– Malwares representam uma séria ameaça à integridade de computadores e internautas, em todo o mundo. Para agravar a situação, centenas de milhares de novos programas maliciosos são desenvolvidos a cada dia, afetando a segurança dos internautas.
– Dentre os diversos tipos de malwares, alguns visam atingir a publicidade dos Links Patrocinados. Veja como o Google Ads combate este tipo de tráfego fraudulento em prol de uma internet e web marketing mais seguros.
– A origem do nome e ação deste programa pode ser percebida no prefixo “bot”, que vem de “robot”. Trata-se de um programa de malware que tem como objetivo fazer com que computadores de usuários se tornem robôs. Isto significa que o computador passará a realizar ações automatizadas sem que o proprietário do dispositivo tome conhecimento.
– Quando diversos computadores infectados formam uma rede de robôs, temos uma “botnet”. O número de computadores infectados por uma rede de malwares pode ser observada no gráfico abaixo:
– Uma rede de robôs pode atuar em diversas formas de crimes e fraudes. Uma delas visa atingir a publicidade na internet.
– Os criminosos utilizam um computador bot para efetuar cliques fraudulentos em Links Patrocinados exibidos durante a navegação do usuário em diversos websites da internet. O objetivo é gerar renda por meio de cliques falsos nos anúncios.
– Evidentemente, isto traz prejuízos, e em três frentes. As botnets ameaçam:
– As redes de publicidade, portanto, precisam trabalhar arduamente para identificar a diferença entre um clique genuíno e um computador que foi transformado em um bot para efetuar cliques fraudulentos. O trabalho não é simples. Malwares atuam de forma muito parecida com o usuário cujo computador foi infectado, simulando até mesmo movimento do mouse e uso de scrolling.
– Conforme anunciado em seu blog, o Google Ads reforçou suas defesas contra tráfego de bots por meio de um recurso que automatiza a filtragem de tráfego das três principais famílias de botnets. Ele já está disponível para o we marketing do DoubleClick Bid Manager e Rede de Display. Uma das principais características deste sistema automatizado é o fato dele ser resistente a possíveis alterações que o malware venha a realizar para despistar seu tráfego fraudulento.
– Conseguir identificar esta ameaça é um trabalho constante. Ele envolve o progressivo desenvolvimento de sofisticados sistemas para diferenciar ameaças e usuários genuínos, combinando assim arte e ciência. Assim como botnets são uma ameaça em três frentes, da mesma forma, a atualização dos sistemas de segurança do Google Ads beneficiam anunciantes, editores e internautas.
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