– Atrair a atenção de internautas cada vez mais exigentes faz com que o motor da publicidade digital precise acompanhar este rápido desenvolvimento, e construir um marketing com conteúdo cada vez mais relevante. Ao procurar gerar relevância para Links Patrocinados e todo o marketing de conteúdo, o mercado publicitário online tem evoluído para novos formatos ao promover uma marca, produto ou serviço na internet.
– Isto é o que se percebe quando vemos as empresas apostarem na chamada Publicidade Nativa (que vem do termo, em inglês, “native advertising”). O termo “nativo” trasmite a ideia de algo natural. Portanto, é um tipo de publicidade que se propõe assumir o aspecto de natural, como se já fosse parte do ambiente onde é exibido. De modo geral, a publicidade nativa tem sido percebida em conteúdo editorial patrocinado, exibido em sites jornalísticos. Daí surge uma outra expressão associada, o “publieditorial”.
– Não se trata de Links Patrocinados exibidos como banners na Rede de Display do Google Ads. O publieditorial, é um conteúdo patrocinado que se assemelha a um editorial, e que se harmoniza com o contexto do website onde é veiculado, incluindo o design. Desta forma, esta publicidade não destoa da experiência do internauta com o website. Um exemplo de publicidade nativa pode ser percebido na imagem abaixo, onde um editorial da IBM é veiculado no website da revista The Atlantic.
– Alguns publieditoriais apenas fomentam um conteúdo relevante, procurando gerar discussão e possível viralização nas mídias sociais – uma clara intenção de fortalecer o branding da empresa. Por outro lado, outros tipos de publicidade nativa oferecem uma chamada a ação (call-to-action) dentro do conteúdo, procurando gerar algo mais do que a simples exposição da marca.
– Assim, qual a principal diferença entre o tradicional marketing digital e a publicidade nativa? Ambos possuem o mesmo objetivo; porém, na publicidade nativa, a marca torna-se o editor. A partir daí, ela pode informar, educar ou divertir. E utiliza para isso outros formatos além do texto, como o uso de vídeos.
– As opiniões sobre este tipo de publicidade variam: enquanto muitos apóiam este formato, há quem se mostre preocupado com o fato de um conteúdo publicitário ser confundido com uma reportagem. No entanto, as tendências apontam para o fato de que Publicidade Nativa, publieditorial e conteúdo patrocinado serão termos cada vez mais massificados no universo da publicidade digital, mais destacadamente nos ambientes jornalísticos.
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