– O que um anúncio de Link Patrocinado precisa para ser clicado? Inicialmente, ele precisa aparecer para o público-alvo. Uma configuração top, focada em resultados, o que inclui a definição correta dos lances, é essencial para isso. Isto é algo que você provavelmente já sabe, ainda que esteja anunciando no Google Ads de forma autônoma, sem utilizar a consultoria de uma agência digital.
– No entanto, você está percebendo que, mesmo com várias impressões de anúncios, seus Links Patrocinados estão tendo poucos cliques. Uma quantidade de cliques inferior ao obtido pela média em seu mercado de atuação.
– Então, você se pergunta: por que as pessoas não clicam nos meus anúncios? Se meus anúncios são exibidos em pesquisas relacionadas ao que o público-alvo deseja, por que minhas campanhas publicitárias não estão atraindo sua atenção? É possível reverter esta situação?
– Vamos analisar alguns dos motivos pelos quais seus anúncios provavelmente não estão sendo clicados.
– Este é um dos elementos mais importantes para atrair a atenção do público-alvo. Após o anúncio ser exibido, você tem o título, a descrição, URL e extensões do Link Patrocinado para chamar a atenção do cliente, levando-o ao clique e posterior conversão.
– Neste momento, o texto do anúncio precisa estar muito bem casado com a necessidade do usuário, necessidade esta manifestada no termo pesquisado. Quando o anúncio destoa da intenção de pesquisa, a publicidade não chama a atenção, conforme destacado no próximo subtema. Você tem diversas impressões, e nenhum clique.
– O ideal é realizar diversos testes para verificar qual cópia de anúncio funciona melhor. Executar variações de um mesmo anúncio e acompanhar os resultados, ajudará a empresa a encontrar os Links Patrocinados que atraem a atenção dos clientes. Isto, evidentemente, exige bastante tempo de quem gerencia os anúncios.
– Um dos grandes problemas enfrentados por empresas que gerenciam suas próprias campanhas no Google Ads é a falta de precisão entre intenção de pesquisa e anúncio.
– E isto vai além de se preocupar somente com o texto do anúncio, conforme mencionado acima. A intenção de pesquisa é especial preocupação também durante a configuração das campanhas. É onde o anunciante escolhe as palavras-chave que acionarão seus Links Patrocinados.
– Por exemplo: uma pessoa que pesquisa por “melhor esteira elétrica” talvez esteja apenas buscando comentários comparativos sobre o produto – e não necessariamente querendo comprar uma esteira (pelo menos, não neste exato momento). Cabe ao analista de Links Patrocinados avaliar a intenção do consumidor de acordo com as palavras-chave utilizadas, e construir anúncios focados nesta experiência.
– Além disso, deve-se pensar na concorrência. Se o texto do anúncio dos concorrentes responder exatamente às necessidades dos clientes, é provável que estas empresas conseguirão os valiosos cliques que você tanto deseja.
– Mas o que diferencia os anúncios dos concorrentes dos seus? Pode ser que eles tenham contratado uma agência de Links Patrocinados para gerenciar as campanhas publicitárias. A experiência destas agências faz toda a diferença. Nesta “briga”, as chances de uma empresa que gerencia suas campanhas de forma autônoma se tornam bem pequenas.
– A posição dos seus anúncios pode ser um dos grandes responsáveis por muitas impressões e poucos cliques. Se seus Links Patrocinados estiverem sendo exibidos abaixo de outros anúncios, pode ser que o público-alvo nem chegue a ser impactado pela publicidade da sua empresa. Especialmente se os primeiros anúncios forem chamativos e eficientes.
– Neste caso, você precisa melhorar a qualidade dos seus anúncios para que eles consigam obter posições mais destacadas no Google. Novamente, entra a questão do preparo da concorrência. Se as campanhas dos seus concorrentes estiverem sendo administradas por agências Google Ads, e você gerencia de forma autônoma, suas chances são mínimas.
– Para melhorar a qualidade e a posição dos seus Links Patrocinados, você também precisará do auxílio de uma consultoria em Google Ads.
– Estas são algumas das razões pelas quais seus anúncios estão tendo impressões e pouquíssimos cliques. Não esqueça também que, em muitas pesquisas, pode ser que os usuários não cliquem em resultado nenhum, devido a inúmeros imprevistos e outras situações surgidas no momento da busca.
– Um ponto importante para destacar é que gestão eficiente de Links Patrocinados não se concentra simplesmente em aumentar a CTR. Você quer receber cliques, mas de pessoas que estejam realmente inclinadas à conversão. De nada adianta obter diversos cliques se eles não estiverem correspondendo às suas metas de negócio. Isto seria um desperdício de dinheiro.
– Por isso, a experiência de uma agência Google Partner faz toda a diferença. Afinal, os esforços estarão realmente focados em aumentar não apenas os cliques, mas os cliques de qualidade.
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