– O Google Ads oferece a possibilidade de uma empresa colocar seus Links Patrocinados em destaque tanto nos resultados de pesquisa quanto na rede de conteúdo. No entanto, devido sua intensa capacidade de avaliar comportamentos na internet, o sistema de publicidade digital tem sido eventualmente utilizado para outras finalidades.
– Uma delas foi divulgada recentemente quando, ao projetar um site de busca de trailers, motor-homes e campers, o proprietário decidiu usar o Google Ads para escolher o nome do domínio.
– A dúvida quanto ao nome do domínio ideal tem validade: embora não seja um fator determinante, o domínio pode conquistar alguns pontos junto ao algoritmo no Google. Além disso, um nome apropriado pode ser responsável por atrair de forma mais destacada a atenção dos usuários. Isto sem falar que se trata de um nome que talvez acompanhe a empresa ao longo de toda sua vida. Desta forma, é evidente que a escolha do domínio de um website não pode ser simplesmente deixada ao acaso.
– É claro que nosso próprio critério quanto ao que é um bom nome ou não, nem sempre representa a opinião geral dos internautas. Diante deste fato, o proprietário do site mencionado sabia que um domínio chamativo aos seus olhos, poderia não ter o mesmo efeito junto ao público-alvo.
– Assim, para fazer a escolha certa, ele decidiu realizar um teste e avaliar o impacto que cada um dos domínios poderia ter.
– Inicialmente, ele precisava ter alguns nomes. Depois de realizar uma intensa pesquisa, ele chegou a 17 nomes – um destes seria a escolha do domínio. Para realizar a filtragem e chegar à decisão final, recorreu-se ao Google Ads.
– Ele criou Links Patrocinados de texto idênticos para cada um dos domínios escolhidos. Cada um dos anúncios e respectivos domínios estiveram ativos simultaneamente durante o período de uma semana. Após o teste realizado com os 17 domínios, o campeão foi rvmenu.com – e com uma representativa vantagem. A taxa de cliques (CTR) foi de 4,63% (cerca de 53% maior do que o vice-campeão, rentalrvlist.com). A CTR maior também possibilitou que o custo por clique (CPC) se tornasse mais convidativo. O CPC médio de rvmenu.com foi de $ 0,20, ao passo que outros domínios variaram entre $ 0,26 a $ 0,44.
– No entanto, é preciso ressaltar um aspecto importante: um teste assim poderia inadvertidamente violar algumas diretrizes de publicidade dos Links Patrocinados. O conteúdo dos domínios precisaria ser diferente, já que o contrário consistiria na violação das políticas do Google Ads sobre Espelhamento e Enquadramento. E isto vai totalmente contra as boas práticas de uma relevante ação publicitária no Google.
– E quando falamos em conteúdos diferentes estamos abrindo as portas para que o Índice de Qualidade também seja diferente. Isto é relevante já que o alinhamento das páginas de destino e os Links Patrocinados é um dos fatores utilizados pelo Google Ads para determinar o Índice de Qualidade. Consequentemente, conteúdo diferente afetaria a posição dos Links Patrocinados nos resultados, ainda que o texto dos anúncios seja idêntico.
– Obviamente, o Google Ads exibe apenas um anúncio por anunciante. Ainda que um anunciante disponibilize domínios diferentes, o sistema não exibirá mais do que um Link Patrocinado por consulta.
– A amplitude das oportunidades oferecidas pelo Google Ads é evidente. No entanto, visando a boa experiência dos usuários, o sistema possui uma série de políticas que precisam ser cumpridas. Conhecer tais diretrizes e todas as funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta garantirá colher todos os benefícios que ela tem a oferecer.
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