: campanhas de sucesso precisam ser otimizadas continuamente.
Portanto, não dá para criar anúncios na rede social e simplesmente esquecer.
Afinal, o marketing inteligente exige que você acompanhe os resultados e realize ajustes sempre que necessário. Isto inclui editar as campanhas, os conjuntos de anúncios e as peças criativas.
No entanto, tenha em mente que sempre que realizar alterações, você terá duas opções:
Como mencionado, antes de realizar alterações, você precisa entender o desempenho dos anúncios. E isto nos leva para o terceiro aspecto do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Com os relatórios do Gerenciador de Anúncios, é possível analisar os resultados das campanhas. De quebra, isto ainda permite conhecer melhor seus clientes.
Para começar a analisar o desempenho, faça o seguinte:
Mas, convém destacar que estas métricas principais podem ser alteradas. Para isso, basta clicar na seta para baixo.
Nos painéis localizados abaixo nesta página, você ainda consegue ver outras informações sobre o desempenho da sua conta. São diversas métricas específicas de acordo com idade, gênero, hora e localização.
Além disso, selecionando as guias Campanhas, Conjuntos de anúncios e Anúncios, você pode se aprofundar nos resultados.
Ou seja, não tem porque ficar no escuro, perdendo tempo e dinheiro. Tendo um conhecimento aprofundado do Gerenciador de Anúncios permitirá que você crie campanhas de sucesso no Facebook.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2502) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2574) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2574) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)