Um dos princípios básicos que orientam a exibição dos Links Patrocinados é o seguinte: anúncios certos para as pessoas certas, na hora certa.
Quando o anúncio, a pessoa ou a hora (qualquer um deles) não se enquadra como “certo”, as campanhas deixam de alcançar todo o seu potencial.
Mas até mesmo quando as 3 condições acima são atingidas, qualquer movimento descuidado pode fazer com que os anúncios percam seu encanto, e comecem a irritar os clientes. Na verdade, o próprio passar do tempo pode trazer elementos que prejudiquem as campanhas.
Assim, cabe perguntar: será que aqueles anúncios que encantaram seus clientes nas semanas e meses anteriores, não estão hoje irritando-os? Como garantir que os Links Patrocinados que funcionaram outrora, não percam todo seu potencial?
Ainda que você anuncie por meio de uma agência Google Partner, este tipo de problema pode acontecer.
Veja o que é preciso considerar para garantir que anúncios de Links Patrocinados de sucesso, após tanto trabalho e paciência, não percam sua característica vencedora. Não deixe seus anúncios envelhecerem e perderem seu vigor.
Você sabe o que são personas? São pessoas fictícias criadas com a objetivo de representar os diferentes tipos de usuários que integram sua lista de clientes.
Ao criar personas, uma agência Google Partner se interessa por dados demográficos e geográficos dos clientes. Também se interessa pelas prioridades dos clientes, suas preocupações, dores, interesses, e traços de personalidade.
Com base nesta definição, dá para perceber que não é possível ser bem-sucedido aproveitando personas previamente criadas. Assim, é preciso assumir que sua empresa possui personas que é exclusividade sua. Aproveitar “personas prontas” é colocar campanhas de sucesso em risco.
Afinal, a preocupação em criar personas personalizadas é um passo essencial para criar anúncios certos para as pessoas certas.
Mas há outro detalhe importante: os hábitos e preferências de navegação e consumo, bem como outras características do público-alvo, mudam com frequência. Portanto, é importante revisar as informações que caracterizam suas personas. Do contrário, o anúncio pode deixar de ser o “certo”, pode começar a envelhecer e perder seu vigor. E isto resultará, entre outras coisas, em seu público-alvo começar se irritar com a pouca relevância dos seus Links Patrocinados.
Sem o alinhamento perfeito e atualizado entre mensagem e personas, com o tempo, os anúncios perderão sua eficácia.
Como mencionado no subitem anterior, as características do público-alvo podem mudar rapidamente. Neste caso, o que uma agência Google Partner deve fazer?
Estamos falando da importância de revisar anúncios. Sim, revisar mesmo aqueles Links Patrocinados que, outrora, foram de grande sucesso.
Afinal, aquilo que funcionou no último semestre, talvez já não sirva mais.
Além disso, é preciso ter muito cuidado para não criar anúncios genéricos. Os Links Patrocinados precisam ser criados de acordo com as características do segmento para o qual ele é exibido.
Sim, dá muito trabalho adaptar anúncios de acordo com as características do segmento do público-alvo. Por isso, agências Google Partner que são 100% Google Ads oferecem uma grande vantagem competitiva. Afinal, seus profissionais não estão com a atenção dispersa para outros segmentos do marketing digital. Muito pelo contrário, estão focados na criação e otimização dos anúncios do Google Ads.
E quando falamos em anúncio na hora certa, isto inclui também a frequência com que é exibido para os clientes.
Um anúncio pode ser exibido na hora certa, por exemplo, AGORA. E com isso, ele provoca um efeito positivo sobre o cliente, porque ele exibe a necessidade de obter determinado serviço ou produto. No entanto, se o mesmo começa a ser exibido com uma frequência muito grande, isto poderá gerar irritação em tal cliente.
Agências de Links Patrocinados de sucesso levam isso em consideração. A vasta experiência de profissionais certificados mostra que é preciso ajustar os limites de frequência.
Isto contribui para fortalecer a presença da marca, melhorando a relação e lealdade dos clientes com sua empresa.
As listas de Remarketing são valiosas para alcançar pessoas que já tiveram algum contato com seu site.
Evidentemente, este tipo de veiculação não deve ser feita às cegas, como se todas as pessoas que chegaram a determinada página do seu site terão as mesmas necessidades durante os próximos dias e semanas.
As listas precisam ser criadas de forma segmentada. Combine isso com outros sinais comportamentais dos clientes para gerar segmentos ainda mais precisos.
É preciso estudar as listas de Remarketing e seu desempenho ao longo do tempo. Isto permite separar listas com desempenho daquelas de alto impacto.
Você acha que atingiu o sucesso com os Links Patrocinados? Mas está convicto de que seus anúncios continuam atualizados, e continuarão tendo um excelente desempenho ao longo dos próximos meses e anos?
Mostre para seus clientes que seus anúncios estão sempre adaptados às necessidades de cada um deles. Certifique-se de que estejam sempre atualizados, independentemente do período que estejam atravessando.
Lembre-se disso, mesmo que você já anuncie por meio de uma agência Google Partner. Lembre-se que há formas de identificar agências com desempenho superior, tal como por meio do selo Google Partner PREMIER.
Assim, você mostrará que se importa com cada elemento característico das pessoas do seu público-alvo. E se certificará de que sempre exibirá os anúncios certos para as pessoas certas, na hora certa.
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