– Vivemos em uma era onde as pessoas são conduzidas pelo princípio da pressa. De modo geral, as pessoas não têm mais a mesma paciência de antes. Elementos como internet e dispositivos móveis tornaram qualquer informação disponível para os usuários, instantaneamente.
– Isto fez com que muitos processos precisassem ser reinventados pelas empresas. Em outras palavras, processos agilizados para atender clientes apressados.
– No entanto, apesar desta revolução, de modo geral o processo de vendas continua no mesmo ritmo lento. Por quê? Há basicamente dois lados desta moeda.
– Primeiro, pense no seguinte: os consumidores não compram por impulso. Como mencionamos, as pessoas têm um gigantesco manancial de informações disponíveis na palma da mão. E exatamente por isso, elas gostam de pesquisar antes de tomar uma decisão de compra. Portanto, é somente natural que o processo de compra se estenda por um bom tempo. Na maioria das vezes, este processo passa por diversos estágios (comumente chamados de micro-momentos).
– Em segundo lugar, o processo de vendas continua no mesmo ritmo porque, em muitos casos, a equipe de vendas não possui as ferramentas adequadas.
– Como reverter este cenário?
– Entra em cena a atuação das máquinas e sua Inteligência Artificial. Mas de que forma as máquinas inteligentes podem ajudar uma equipe de vendas a agilizar o processo de vendas?
– Já mencionamos em um artigo anterior sobre como a Inteligência Artificial pode trazer uma nova era para os departamentos de vendas. Conforme mencionado ali, a Inteligência Artificial atua como um assistente de vendas no processo de obtenção e organização de dados dos clientes. A absorção das informações é completa. Diversos sinais de navegação dos clientes são obtidos em tempo real. Além disso, as máquinas conseguem monitorar o conteúdo de e-mails e conversas telefônicas, enriquecendo a base de dados.
– Mas não é somente neste estágio do input que as máquinas atuam. A Inteligência Artificial otimiza os processos de saída, ou seja, aquele em que os vendedores entram em contato com os clientes.
– De que maneiras isso acontece?
– Analisar o histórico de um cliente e escrever um e-mail personalizado para ele, leva muito tempo, certo? Por isso, as empresas costumam utilizar mensagens padrão que são enviadas em massa para diversos clientes.
– Mas as máquinas não atuam desta forma simples e fria. Elas são capazes de elaborar e-mails no nível do indivíduo. Isto quer dizer que as mensagens de e-mail são personalizadas de acordo com o histórico de navegação, compra e contato dos clientes. Escolhendo até mesmo as melhores palavras pode contribuir para que o processo de vendas seja acelerado.
– E as máquinas são capazes de identificar os leads com maior potencial de fechar negócios com sua empresa. Desta forma, os leads mais qualificados são priorizados na hora de redigir mensagens publicitárias e gerar conteúdo personalizado.
– E este é um fator muito importante no tempo empregado durante o ciclo de vendas. Afinal, vendedores podem perder muito tempo com contatos que estão ainda muito longe de concluir uma compra.
– A IA, por outro lado, sai em busca dos leads mais qualificados. E ela vai além. Com base na análise do histórico de sinais de compra e navegação, a Inteligência Artificial é capaz de determinar qual a melhor hora do dia para que a pessoa receba uma mensagem da sua empresa. Também pode determinar qual o melhor canal para que a mensagem alcance a pessoa na hora certa – se por meio de um e-mail, uma mensagem de push, um conteúdo na sua rede social, etc.
– Muitas vezes as pessoas demoram para concluir uma compra porque ainda não encontraram o produto exato. Vendedores podem tentar oferecer o produto ou serviço que melhor se enquadre nas necessidades dos clientes. No entanto, em muitos destes casos, o produto/serviço ofertado não é exatamente o que o cliente precisa. E assim, a viagem deste consumidor no funil de conversão se estende.
– A Inteligência Artificial do IBM Watson tem uma capacidade muito mais apurada de encontrar o produto/serviço para cada cliente. E diante da solução ideal para seus problemas ou necessidades, o cliente é encantado. Assim, toma uma decisão muito mais rápida.
– Enfim, o ciclo de vendas foi acelerado.
– Portanto, a utilização de Inteligência Artificial da IBM consegue automatizar processos que roubam muito tempo da equipe de vendas.
– Além disso, orienta as estratégias para alcançar os leads mais qualificados no momento mais apropriado. Também certifica-se de que os produtos/serviços apresentados são exatamente aquilo que os clientes estão precisando.
– Por fim, a IA orienta a geração do conteúdo, determinando o melhor momento e o melhor canal para entrega.
– Todos estes elementos somados ajudará os consumidores a tomarem uma decisão mais rápida. São as máquinas inteligentes contribuindo para melhorar a experiência dos consumidores e acelerar o processo de vendas dentro de sua empresa.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner