– Muitos anunciantes e consultores de Links Patrocinados utilizam os erros ortográficos em suas estratégias para personalizar suas campanhas no Google Ads, e até mesmo, aumentar o número de visualizações e cliques em seus anúncios. Visto que palavras-chave escritas de forma incorreta são mais baratas e menos concorridas, até mesmo grandes anunciantes veem nelas uma fonte eficiente de tráfego para seus sites.
– Uma campanha de Links Patrocinados feita para a barra de chocolate Snickers, da fabricante mundial de doces Mars Incorporated, usou uma boa dose de criatividade e humor em uma estratégia para atingir usuários que digitam termos errados no Google. A campanha foi rodada no Reino Unido.
– A campanha foi batizada de “Você não é você quando está com fome”. A estratégia foi a seguinte: uma pesquisa foi realizada para selecionar 500 termos para serem utilizados na campanha. Depois, auxiliados por um aplicativo, geraram os erros mais comuns para estes termos. Em resultado, foi obtido uma lista com mais de 25 mil palavras com erros ortográficos.
– Quando um usuário digitava uma destas palavras-chave erradas, ele era impactado por um anúncio tal qual o da imagem abaixo. Em parte, o Link Patrocinado dizia: “Você não consegue digitar corretamente quando está com fome”, também redigido com erros.
– Qual foi o resultado alcançado por esta campanha? Em pouco mais de dois dias, eles conseguiram 558.589 impressões dos seus Links Patrocinados, utilizando somente os erros ortográficos. Os anunciantes disseram estar surpresos com a quantidade de visitas que obtiveram a partir de algumas destas palavras-chave.
– A criatividade observada neste case não reside no fato de terem sido selecionadas palavras-chave grafadas incorretamente, mas em se brincar com estes erros, sugerindo que um Snickers poderia ajudar o usuário a resolver o problema.
– No entanto, se uma agência de Links Patrocinados desejasse fazer algo parecido, precisaria entrar em contato com o Google Ads, como provavelmente ocorreu no caso citado. Isso é um fato já que as políticas de publicidade do Google Ads possuem uma norma específica sobre Ortografia e Gramática. Segundo esta política, erros gramaticais e ortográficos são motivos suficientes para que Links Patrocinados sejam reprovados, e impedidos de serem exibidos nos resultados de pesquisa.
– Portanto, anunciar no Google e ser bem-sucedido exige não somente criatividade do consultor, mas também profissionalismo para seguir todas as normas estabelecidas.
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