– O Google Analytics pode ajudá-lo a alcançar estas incrementadas metas de marketing. Para tanto é necessário conhecer a fundo esta ferramenta e todas as possibilidades que seu casamento com o Google Ads permite.
– O Google Analytics recolhe e organiza uma infinidade de dados brutos a partir da interação do seu público-alvo com o website. O segredo para melhorar os resultados ao anunciar no Google Ads é a capacidade de analisar estes dados e interpretá-los. Não somente os dados positivos, evidentemente. É preciso manter um olho clínico sobre números negativos e outras anomalias. A partir daí, é necessário transformar as estatísticas em estratégias e lucrar ainda mais com seu e-commerce.
– Considere como os segmentos e o comportamento de compra são de ajuda em atingir estes objetivos, e assim, aumentar as vendas de um e-commerce.
– Os segmentos são definidos como subconjuntos de dados do Google Analytics. Por exemplo: dentre os visitantes do seu site, um segmento pode compreender usuários de um determinado país. Outro segmento, por sua vez, pode ser composto por internautas que visitam uma parte específica da sua loja virtual.
– Os segmentos permitem que o analista de Links Patrocinados isole e analise subconjuntos de dados para avaliar e responder às tendências específicas no seu e-commerce.
– O Google Analytics fornece segmentos predefinidos. No entanto, o consultor de web marketing pode editá-los e, assim, criar segmentos personalizados.
– Toda esta gama de segmentos disponíveis são essenciais para ajudar a identificar os grupos que compraram em seu e-commerce, e aqueles que desistiram da compra.
– Para adquirir novos clientes e engajar os clientes atuais, é necessário compreender o que funciona e o que deixa a desejar nas campanhas publicitárias. Nestas horas, os segmentos do Google Analytics são muito importantes.
– É importante que o analista de Links Patrocinados avalie que nem todos os cliques geram conversões imediatas. O funil de conversão é demasiadamente complexo. Há fatores como os micro-momentos que fazem com que uma compra seja fracionada entre diversas interações do usuário com a loja virtual, ao longo de vários dias. Além disso, existem outros canais por meio dos quais os clientes são impactados pela empresa, como e-mail marketing e redes sociais. Estes canais também desempenham um papel importante em gerar vendas, fazendo com que a conversão esteja muito além de um único clique.
– Combinando os relatórios do Google Ads e Analytics, nada poderá escapar dos olhos atentos do analista de web marketing experiente. É possível identificar detalhes sobre quando o cliente visualizou os produtos comercializados na loja virtual. Também é possível verificar quando o cliente abandonou o carrinho, se enquanto buscava outros produtos ou já no processo final de conclusão da compra.
– Durante a análise do desempenho de produtos, é possível descobrir dados que serão úteis na otimização e melhoria das vendas. Por exemplo: existem produtos com muitas visualizações, porém, poucos cliques? Neste caso, pode ser que o produto precise de algumas melhorias em sua descrição, tornando-o mais chamativo e ajudando na geração do clique e venda.
– É importante dar atenção aos produtos com grandes expectativas de vendas, mas que deixam a desejar. São estes produtos que podem revelar problemas mais sérios na publicidade, no tocante aos anúncios e páginas de destino.
– E quanto aos produtos com melhor desempenho? Por exemplo, na análise de dados pode ser que alguns produtos tenham alta CTR, até mesmo apesar das poucas impressões. Com certeza, você pode aprender com eles. Os fatores que ajudam tais produtos a serem bem-sucedidos podem ser aplicados para outros produtos que estão com um grande número de impressões e baixa CTR. Ou seja, os produtos com bom desempenho mostram o que precisa ser melhorado nos demais.
– Relatórios apropriados do Google Analytics permitem a análise do comportamento de compra dos clientes. Com estes relatórios é possível ver o número de sessões incluídas em cada estágio do funil de conversão, quantas sessões continuaram de uma etapa para a próxima e quantas abandonaram o funil em cada estágio.
– Além disso, com relatórios de comportamento de check-out, é possível verificar como os clientes passaram pelo processo de check-out. A visualização do funil apresenta como os clientes avançaram de um estágio para o próximo e quantos iniciaram (ou abandonaram) o processo em cada estágio.
– Não está satisfeito com os resultados dos seus Links Patrocinados? Se anuncia seu e-commerce no Google Ads, o segredo pode estar em identificar as oportunidades certas. Para tanto, é preciso recolher e analisar em detalhes todos os dados brutos de interação dos clientes com seu e-commerce.
– Isto exige conhecimento avançado e experiência na análise de relatórios do Google Ads e do Analytics. É por esta razão que o Google possui um programa de certificação conhecido como Google Partner. Este programa habilita a certificação de profissionais em diversas áreas do web marketing, incluindo o Google Analytics. Como visto acima, se quiser melhorar o desempenho do seu e-commerce, é necessário ter conhecimento avançado em Analytics.
– O selo Google Partner Premier é um indicativo disso. A aprovação neste exame garante que os profissionais tenham, não uma ideia básica, mas um conhecimento avançado no Google Ads.
– Assim, para melhorar os resultados do seu e-commerce, não basta uma agência de Links Patrocinados. Selecione somente as certificadas Google Partner Premier.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner