– Então, desde que você deu o start em suas campanhas de Links Patrocinados, começou a avaliar uma enxurrada de informações chegando por meio de relatórios no search, rede de display, anúncios veiculados no YouTube e talvez no próprio Gmail. Ao avaliar os indicadores de desempenho, você se depara com uma situação preocupante: você está recebendo um alto volume de tráfego, conforme esperado. No entanto, trata-se de tráfego não qualificado.
– Este é um problema característico enfrentado por empresas que anunciam no Google de forma autônoma. Os anúncios recebem um bom número de impressões e cliques, mas as visitas não geram um número de conversões proporcional.
– Para solucionar este tipo de problema, é necessário filtrar o tráfego que chega até seu site. Em outras palavras, significa evitar que os Links Patrocinados sejam exibidos para pessoas que, na verdade, não possuem interesse nos produtos e serviços que você está anunciando no Google. A publicidade deve ser exibida somente para aquelas pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Teoricamente, o trabalho parece ser simples. Mas na prática, exigirá bastante tempo e dedicação.
– Alguns preferem recorrer a uma resposta simplista e pouco estratégica para esta pergunta: simplesmente aumentar o investimento no Google Ads. Se o problema é tráfego de baixa qualidade, esta solução representará prejuízos ainda maiores. Então, como resolver o problema?
– A solução para aumentar o tráfego qualificado envolve desenvolver estratégias para que os anúncios sejam exibidos para pessoas com inclinação para realizar a conversão esperada.
– Veja apenas alguns dos elementos que precisam ser considerados para melhorar a qualidade das visitas em um site anunciado na internet.
– O Relatório de Termos de Pesquisa apresenta uma lista de termos utilizada pelos internautas antes de visualizarem seus Links Patrocinados e clicarem nos anúncios.
– De acordo com as configurações de correspondência, os termos de pesquisa apresentados no relatório podem ser diferentes de sua lista de palavras-chave. Assim, o relatório deve ser constantemente avaliado para identificar termos com bom desempenho que você poderá adicionar à lista de palavras-chave.
– Mas o relatório é muito útil para identificar quando seus anúncios foram acionados por pesquisas menos relevantes, justamente aquelas que estão aumentando seus gastos e retornando pouco lucro. Tais termos precisam ser identificados e adicionados como palavras-chave negativas.
– Não basta identificar quais são as palavras-chave mais importantes para o negócio de sua empresa. É preciso associá-las aos grupos de anúncios mais relevantes para este tipo de pesquisa. Visualize a palavra-chave como sendo apenas uma porta que leva o internauta para o conteúdo que ele está procurando. Se a palavra-chave conduzir este usuário até um conteúdo que não era exatamente o que ele procurava, você poderá perder uma venda (ao mesmo tempo em que já terá pago pelo clique recebido). Isto significa mais despesa, e nenhum lucro.
– Esta ferramenta do Google Ads é utilizada para controlar o grau de correspondência entre a palavra-chave e o termo de pesquisa de um internauta, para que o Link Patrocinado seja acionado. Compreender cada uma das correspondências ajuda o profissional a filtrar o tráfego gerado pelas palavras-chave utilizadas nas campanhas online. Desta forma, você consegue elevar a relevância dos seus anúncios de acordo com a pesquisa dos usuários, ajudando a qualificar o tráfego em seu website.
– Há diversas outras estratégias que são utilizadas para melhorar o tráfego qualificado de um site. Por exemplo, grupos de anúncios que possuem campanhas bastante semelhantes. Nestes casos, pode ser uma boa ideia adicionar palavras-chave negativas no nível do grupo de anúncios para evitar concorrência entre eles. Além disso, para que seus anúncios sejam exibidos nas pesquisas mais relevantes, é preciso que suas campanhas tenham um bom índice de qualidade, o que exigirá atenção a diversos outros elementos do Google Ads, incluindo configuração focada em resultado e análise de relatórios.
– Portanto, não basta focar apenas em incrementar o volume de tráfego do seu website. Não é assim que você conseguirá aumentar seus lucros utilizando a publicidade do Google Ads.
– Por outro lado, não basta ajustar as campanhas em um primeiro momento e depois deixá-las no piloto automático. O trabalho deve ser constante. De modo geral, empresas que contratam agências de Links Patrocinados tem obtido melhores resultados. Desta forma, será dada atenção a cada pormenor de sua campanha, bem como aos hábitos de pesquisa e consumo do seu público-alvo.
– É verdade que, para isso, você precisará fazer um investimento adicional para contratar uma agência certificada pelo Google Ads (Google Partner). No entanto, este investimento será recuperado em pouco tempo, já que você diminuirá as visitas de baixa qualidade em seu site (e que geram despesas) e aumentará o tráfego qualificado (responsável por gerar mais lucros).
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner