– Dê uma olhada na imagem abaixo. Veja a evolução do design dos Links Patrocinados desde 2013 até agora.
– O que fica evidente nesta comparação? Que o Google está tornando os anúncios de texto cada vez mais parecidos com os resultados orgânicos no Search.
– Houve um tempo em que os Links Patrocinados possuíam uma cor de fundo que servia de diferencial dos demais resultados. Após a remoção da cor de fundo, rótulos amarelos ou verdes continuaram servindo como identificadores para os anúncios na pesquisa.
– Agora, em 2017, o rótulo “Anúncio” permanece. Porém, a cor verde sólida foi substituída pelo fundo branco. E os caracteres verdes são facilmente confundidos com a URL do anunciante.
– Qual tem sido a consequência destas alterações? Uma grande parcela dos internautas não distingue mais a diferença entre os links orgânicos e os patrocinados.
– Muitas pesquisas realizadas pelo mundo afora tem apontado nesta direção.
– Por exemplo, em 2016, a VARN divulgou que metade dos entrevistados no Reino Unido não distinguiram a diferença entre anúncios e resultados naturais. De lá para cá, a diferença entre os dois formatos diminuiu. Com isso, o número de pessoas que não percebe a diferença entre ambos, aumentou. Apenas como exemplo, segundo a pesquisa, mais de 60% dos usuários entre 55-64 anos não perceberam o que era anúncio e o que era resultado orgânico.
– Além disso, o aumento de três para quatro Links Patrocinados acima dos resultados empurrou os links orgânicos para baixo (em muitos casos, abaixo da dobra da página).
– Tais dados têm causado um grande impacto no marketing de busca. E certamente deve interessar também às empresas que promovem seus negócios na web.
– Como observado, as recentes mudanças no Google tornam os Links Patrocinados ainda mais parecidos com os demais resultados. Além disso, os links orgânicos estão sendo empurrados cada vez mais para baixo.
– Isto mostra a importância das empresas que ainda não anunciam no Google a reavaliarem sua adesão ao Google Ads. Trata-se de uma ação que pode significar a sobrevivência de sua marca nesta era digital.
– Esta necessidade, por sua vez, resulta em um número maior de empresas investindo na publicidade do Google Ads. Por isso, superar a concorrência e aparecer na primeira página do Google exigirá muito trabalho: uma estratégia criativa, análise dos resultados, testes frequentes e otimização dos anúncios.
– Uma consultoria neste formato de publicidade online será essencial para que sua empresa seja encontrada pelo seu público-alvo. Isto garantirá tranquilidade e bons resultados em suas ações de marketing digital, atendendo às necessidades do seu negócio.
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