Estratégias publicitárias utilizadas pela equipe de marketing do Google

26/04/2023 by in category Anúncios, Dicas with 0 and 3
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Veja quais são as estratégias utilizadas pela equipe de marketing digital do Google para promover seus produtos e soluções.

Existem inúmeras empresas no mercado. Mas a maioria delas compartilha dos mesmos objetivos: alcançar seu público e gerar conversões.

E com o Google não é diferente.

A gigante de Mountain View possui uma ampla gama de produtos e serviços, como ferramentas de produtividade, sistemas operacionais e produtos corporativos. Isto sem falar no Google Ads que é uma poderosa ferramenta de publicidade que ajuda empresas de todos os ramos e tamanhos.

Mas, você já pensou em quais são as estratégias de marketing da equipe do Google? Será que você pode colocar estas estratégias em prática em sua empresa?

Fundamentos do marketing do Google

As 8 estratégias de marketing da equipe do Google são as seguintes:

  1. Combinar PPC e SEO.
  2. Segmentar as pessoas certas.
  3. Conectar diferentes áreas.
  4. Criação de anúncios interativos.
  5. Otimização constante.
  6. Uso da publicidade programática.
  7. Cuidado com a imagem da marca.
  8. Promoções de venda.

Confira cada uma destas estratégias e veja se você pode aplicá-las no marketing de sua empresa.

1. Combinar PPC e SEO

Quando você pesquisa um produto do próprio Google, é bem provável que o site dele apareça em primeiro lugar nos resultados orgânicos (SEO).

Mas o marketing do Google entende que se destacar apenas em resultados orgânicos pode não ser suficiente.

Por isso, a empresa faz questão de exibir seus produtos e soluções nos links patrocinados.

estratégias da equipe de marketing do google

Assim, a empresa consegue dominar a primeira página do Google.com e suas soluções saltam aos olhos de quem faz a pesquisa.

Você já pensou em fazer uma estratégia semelhante com o nome da sua marca e principais produtos?

2. Segmentar as pessoas certas

Ao anunciar no Google Ads, você ouviu muitas vezes que uma boa configuração de Links Patrocinados permite alcançar as pessoas certas, no momento certo e com a mensagem certa.

Mas você sabia que este é um princípio que a equipe de marketing do Google segue à risca?

O Google divulga seus produtos e serviços em toda a internet. Os anúncios da empresa aparecem no Google.com, na Rede de Display, no YouTube e assim por diante.

No entanto, a empresa leva a sério o poder da segmentação correta. Por exemplo, pessoas que já pesquisaram por soluções de publicidade online costumam ver anúncios do Google Ads dentro do Gmail.

Então, se você anuncia no Google, seu marketing está realmente alcançando as pessoas certas?

3. Conectar diferentes áreas

No passado, os dados da interação com os usuários, a tecnologia e a parte criativa do Google funcionavam de forma paralela, desconectados. Embora as 3 áreas fossem eficientes, a empresa não alcançava todo o potencial em criar soluções para atender melhor as necessidades do seu público.

Assim, a empresa interligou as três áreas. Em resultado, dados e insights influenciam desde a criação do produto até as estratégias de publicidade.

Por exemplo, ao criar uma campanha para divulgar o Chromecast, a equipe de marketing do Google se preocupou, primeiramente, em analisar o Google Trends para identificar os programas de televisão favoritos do público-alvo. Estas informações foram importantes para criar uma publicidade mais envolvente, que mostrava o que os usuários poderiam assistir com o Chromecast.

4. Criação de anúncios interativos

A equipe de marketing do Google conhece o poder dos anúncios interativos.

Além de gerar anúncios mais atrativos, a interação gera mais insights para a empresa.

Isto foi feito, por exemplo, ao divulgar os relógios inteligentes Android Wear.

O Google criou anúncios interativos que eram uma cópia fiel dos relógios. Em seguida, a empresa entregou os anúncios exibindo os recursos específicos que interessariam ao usuário, gerando maior engajamento com a mensagem. A forma como as pessoas responderam ao anúncio, interagindo com ele, permitiu que a empresa recolhesse mais insights e melhorasse o marketing posterior.

5. Otimização constante

Quem acha que a equipe de marketing do Google cria uma campanha de publicidade e cruza os braços, se engana.

Como visto no case anterior, a equipe de marketing está sempre atenta aos dados obtidos com os resultados das campanhas. Com estas informações, o Google identifica o comportamento das pessoas e o melhor momento para alcançá-las.

Estes dados alimentam a inteligência do Google.

A partir daí, eles melhoram a publicidade. E este processo de otimização é constante.

Tal abordagem renovada levou a uma modelo mais eficaz de marketing digital.

6. Uso da publicidade programática

As ferramentas de publicidade programática também ajudam o Google a servir os anúncios certos no momento certo.

De fato, soluções do Google Marketing Platform permitem desenvolver anúncios dinâmicos capazes de se adaptar aos vários segmentos do público.

Assim, com esta estratégia, o Google testa diferentes elementos de texto e design nos anúncios, permitindo otimizar as campanhas sempre.

7. Cuidado com a imagem da marca

O Google tem como missão ajudar a resolver os grandes desafios da humanidade. Neste respeito, a empresa apoia comunidades carentes, financia organizações que promovem justiça racial, apoia grupos que estão na linha de frente do combate à COVID e muito, muito mais.

Assim, o Google usa seu poder de influência para tentar fazer do mundo um lugar melhor.

8. Promoções de vendas

Como estratégia de marketing, o Google adota uma política de preços que oferece descontos, cupons promocionais e uso gratuito de algumas de suas soluções.

Por exemplo, a empresa permite o uso gratuito do Drive, Gmail e Google Fotos. Mas, se a pessoa ou empresa precisar de mais espaço, a solução é adquirir uma conta paga: Google One.

Além disso, o Google Ads oferece cupons promocionais para alguns anunciantes. Esses cupons nada mais são do que créditos para as empresas começarem a anunciar na internet.

Aproveite a inteligência do marketing do Google

Assim, da mesma forma que o Google tem obtido sucesso em sua publicidade ao unir tecnologia, insights e criativos, as empresas que divulgam seus negócios na internet também podem alcançar excelentes resultados.

De fato, o aprendizado precisa ser contínuo, uma vez que as necessidades, problemas e expectativas do público muda com frequência.

Mas aproveitando todos os recursos e inteligência do Google, sua empresa pode seguir o princípio de entregar a mensagem certa, na hora certa e para as pessoas certas.

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