– Você já ouviu falar em data driven? Esta expressão está sendo cada vez mais utilizada por empresas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. E não há dúvidas de que ela deve interessar a você, também.
– Em termos práticos, como atua uma empresa que se orienta pelo Data Driven? Significa que as decisões de marketing tomadas por ela são orientadas a partir da análise de informações (ou dados) recolhidos dos clientes. Isto significa que aquilo que impacta o público-alvo, o momento e a forma deste impacto é determinado pelo próprio cliente. Ou seja, os sinais da navegação e consumo dos clientes são recolhidos e transformados em informação estratégica para influenciá-los na hora certa.
– Além disso, o Data Driven é tão rico que vai além de mostrar detalhes sobre seu público-alvo. Pode também ajudá-lo a prever comportamentos das pessoas que são ou poderão se tornar clientes seus, no futuro.
– Mas, na prática, de que forma muitas empresas estão utilizando esta estratégia? Quais têm sido os resultados? E a pergunta mais interessante para você neste momento: como a sua empresa pode utilizar as tecnologias de dados para acompanhar o progresso da humanidade e melhorar os resultados?
– Hoje temos uma vasta quantidade de dados disponíveis para as empresas. Você sabia que a vasta maioria destes dados (90%) foram produzidos nos últimos dois anos? Por aí, já conseguimos ter uma noção do que o futuro próximo nos aguarda. Não é à toa que as empresas estão interessadas em adaptar seus negócios, incluindo seus esforços de marketing, focados nas estratégias de Data Driven.
– Como mencionado, os dados já estão disponíveis. O que você precisa fazer agora é aproveitar estas informações para melhorar suas estratégias para alcançar e influenciar seu público-alvo. E não tenha dúvidas: isto dá resultados!
– As pessoas recorrem diariamente à internet em busca de informações, soluções e entretenimento. Muitas delas compartilham seu histórico de navegação e consumo de forma anônima. Todos estes dados reunidos formam o Data Driven Marketing, as valiosas informações que têm feito empresas lucrarem muito. Mas você deve estar se perguntando: como vou aplicar isso, na prática? Antes de respondermos, vamos analisar rapidamente os resultados que algumas empresas têm alcançado.
– Pesquisas mostram que empresas que já tomaram esta iniciativa estão tendo uma eficiência até 30% maior. E o aumento das receitas tem chegado a 20%.
– Considere como exemplo a rede de e-commerces Alibaba.com. Esta rede é um grande exemplo de empresa que utiliza as informações recolhidas de usuários para adaptar seus esforços de marketing. Será que tem dado resultados? Vamos deixar que os números respondam. Os dados informados a seguir foram compartilhados pelo Google, conforme a imagem abaixo destaca claramente.
– Note que aqui são citados os anúncios criados a partir do machine learning (aprendizado de máquina). O sistema de publicidade do Google utiliza o aprendizado de máquina para ajudar a criar anúncios cada vez mais relevantes para os usuários. Isto significa mostrar para o usuário o que ele realmente precisa, e bem na hora em que precisa. Este tipo de publicidade é a mais eficiente, afinal, ela leva em consideração as necessidades do cliente e o contexto onde ele se encontra.
– Certamente você deve saber que existem pessoas que se irritam com anúncios publicitários na internet. Mas, isto acontece muitas vezes pelas seguintes razões:
– Mas, as campanhas publicitárias criadas por meio do Google utilizam o aprendizado de máquina para melhorar o desempenho. Ou seja, é uma gigantesca quantidade de dados e informações que chega a todo instante por meio da interação das pessoas com websites e aplicativos. E o Google recolhe essas informações de forma agregada e anônima para aprender mais sobre os usuários. Portanto, com esta tecnologia a seu serviço, é possível criar campanhas publicitárias realmente eficazes para sua empresa, que serão exibidas de acordo com as características e necessidades de cada cliente.
– Evidentemente, isto não significa que o trabalho todo fica inteiramente entregue ao Google. Pense no aprendizado de máquina como um funcionário eficiente que auxilia as decisões tomadas por um gerente experiente. Na prática, você precisará de um serviço de consultoria certificada pelo Google Ads para lançar e gerenciar sua publicidade online do melhor modo possível.
– O online faz parte das atividades das pessoas durante todo o dia. Por isso, é muito provável que o cliente que apareceu em sua loja ou escritório, já teve alguma experiência com sua empresa no ambiente digital.
– Dito isso, é essencial que você possa ser encontrado pelos clientes que estão precisando de você, enquanto navegam em websites ou utilizam apps mobile. Como poderá conseguir isso?
– Portanto, se anunciar no Google Ads, você terá a oportunidade de ser encontrado pelos futuros clientes na hora certa: quando precisarem de você. A inteira tecnologia do Data Driven trabalhará em seu favor. Você conseguirá exibir anúncios relevantes destacando os produtos e serviços que oferece e que é de interesse do usuário. Junto com estas informações poderá também exibir detalhes sobre sua loja, como telefone, endereço, horário de atendimento, e muito mais.
– Desta forma, não deixe sua empresa de fora desta tecnologia. Se nunca anunciou no Google, comece hoje mesmo a aproveitar esta tecnologia. Ela vai ajudá-lo a aumentar seu alcance, oferecer anúncios contextuais e relevantes, e melhorar seu retorno financeiro.
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