– Ao desenvolver um novo produto, chega o momento em que as empresas precisam criar estratégias de marketing para divulgá-lo. Muitas recorrem aos anúncios online exibidos no mecanismo de busca do Google, nos sites da Rede de Display, em vídeos publicitários no YouTube ou mesmo por meio de Links Patrocinados no formato de e-mail no Gmail.
– Independentemente da plataforma utilizada para anunciar novos produtos, a verdade é que o enfoque publicitário da maioria se concentra nas características do “novo”.
– Este parece ser, obviamente, o caminho mais lógico para promover uma novidade. No entanto, algumas pesquisas de marketing apontam para a necessidade de outra abordagem ao promover lançamentos.
– Entre o seu público-alvo talvez haja uma parcela que realmente almeja o novo. São clientes que diante da expressão “novidade” – e respectivos sinônimos – têm sua atenção totalmente atraída.
– Isto é um fato. Ainda assim, sua empresa não pode desconsiderar a outra parcela, aquela que talvez represente a maioria dentro do seu público-alvo: os consumidores que priorizam a necessidade de estar controle. Fatores psicológicos impulsionam algumas pessoas nesta direção. Isso pode funcionar como uma barreira à aceitação de novos produtos. Quanto maior for o desejo de um usuário em ter controle, maior será sua resistência em adquirir novos produtos.
– Podemos dizer que o desejo de controle é inato, fundamental ao ser humano. Mas evidentemente é mais fortemente caracterizado em uma parcela dos consumidores.
– Esta realidade deve afetar a mensagem utilizada pelas empresas na divulgação dos novos produtos ao anunciar nos Links Patrocinados do Google AdWords. Por exemplo, uma publicidade onde a expressão ou ideia de controle apareça no texto do anúncio pode aumentar o número de conversões entre as pessoas caracterizadas pelo desejo de controle.
– Mas talvez você se pergunte: até que ponto meu público-alvo é influenciado pelo desejo de estar no controle? O uso de testes A/B no Google Ads pode ser de ajuda para descobrir a resposta a esta importante pergunta. Uma agência de Links Patrocinados pode desenvolver diferentes versões de um mesmo anúncio enfatizando diferentes aspectos do lançamento.
– Ferramentas como o Remarketing pode ser de ajuda em gerar listas de usuários caracterizados pelo desejo de controle. Posteriormente, estas listas podem ser usadas para criar Links Patrocinados personalizados que enfatizarão o controle.
– Não se pode atribuir ao “novo” uma aura de encanto capaz de atrair todos os consumidores. Acredite: existem aqueles que realmente podem se sentir intimidados por esta abordagem.
– Por isso, a escolha do aspecto específico do produto anunciado para destacar fará toda a diferença. Além disso, páginas de destino podem se concentrar em ajudar os consumidores a entender que as novidades de um produto foram desenvolvidas com o objetivo de dar a eles maior controle. Isto pode diminuir ou eliminar receios.
– Portanto, repensar a comunicação ao anunciar novos produtos na internet pode ser uma estratégia eficaz para introduzi-los no mercado com a ajuda do Google Ads.
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