– Impulsionar o crescimento de uma empresa envolve atribuir o devido valor às métricas que realmente importam para o negócio. O grande desafio para as empresas e agências digitais é o complexo processo de conversão existente no cenário atual. Especialmente devido à expansão do mobile, o funil de conversão tem passado por várias etapas diferentes ao longo de horas, dias ou semanas: do mobile para o desktop, do online para o offline. E, assim, deixamos de visualizar o defasado processo de compra linear.
– Talvez você anuncie no Google por meio de uma agência digital não certificada, mas ainda não está contente com os resultados obtidos até o momento. Melhorar os resultados dos Links Patrocinados exige vários processos de otimização. Mas um deles diz respeito a repensar as métricas utilizadas para acompanhar processos e os objetivos de marketing.
– A tecnologia mobile permite que as marcas consigam ter um alcance maior, atingindo seu público-alvo nos momentos mais importantes, independentemente de onde ele esteja. As empresas que conseguem ter uma presença mais significativa nestes micro-momentos são exatamente aquelas com maior potencial de gerar conversões, fortalecer a marca e estimular a lealdade dos seus clientes.
– No entanto, muitas agências digitais pecam por ainda utilizar sistemas de métricas da era dos desktops. Na verdade, isto ocorre com mais frequência entre agências que não são certificadas pelo Google Ads. Para ser aprovado como Google Partner, a agência digital precisa ser aprovada nos rigorosos exames do Google Ads que focam as tecnologias e métricas atuais. Ou seja, para ser aprovada, a agência precisa obrigatoriamente conhecer toda esta nova realidade que o mobile trouxe à existência.
– Por exemplo, não se pode mais olhar exclusivamente para um modelo de atribuição do último clique. Afinal, diversos cliques e interações estão hoje envolvidos em todo o processo de conversão. E melhorar os resultados dos Links Patrocinados requer compreender todo este caminho. Do contrário, importantes interações podem ser perdidas.
– A análise das conversões em dispositivos (bem como em navegadores) diferentes não é um processo tão simples. Mas ela é essencial. No entanto, é preciso olhar para estas métricas não apenas como uma fonte de dados, mas como informações práticas e relevantes para realizar tomadas de decisões. Na verdade, este é o grande sentido dos dados – conduzir a insights valiosos e ajudar as empresas e agências digitais a tomarem decisões. As métricas não terão valor se deixarem de afetar as decisões da empresa. As agências certificadas estão em condições de interpretar estas métricas visando convertê-las em prática.
– Entra em cena a necessidade de realizar testes e experiências aplicadas às campanhas de Links Patrocinados. Relativamente poucas empresas vão além dos testes básicos. Mas os testes orientados pelos dados obtidos via Google Ads e Analytics são altamente significativos e vitais para o sucesso nesta era digital. Testes atuam de forma mais ampla do que apenas validar uma direção estratégica. Eles ajudam também a identificar os clientes mais valiosos e explorar as principais tendências.
– As marcas que estão dispostas a experimentar novos sistemas de métricas têm hoje um maior potencial de alcançar melhores resultados. Tenha em mente que focar nas métricas certas envolve olhar além dos objetivos de marketing, mas também nas metas organizacionais. Quando o marketing integra os objetivos da marca como um todo, ele se torna uma ferramenta mais útil e poderosa para os negócios. Isto é especialmente importante em grandes empresas que atuam em diferentes regiões e até em vários países – nestes casos, as métricas podem variar de local para local, o que dificulta estabelecer objetivos universais para a empresa. No entanto, trabalhar com metas organizacionais permite uniformizar os esforços da marca.
– As agências Google Partner, inicialmente pelo fato de serem certificadas pelo Google Ads, já demonstram expertise em conhecer e aplicar novas métricas, tendo já abandonado análises retrógradas. A prioridade destas agências está conectada aos princípios do Google: entender o consumidor e seus novos hábitos de pesquisa e consumo, procurando avaliar como os ambientes online e offline interagem entre si.
– E isto se torna mais importante a cada dia. Afinal, as tendências apontam claramente para a maior diversidade de dispositivos e entradas digitais na jornada do consumidor em um futuro bem próximo.
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