– AMP é a sigla em inglês para Páginas Mobile Aceleradas. Este é um projeto apoiado pelo Google e que também ganhou suporte de grandes editores de conteúdo, ferramentas de análise, redes de publicidade e plataformas sociais. O AMP é um padrão de código aberto para que editores tenham suas páginas carregadas rapidamente em dispositivos móveis.
– O projeto foi iniciado especialmente devido à grande frustração manifestada por muitos usuários mobile diante da demora no carregamento de páginas web nos dispositivos móveis. Visto que o programa reitera a segurança como um dos seus princípios orientadores, os editores devem utilizar páginas HTTPS.
– Desde que este anúncio foi dado em 2015, empresas e consultores de Links Patrocinados tem se perguntado como esta atualização poderá impactar a publicidade do Google Ads. Embora a tecnologia tenha como foco inicial o conteúdo de editores, visando carregar seus artigos mais rapidamente, pode ser que algumas implicações afetem também os anúncios patrocinados exibidos no mecanismo de busca do Google.
– Na imagem abaixo, vemos o exemplo de uma pesquisa ampla por esportes, em inglês.
– É evidente que comerciantes não desejam que potenciais consumidores tenham sua atenção desviada por este tipo de conteúdo. Mas é claro que este também não é o desejo do Google. Por esta razão, podemos estar confiantes de que o AMP será cada dia mais refinado de forma a atender as necessidades daqueles que buscam conteúdo e daqueles que estão procurando por produtos ou serviços.
– A publicidade gráfica na Rede de Display pode ser influenciada, afinal, já foi comunicado que o AdSense e DoubleClick são integrantes do programa AMP. Isto pode resultar em páginas carregando Links Patrocinados gráficos de forma mais rápida. Se concretizado, será uma ótima notícia em termos de cliques, impressões, mais tempo de navegação nas páginas e diminuição da taxa de rejeição.
– Uma preocupação natural de comerciantes do AMP é se a sua rígida política sobre segurança permite o recolhimento detalhado de dados a partir de plataformas de análise, como o Google Analytics.
– O Google comunica que o AMP possui suporte embutido para a ferramenta de dados do Analytics. A tecnologia inclui um elemento “amp-analytics” que permite aos proprietários de website e consultores de marketing digital acompanharem de perto as interações dos usuários com as páginas aceleradas.
– Por enquanto, há pouco revelado sobre como o Google Ads poderá ser impactado pelas páginas aceleradas em dispositivos móveis. A empresa certamente está trabalhando para que a tecnologia possa ser utilizada sem resultar em problemas para a plataforma de publicidade e para as empresas ao anunciar no Google.
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