Como aumentar o reconhecimento de marca com o Google Ads

16/12/2021 by in category Links Patrocinados, Rede de Display with 0 and 4
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Confira 6 dicas para aumentar o reconhecimento e a consideração de sua marca na internet com a ajuda do Google.

O reconhecimento de marca (awareness) permite que os clientes criem uma associação mental entre sua empresa e determinadas categorias de produtos ou serviços.

Em alguns casos, o nome da marca ou produto pode até se tornar sinônimo do produto.

Sem dúvida, o reconhecimento de marca pode beneficiar as empresas de diversas formas, por exemplo:

  • Aumento da confiança na marca, fazendo com que cresça o número de cliques nos anúncios e conversões.
  • Aumento de pesquisas usando o nome do produto + o nome da marca.

Portanto, vamos ver quais são as campanhas do Google Ads para aumentar o reconhecimento das marcas. Além disso, vamos ver boas práticas para aumentar o reconhecimento de sua marca em categorias de palavras-chave do seu ramo de negócio.

Campanhas Google Ads para aumentar reconhecimento da marca

Os principais tipos de campanha do Google Ads que tem como objetivo criar esta associação mental entre marca e produto são:

  • Rede de Display
  • Vídeos

É claro que os anúncios na rede de pesquisa também contribuem para criar esta associação. No entanto, os anúncios no Google.com costumam ser mais usados para alcançar pessoas que estão prontas para a compra.

Mas as campanhas de display e vídeo podem ser muito bem usadas para estratégias de topo e meio de funil.

Dicas para aumentar awareness com anúncios online

Confira 6 dicas importantes para gerar reconhecimento de marca com os anúncios do Google.

1. Escolha o formato de anúncio certo

Embora seja possível alcançar seu público na Rede de Display com anúncios de texto, aproveite os recursos das imagens e vídeos.

Para isso, use os anúncios responsivos de display.

2. Aproveite o aprendizado de máquina do Google

Com os anúncios responsivos de display você pode escrever diversos títulos e descrições, além de fazer upload de vários vídeos, logotipos e imagens.

O que acontece em seguida é que o Google usa estes criativos para fazer diversas combinações e encontrar aquelas que dão mais resultados.

Portanto, quanto mais criativos você enviar, melhor. Afinal, o Google tem mais material para testar e encontrar o que funciona melhor para você aumentar o reconhecimento de sua marca.

3. Segmente o público certo

Gerar reconhecimento de marca na internet depende de escolher o público certo para segmentar.

Assim, é preciso analisar seu público e hábitos de consumo para escolher os canais certos. Isto envolve escolher sites ou seções da rede de display para exibir seus anúncios.

4. Use lances de CPM

Em geral, os lances de CPM são uma boa opção para quem deseja alcançar um grande público e gerar associação mental entre produto e empresa.

Mas, é claro que, dependendo do seu público e orçamento, talvez seja possível migrar para outras estratégias de lances.

5. Aproveite o poder dos vídeos

Entre as campanhas para aumentar awareness, existem os anúncios em vídeo. Este formato é poderoso em captar a atenção das pessoas e muito eficaz em gerar reconhecimento e lembrança da marca.

Com eles, você alcança grupos de pessoas que fazem parte do seu público-alvo quando eles estiverem assistindo vídeos no YouTube.

6. Acompanhe os relatórios de desempenho

Cuidado para não deixar as coisas no piloto automático e perder oportunidades. Embora o Google faça parte do trabalho com a ajuda da inteligência artificial, você precisa colocar a mão na massa.

E isto envolve analisar regularmente os relatórios com as métricas mais importantes para suas metas.

Portanto, fique de olhos atentos nas suas impressões, especialmente quando você usa lances de CPM. De fato, o número de impressões mostra quantas pessoas viram seu anúncio. E para quem deseja alcançar reconhecimento de marca, este número é essencial.

Além disso, fique atento para medir alcance e frequência dos anúncios gráficos.

Estudo sobre impacto dos anúncios online no reconhecimento da marca

Em um estudo, o Google Ads procurou descobrir o real impacto dos Links Patrocinados no reconhecimento das marcas em 12 setores.

O objetivo era entender como a memória das pessoas associa determinadas palavras-chave com as empresas que anunciam no Google.

Por meio de pesquisas simuladas, os resultados patrocinados exibiam importantes empresas do setor. Após isto, perguntou-se aos consumidores a primeira marca que lhe vinha à mente ao pensar naquela palavra-chave. Cerca de 14,8% dos entrevistados citaram o nome da marca que aparecia nos anúncios. Mas, quando a mesma empresa não apareceu nos anúncios, a média de citações da marca caiu para 8,2%.

Assim, o que isto representa? Segundo o estudo, os anúncios no Google têm o potencial de elevar em até 6,6% a lembrança da marca sobre os potenciais consumidores de uma categoria. Em alguns setores, como o de automóveis, o aumento foi de 9 pontos.

Crie uma associação entre sua marca e a categoria de produtos/serviços

Portanto, os Links Patrocinados do Google Ads têm um impacto positivo sobre o aumento da percepção da marca.

Mas, como vimos, é preciso de uma gestão inteligente e estratégica para conseguir alcançar as pessoas certas com a melhor mensagem para elas.

Desta forma, você não desperdiça seu investimento, ao mesmo tempo em que consegue atingir suas metas anunciando no Google Ads.

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