– Dashboards, também conhecidos como relatórios de painéis de controle, são responsáveis por apresentar as informações mais importantes do web marketing de uma forma mais visual. São especialmente importantes porque auxiliam os profissionais (como os analistas de Links Patrocinados) a acompanhar e alcançar as metas de negócio.
– O Google Ads possui diversos relatórios gráficos em seu painel de controle. Adicionalmente, o Google Analytics trabalha com painéis e widgets auxiliando o consultor de Links Patrocinados a ter uma visão holística da conta e campanhas. A combinação entre estas duas ferramentas é importante para compreensão dos resultados.
– Cada elemento do Google Ads contribui com um parágrafo para a história geral. Desde o desempenho de cliques até a análise detalhada das conversões – todas nuances podem ser investigadas. Cabe identificar o que é realmente importante, de acordo com os objetivos e metas da empresa que anuncia no Google. E, é claro, apresentar os gráficos em uma ordem lógica.
– As visualizações são responsáveis por contar uma história. Mas devem ser utilizadas como uma ferramenta estratégica. Ou seja, elas precisam trazer à atenção o que é realmente importante, visando a ação, e não apenas saciando a curiosidade.
– Com a quantidade existente de informações trazidas pelo Google Ads, e levando em consideração os diferentes objetivos de marketing da empresa anunciante, os dashboards precisam ser personalizados.
– Embora sejam ferramentas visuais, dashboards não tem como objetivo serem bonitos, mas sim, apresentarem eficientemente dados importantes.
– Ao avaliar dashboards, o profissional trabalha os dados para encontrar respostas que não são imediatamente óbvias. Para otimizar esta análise e a tomada de decisão, sempre que for possível, é melhor analisar os relatórios em uma única tela.
– Mas, em resumo, não há uma receita pronta e definitiva quanto à criação e análise de dashboards. Isto precisa ser destacado, uma vez que é necessário evoluir continuamente. Afinal, as empresas mudam, os hábitos de pesquisa e compra dos consumidores também, assim como acontece o aprimoramento das fontes de dados.
– Dashboards são ferramentas essenciais para acompanhamento do desempenho das campanhas de Links Patrocinados. Trabalhar os relatórios do Google Ads combinados com os painéis e widgets do Analytics (ou outros softwares de informação) é uma forma inteligente de visualizar e compartilhar resultados, além de solidificar estratégias para otimização das campanhas.
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