Qualquer empresa deseja ter uma base de clientes satisfeitos. Clientes leais representam lucros para as empresas não só agora, mas também no longo prazo.
Mas sabemos que conquistar esta lealdade não é tarefa fácil. Os clientes estão cada vez mais exigentes, e a concorrência é grande e eficiente.
Neste momento, entra em cena estudos que procuram ajudar as empresas a alcançar seus objetivos. Por exemplo, alguns estudos procuram destacar o comportamento atual dos consumidores e fazer previsões sobre comportamentos futuros. As previsões procuram destacar em que direção o mercado irá, ajudando assim as empresas a se adaptarem às novas realidades.
Mas, talvez, exista um caminho mais curto para obter estes dados valiosos. Se você deseja recorrer a dados confiáveis para tomar decisões de negócio, por que não perguntar diretamente para os clientes?
Antigamente, as pesquisas de mercado eram trabalhos exclusivos de empresas especializadas. Você precisava contratar uma empresa de pesquisa de mercado, investir pesadamente, e aguardar um bom tempo até obter os resultados.
Mas os tempos mudaram. A tecnologia joga a favor de sua empresa. Hoje, existem ferramentas de pesquisa online, como o Google Surveys. Independentemente de qual seja a solução escolhida, de modo geral, elas permitem que você crie uma pesquisa, segmente os participantes e obtenha os resultados estatisticamente relevantes, em poucos dias.
Outras empresas recorrem até mesmo as pesquisas presenciais, cara a cara. Quando o cliente visita sua loja física, é convidado a responder um pequeno questionário. Por exemplo, imagine que você queira descobrir qual é o principal motivo do cliente ter visitado sua loja. O funcionário que atende no caixa poderá fazer esta pergunta enquanto recebe dos clientes. Uma pergunta rápida, mas bastante elucidativa.
Assim, você dará os passos necessários para tomar decisões de negócio inteligentes, sem precisar recorrer a adivinhação.
De que forma as pesquisas podem ajudar sua empresa?
Antigamente, alterações nos hábitos dos consumidores levavam tempo para serem estabelecidas. Com a internet e os dispositivos móveis, este cenário mudou. Agora, mudanças acontecem da noite pro dia.
Mas, diante de tantas mudanças, eventualmente surgirá a necessidade de responder estas perguntas: Será que um determinado novo comportamento dos clientes é uma tendência? Será que se estabelecerá como uma realidade definitiva? Ou não passa de um comportamento passageiro?
Com as pesquisas, você poderá obter as respostas praticamente em tempo real.
Você certamente possui uma base de dados de clientes. Como eles estão categorizados?
Em muitas empresas, não existe categorização alguma. Os clientes estão dispostos somente em ordem alfabética e ponto final.
Em tempos de extrema concorrência, onde a lealdade dos clientes é fator crucial para a sobrevivência das empresas, é necessário conhecer os clientes, e conhecê-los muito bem.
As pesquisas ajudam a identificar padrões e elementos que os clientes têm em comum. Você pode identificar, por exemplo, a renda mensal ou dados parentais (como número de filhos) para criar grupos específicos.
Uma das vantagens em categorizar clientes é que esta iniciativa permite adaptar as mensagens de marketing de acordo com cada grupo.
Você certamente lutará com unhas e dentes para não perder um cliente para a concorrência. Mas já parou para pensar: o que seus clientes pensam das empresas concorrentes?
A forma disponível para descobrir isso é realizar pesquisas. Isto não serve apenas para satisfazer uma curiosidade. Na verdade, a pesquisa pode identificar o que os clientes vêm de positivo e negativo nos concorrentes. Na opinião dos seus clientes, quais são as principais características das outras empresas? O que eles não gostam nestas empresas?
Com as respostas, você pode identificar áreas onde também precisa melhorar para atender melhor seus clientes atuais.
Talvez você está pensando em desenvolver um novo produto para sua empresa. Ou, então, criar um serviço.
Isto envolve alguns riscos. Será que o produto será aceito pelo público-alvo? Será que os novos serviços são exatamente aquilo que os clientes esperam obter?
Você não precisa dar um tiro no escuro. Usando as pesquisas, você consegue descobrir exatamente aquilo que seus clientes estão precisando.
E por falar nisso, convém relembrar que algumas empresas, com lojas físicas, deixam uma caixa de sugestões à mostra. Isto pode ser interessante para obter insights e dicas valiosas para criar ou melhorar os serviços em sua empresa.
O Google Ads é um programa do Google para veicular anúncios na rede de pesquisa e em diversos sites na internet. Sabe aquele banner que você visualiza enquanto navega em um site de conteúdo? Ou aquele vídeo publicitário que é veiculado no YouTube antes de passar o vídeo que você selecionou? Pois bem, a plataforma responsável por esta publicidade é o Google Ads.
Este sistema de publicidade funciona como uma fonte de informação sobre o seu público-alvo. De que forma?
Quando alguém faz uma busca no Google ou navega em um site na internet, as palavras-chave digitadas ou o conteúdo navegado revela seu interesse. O Google Ads armazena estas informações porque elas serão usadas para exibir os anúncios certos para tais pessoas.
Por exemplo, alguém entra no YouTube e faz pesquisas sobre exercícios musculares sem o uso de equipamento. Ele assiste a um ou dois vídeos com este tema. Daí, acontece a mágica. Na próxima vez que ele acessar o YouTube, talvez ele veja um anúncio de suplemento alimentar ou de uma academia.
Desta forma, o Google identifica o interesse dos clientes em tempo real. Os anunciantes conseguem visualizar, inclusive, a lista de termos usados pelos clientes no Google antes de visitarem seu site.
E, lembrando que o marketing é adaptado de acordo com este interesse. Sim, ele acaba funcionando como uma plataforma de pesquisa em tempo real, identificando comportamentos e tendências.
Portanto, se você nunca anunciou no Google, mas desejar mais informações sobre a publicidade online, nós podemos ajudá-lo.
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