– A correspondência ampla do Google Ads permite que Links Patrocinados sejam exibidos de forma automática em pesquisas que utilizem variações das palavras-chave, ainda que estes termos não façam parte da lista de palavras-chave do anunciante.
– Por esta razão, muitos não gostam desta configuração para suas palavras-chave, uma vez que ela pode ser responsável por tráfego não qualificado e desperdício de orçamento.
– No entanto, há ocasiões em que o uso de correspondência ampla para as palavras-chave pode ser útil para o consultor de Links Patrocinados. Quais são as razões para isso?
– Nem todos os mercados possuem palavras-chave fáceis de serem definidas. Veicular campanhas que utilizam a correspondência ampla, durante um pequeno período, pode ajudar o anunciante a descobrir como o seu público-alvo está pesquisando por seus produtos e serviços. Isto se dá porque a correspondência ampla tem a capacidade de capturar um tráfego em resposta a uma variedade maior de consultas do que comumente exibido pelas correspondências exatas e de frase.
– Há situações em que a correspondência ampla permite a exibição de anúncios, ainda que a consulta do usuário seja realizada em outro idioma. É o que costuma acontecer em países multilíngues, onde muitas consultas são realizadas em idiomas diferentes (por exemplo, no Brasil temos muitas pesquisas realizadas em espanhol, embora os usuários falem o português). A correspondência ampla, nestes casos, pode fazer com que o anunciante capture tráfego originado de outras línguas, mas que ainda assim gerem conversão.
– A imagem abaixo, do Certified Knowledge, mostra o exemplo de uma campanha em inglês que alcançou, de forma eficiente, usuários que realizaram pesquisas em árabe.
– Por outro lado, este tipo de estratégia pode resultar em diversas impressões e cliques para outros idiomas que gerem pouca ou nenhuma conversão.
– Cada mercado possui uma característica diferente. De forma que a estratégia de correspondência ampla para alcançar pessoas que pesquisam em outros idiomas pode ser eficaz para alguns anunciantes do Google Ads, e prejudicial para outros. Em caso de uso, entretanto, é extremamente essencial acompanhar de perto os relatórios para se certificar de que a correspondência ampla não está desperdiçando o orçamento publicitário.
– Os limitadores para a correspondência ampla são bastante positivos para aumentar o controle. Evidentemente, um dos principais limitadores para tráfego pouco qualificado é o uso de palavras-chave negativas.
– O uso do modificador de correspondência ampla para Links Patrocinados também pode ser usado para pesquisas que contenham o termo modificado, incluindo variações aproximadas em qualquer ordem, mas não sinônimos.
– Como percebido, a correspondência ampla requer um maior investimento ao anunciar no Google, mas pode resultar em um aprendizado sobre o público-alvo (especialmente no início das campanhas), bem como ampliar o alcance para outros idiomas.
– Por esta razão, não deve ser automaticamente descartada, mas precisa ser analisada contextualmente para verificar se é uma configuração que pode resultar em maior alcance relevante e aumento das conversões ao anunciar no Google.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner