Como as Auditorias Podem Melhorar os Resultados dos Links Patrocinados

21/11/2019 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 2
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Conheça os importantes campos para realizar auditorias em suas campanhas, visando melhorar o resultado dos seus Links Patrocinados

– A auditoria de uma conta do Google Ads é uma forma de verificar a eficiência de suas campanhas publicitárias. Com esta boa prática, o consultor de Links Patrocinados consegue:

  • Apontar estratégias que trazem bons resultados;
  • Identificar oportunidades perdidas;
  • Encontrar problemas na estrutura da conta;
  • Achar falhas nas configurações das campanhas.

Se você anuncia no Google por meio de uma agência digital, é provável que os consultores possuam uma lista de tarefas a serem verificadas durante uma auditoria. No entanto, estas tarefas preconcebidas podem mostrar-se incompletas – afinal, não devemos nos esquecer que o Google Ads é um sistema de publicidade que sofre alterações de forma constante. Isto significa que as configurações mais eficientes para sua conta podem ser alteradas da noite para o dia. Tudo dependerá do estágio evolutivo em que se encontra a plataforma do Google Ads no dia de hoje.

Mas o que está envolvido em uma auditoria? Há inúmeros campos que precisam ser analisados. Vamos considerar algumas noções básicas de uma boa auditoria e os benefícios dela.

Isto, por si só, já mostrará a importância de auditar sua conta com a finalidade de melhorar os resultados dos seus Links Patrocinados.

Quando As Auditorias Devem Ser Realizadas

Uma dúvida recorrente neste assunto é determinar quando as auditorias devem ser realizadas?

É difícil definir um período exato para isso (por exemplo, se elas devem acontecer semanal, mensal ou anualmente).

Mas, há alguns fatores que vão ajudá-lo a determinar se este é um bom momento ou não para auditar uma conta do Google Ads.

Um deles é que não seria bom realizar uma auditoria logo após uma mudança significativa nas estratégias e configurações. Afinal, não haveria tempo hábil para determinar se estas mudanças trouxeram bons resultados. Embora não exista uma regra, neste caso, seria bom esperar alguns poucos meses até as campanhas acumularem um histórico que permita uma análise honesta.

De modo geral, o melhor momento para auditar as contas é quando elas apresentam resultados bem abaixo do esperado. Esta análise vai ajudar a determinar onde estão as falhas.

Quem Deve Realizar a Auditoria

O gerente da conta pode fazer esta auditoria de forma periódica, identificando falhas e oportunidades.

No entanto, quando possível, escolha outra pessoa para auditar as campanhas.

Deixar esta responsabilidade para outro consultor de Links Patrocinados permitirá ter uma visão diferenciada. Muitas vezes, é bem mais fácil identificar uma falha através de outros olhos.

Elementos Básicos de Uma Auditoria

Há diversos princípios que, quando considerados, darão um norte melhor na sua auditoria. Alguns deles estão alistados abaixo.

Definir o Período

Qual o intervalo de tempo você analisará?

Esta é uma pergunta importante. Se você analisar um período que traz dados insuficientes, a auditoria será falha.

Por exemplo, considere uma auditoria que analisa somente os últimos 30 dias. Olhar unicamente para estes dados pode ser perigoso. Afinal, existe a questão da sazonalidade. Uma campanha pode ter trazido resultados inferiores nos últimos 30 dias, em comparação com um período anterior, mas somente pelo fato do último mês estar fora do período de pico nas vendas.

Portanto, se for analisar um período curto (como 30 dias), leve em consideração a sazonalidade antes de chegar à uma conclusão.

Do contrário, prefira analisar períodos mais longos, como 3 meses.

Analisar Estrutura da Conta

Quando falamos em estrutura da conta, estamos nos referindo às campanhas, grupos de anúncios, Links Patrocinados e palavras-chave.

Uma conta organizada é vital para campanhas de sucesso. Afinal, se as coisas começarem bagunçadas, então, é provável que elas terminem da mesma maneira.

Se quiser saber mais sobre como estruturar uma conta de forma eficiente, leia o artigo Dicas Para Organizar Campanhas e Grupos de Anúncios.

Auditar Palavras-chave

Ao auditar as palavras-chave, considere revisar as opções de correspondência e os resultados de cada uma delas.

Além disso, você está fazendo um bom uso das listas de palavras-chave negativas? Elas são importantes para impedir a exibição dos seus Links Patrocinados em pesquisas irrelevantes.

Auditar Anúncios

Pode ser que, quando os anúncios foram criados, alguns fatores passaram despercebidos. Mas agora, em uma auditoria, você poderá otimizar seus Links Patrocinados. Que fatores são esses?

Por exemplo, as políticas de publicidade do Google Ads proíbem diversos símbolos e pontuações. Mas existem algumas exceções. Por exemplo, o uso de asterisco para representar as estrelas de um hotel (hotel 5 estrelas = hotel 5*).

Durante uma auditoria, considere se é possível realizar ajustes no uso de símbolos e pontuações, incluindo alguns destes. Símbolos e pontuações podem tornar seu anúncio mais chamativo.

Revise também anúncios de ofertas que já expiraram. Verifique se a oferta nas páginas de destino diferem daquela apresenta nos textos dos anúncios.

Auditar Extensões

As extensões de anúncios ajudam a tornar os Links Patrocinados mais visíveis, completos e eficientes.

No entanto, pode ser que alguns dos seus anúncios estejam habilitados para exibir extensões, mas não foram configurados para isso. Por exemplo, se você tem uma loja física, seus Links Patrocinados estão devidamente configurados com as extensões de local? Que dizer das extensões de chamadas? Elas foram implantadas? As métricas de chamadas estão sendo analisadas?

Auditar Remarketing

Como estão configuradas suas campanhas de Remarketing? Será possível realizar algum ajuste, tornando as campanhas mais eficientes?

Por exemplo, se um usuário visitar qualquer uma das páginas do seu site, ele estará habilitado para visualizar anúncios de Remarketing? Ou, de acordo com suas estratégias, é melhor manter apenas algumas páginas habilitadas?

Se alguma destas listas não estão trazendo conversões, não seria interessante pausá-las?

Considerar o Real Valor dos Cliques

Cliques e sessões nos relatórios de Links Patrocinados– Diversos fatores estão envolvidos ao avaliar o potencial de cada elemento de uma conta. E neste cenário, incluem-se os cliques recebidos. Não basta focar apenas os valores brutos e superficiais, mas, em uma auditoria no Google Ads, é preciso cavar para descobrir verdades valiosas.

– Por exemplo, uma palavra-chave pode ter recebido 100 cliques ao longo de um período, e gerado apenas uma conversão.

– Em um primeiro momento, dependendo de suas metas de marketing, este resultado pode estar muito aquém do esperado. No entanto, uma auditoria detalhada pode descobrir nuances interessantes. Apenas como exemplo: talvez descubra que esta palavra-chave, embora com poucas conversões de último clique, tem tido um papel decisivo no funil de conversões (como uma personagem coadjuvante essencial para o bom andamento de um filme). Além disso, talvez se descubra que, de todos os 100 cliques, 15 ocorreram no celular, incluindo a conversão realizada, o que mudaria completamente o valor da palavra-chave.

– Uma auditoria mais profunda é capaz de identificar estas descobertas que podem fazer toda a diferença na análise de resultados e otimização das campanhas, visando melhorar os resultados dos seus Links Patrocinados.

– Portanto, não permita que sua conta seja apenas arranhada quando há um universo de informações valiosas abaixo da superfície.

Foco no Acompanhamento de Conversões

– Um dos principais elementos de uma conta do Google Ads é o acompanhamento das conversões. Esta é uma ferramenta que acompanha o que acontece após seus clientes clicarem nos anúncios de Links Patrocinados: a compra de um produto, o download de um e-book, a instalação de um aplicativo, etc. Ou seja, trata-se de uma ferramenta diretamente ligada às metas do seu negócio ao anunciar na internet.

– Uma auditoria nesta área verifica se as conversões estão sendo registradas apropriadamente. Isto envolve verificar se o Google Ads consegue enxergar a tag de acompanhamento (snippet de código), se ela usa os parâmetros de código adequados e se as conversões estão sendo registradas de forma correta.

– Plataformas como o Google Tag Manager e o Analytics são de grande utilidade neste momento ajudando a identificar as conversões ocorridas no Google Ads.

Analisar Se o Potencial do Mobile Está Sendo Aproveitado

Mobile– Embora estejamos há muito tempo na era dos dispositivos móveis, muitas contas ainda desconsideram esta realidade. Por que podemos dizer isso? Falta de estratégias de lances voltada para celulares, bem como ignorar a necessidade de anúncios e extensões de Links Patrocinados para dispositivos móveis estão entre as falhas de muitas empresas que anunciam na internet.

– No entanto, auditorias realizadas por agências certificadas do Google Ads são capazes de identificar se sua conta como um todo ou parte dela está ignorando os dispositivos móveis. A partir daí, é possível definir estratégias mobile que ajudarão sua empresa a ter uma presença mais significativa e eficiente nos celulares.

– Isto, sem dúvida, contribuirá para aumentar as conversões, melhorando os resultados dos seus Links Patrocinados.

Verificar os Termos de Consulta

– Entre as diversas análises, uma auditoria nos relatórios de termos de consulta também é necessária. Entre outras coisas, ela ajuda a verificar se os Links Patrocinados exibidos estão sendo disparados dos grupos de anúncios corretos.

– Com a falta de organização, é possível que uma palavra-chave dispare o Link Patrocinado do grupo de anúncio errado. Se isto estiver acontecendo com sua conta, os anúncios exibidos provavelmente deixarão a desejar. Afinal, termo de consulta e anúncio exibido não estarão diretamente relacionados.

– Ao identificar estes casos, é preciso tomar medidas práticas para corrigir a situação. Uma agência certificada pelo Google Ads utilizaria recursos como, por exemplo, o uso de listas de palavras-chave negativas, correção da estrutura das campanhas e de sua segmentação para corrigir este problema.

– Certifique-se de que os termos de consulta estão disparando os anúncios certos, aqueles que foram criados especialmente para tais palavras-chave. Esta análise é um passo importante para contas organizadas e melhores resultados ao anunciar na internet.

O Dia Seguinte

Uma coisa é auditar as contas do Google Ads. Outra é implementar as necessárias mudanças.

Após realizar a auditoria, é bem provável que você tenha diante de si uma lista bem grande de tarefas a serem realizadas.

Para não se perder, o ideal é criar uma lista de prioridades. Não importa se você mesmo fará os ajustes ou se isto será passado para outro analista. A lista de prioridades ajudará com que as mudanças mais importantes sejam implementadas primeiro.

Auditorias de Agências Google Partner Premier

– Em vez de se concentrar apenas em valores apresentados na superfície de relatórios, uma auditoria eficiente procura extrair verdades escondidas nos cantos mais profundos de sua conta do Google Ads. E isto é possível conseguir por meio de uma agência Google Partner Premier.

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– E o selo Google Partner Premier é um indicativo de que a agência de Links Patrocinados demonstrou, na prática, conhecer todos os meandros da plataforma de publicidade. E isto inclui a habilidade de realizar auditorias significativas em sua conta visando melhorar os resultados de sua empresa ao anunciar na internet.

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