Dados imprecisos podem resultar em prejuízo para sua empresa. Por isso, é vital que os dados analíticos no Google Analytics estejam impecáveis.
E para manter sua conta do Google Analytics funcionando de forma correta, você pode contar com a ajuda da própria plataforma.
Esta ajuda é dada por meio das mensagens de diagnósticos, uma central de notificações em tempo real.
Mantendo olhos atentos nestas mensagens, você garante que sua conta faça a melhor análise da interação dos clientes com seu site.
Vamos abordar alguns aspectos sobre esta central de notificações que você não deve desperceber.
O Diagnóstico realiza um trabalho incansável em sua conta do Google Analytics. Ele acompanha o desempenho da conta do seu site e, quando necessário, aponta anomalias que precisam ser corrigidas, além de dar algumas dicas importantes de otimização.
E ele indica até mesmo a urgência das correções, conforme veremos no próximo subtópico.
Convém destacar que somente usuários com permissão de edição podem visualizar as notificações.
Quando uma falha é encontrada, o Diagnóstico comunica o editor por meio de um número exibido sobre o sino de notificações do Analytics.
Note que a cor exibida sobre o sino é relevante. Ela indica a gravidade da falha.
O número exibido sobre o sino mostra apenas a notificação de mais alta prioridade. Assim, se você tiver 1 notificação vermelha, 2 amarelas e 2 azuis, você verá apenas o número 1 vermelho. Somente quando clicar no sino verá as demais.
Após clicar no sino, o Google Analytics exibe um painel com as notificações. Este painel inclui a descrição do problema e indicativos para solucioná-lo.
O Diagnóstico exibe um link para corrigir o problema, como “alterar configurações…”, “ajustar filtros…”, “ajustar metas…”, etc.
Além disso, costuma apresentar mais 4 links:
1. Verificar novamente: você clica neste link após corrigir o problema, indicando que o Google Analytics deve realizar um reexame.
2. Ignorar: você clica neste link se desejar que o problema seja ignorado. Ao fazer isso, o GA perguntará se você quer ignorar o problema de forma permanente ou somente por um período.
3. Detalhes: este link apresenta detalhes do problema, incluindo quando ele foi detectado pela primeira vez e quais passos você deve seguir para corrigi-lo.
4. Saiba mais: se o Analytics possuir um artigo na Central de Ajuda sobre o problema apresentado, ele será aberto com um clique neste link.
Se você tentar solucionar o problema, clicar em Verificar Novamente e, ainda assim, continuar recebendo notificações sobre a falha, isto significa que o problema persiste.
Finalmente, observe que no canto superior direito, existe um ícone que permite copiar as notificações para a área de transferência. Este recurso é útil quando você precisar encaminhar as mensagens de diagnóstico para outra pessoa, como seu webmaster.
As mensagens de diagnóstico, portanto, são muito valiosas para empresas que promovem seus negócios na internet.
Elas ajudam não apenas a economizar tempo na correção de problemas, mas também a economizar dinheiro. Afinal, dados precisos e de qualidade são cruciais para melhorar a receita dos seus negócios.
Mas, convém se lembrar de que o Diagnóstico é uma ferramente que funciona em tempo real. Por isso, vale a pena verificar suas notificações toda vez que você logar em sua conta do Analytics.
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