SEO Local – Como Otimizar Sua Empresa nas Buscas Locais

20/01/2020 by in category SEO with 0 and 1
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Deseja fazer SEO para o Google Maps e demais pesquisas locais? Veja algumas dicas importantes para otimizar sua empresa nas buscas locais.

As páginas amarelas tiveram sua era de ouro. Era a pesquisa obrigatória sempre que alguém precisasse de alguma solução na forma de produtos ou serviços locais.

Mas os dias de glória das páginas amarelas chegaram ao fim. Elas foram abandonadas e esquecidas.

Seu trono vago foi ocupado principalmente pelos celulares. Hoje, os celulares são a versão avançada das antigas páginas amarelas.

Se precisamos de alguma solução nas proximidades, recorremos a eles. Seja para encontrar um restaurante de comida chinesa, a assistência técnica para um equipamento doméstico, uma clínica veterinária para atender nosso bichinho de estimação ou simplesmente uma pizzaria para saciar nossa fome – a resposta está na palma de nossa mão.

Agora, se você está do outro lado deste cenário – ou seja, se você é a empresa local que oferece a solução para os usuários – talvez se pergunte como fazer para ser encontrado nestas buscas relevantes que acontecem principalmente na busca do Google e no Google Maps.

Algumas boas práticas são essenciais para ficar bem posicionado nestas pesquisas. Sim, estamos falando de fazer SEO no Google Maps e outras buscas locais.

Confira o que você precisa ter em mente ao otimizar seu site nas buscas locais.

O Que o Google Leva em Consideração na Classificação Local

O Google combina alguns sinais para determinar quais são os resultados mais relevantes para os usuários em suas pesquisas locais. Estes sinais incluem o destaque, a distância e a relevância da empresa.

Destaque

Abrange o nível de popularidade da empresa. Por isso, você precisa se preocupar com seu engajamento na web para garantir melhores posições nas buscas locais. Portanto, as técnicas de SEO utilizadas nos mecanismos de buscas são úteis para melhorar o destaque da empresa nas buscas locais.

Distância

A distância física entre o usuário e as empresas locais é outro fator levado em consideração pelo Google ao determinar os resultados.

Relevância

A relevância é a resposta entre o que o usuário quer e o que a empresa tem a oferecer. Para encontrar a relevância, o Google analisa atentamente os dados inseridos na ficha da empresa. Estes incluem dados cadastrados no Google Meu Negócio e Google Maps.

Portanto, para garantir relevância, você precisa se certificar de ter informações completas e de qualidade na ficha de sua empresa.

Vamos falar mais sobre isso a partir de agora.

Como Fazer SEO em Pesquisas Locais

Talvez você esteja diante de uma destas duas realidades:

  • Sua empresa não está aparecendo nas buscas locais, como Google Maps, e você quer corrigir esta situação;
  • Sua empresa aparece nas buscas locais, mas você quer garantir que o posicionamento seja o mais destacado possível.

Grande parte desta otimização precisa ser feita no Google Meu Negócio e no Google Maps. Confira algumas dicas importantes para otimizar sua empresa nas buscas locais.

Adicionar Sua Empresa no Google Maps

Caso sua empresa não esteja cadastrada no Google Maps, é muito simples de cadastrá-la:

1. Acesse o Google Maps.
2. Clique com o botão direito em qualquer lugar do mapa e escolha Adicione Sua Empresa.
cadastrar empresa google maps
3. Siga as instruções, preenchendo os dados solicitados.

Incluir Informações Comerciais

O Google quer apresentar os resultados mais relevantes de acordo com a intenção de pesquisa dos usuários. Assim, quanto mais informação ele tiver sobre sua empresa, melhor será para fazer esta correspondência.

Por isso, você precisa completar as informações comerciais na ficha de sua empresa no Google. Siga os passos abaixo:

1. Acesse o Google Meu Negócio.
2. Clique em Informações no lado esquerdo.
3. Insira os dados de sua empresa e clique em Aplicar.

Caso sua empresa ainda não esteja cadastrada, o link acima permitirá que você crie sua ficha, incluindo nome da empresa, categoria e dados adicionais como endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e outros detalhes.

Um aspecto importante que você precisa ter em mente é: sempre que houver qualquer mudança em sua empresa (por exemplo, um novo endereço ou novo telefone) atualize sua ficha no Google o quanto antes.

Além disso, convém garantir que todas as páginas do seu site contenham o nome da empresa, endereço e telefone. Isto pode ser feito, por exemplo, inserindo estes dados no rodapé das páginas.

Dados atualizados são essenciais para fazer SEO no Google Maps.

Atualizar Horário de Funcionamento Especial

Você procura por uma empresa local em um feriado. No resultado local, consta que a empresa está aberta. No entanto, quando você vai até o local ou faz uma ligação, descobre que ela está fechada.

Este tipo de problema acontece quando as empresas esquecem de atualizar os horários de funcionamento especial, como costuma acontecer no final do ano.

Por exemplo, digamos que você possua um supermercado e quer informar seus clientes de que estará aberto durante o Natal. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

1. Acesse o Google Meu Negócio.
2. Clique em Informações e, em seguida, em Adicionar horários especiais.
3. Escolha a data em que sua empresa terá uma programação diferente e insira o horário de funcionamento.
4. Clique em Aplicar.

Dar Atenção aos Comentários

Nas buscas locais, os clientes também podem avaliar sua empresa e deixar comentários. Responder aos clientes é uma forma de deixar claro que você leva a sério a opinião deles.

Quando você faz isso, sua resposta aparece imediatamente abaixo do comentário do cliente, com a etiqueta “resposta do proprietário”.

Assim, sempre que um usuário pesquisar uma empresa local, ele estará habilitado para visualizar os comentários e as respostas do proprietário.

Para responder aos comentários do seu cliente agora mesmo no Google Meu Negócio, acesse a barra lateral e clique em Avaliações.

SEO avaliações locais

Você também pode responder no Google Maps. Basta acessar sua empresa no Maps, visualizar o comentário e clicar em Responder.

Nesta hora, vale lembrar a necessidade de ser objetivo, agradável e gentil com os clientes.

Não Se Esquecer das Fotos e Vídeos

Fazer SEO para buscas locais, inclui prestar atenção nas fotos e vídeos de sua empresa. Estes recursos visuais ajudam os clientes a tomarem sua decisão. Assim sendo, o Google encara estas informações como valiosas para pesquisas relevantes.

Você pode inserir as seguintes fotos à sua ficha no Google:

  • Logotipo
  • Foto de capa
  • Fotos adicionais, que podem incluir fotos de produtos ou de sua equipe.

Para isso, basta acessar o menu lateral Fotos.

adicionar fotos pesquisas locais

Concluindo

Lembre-se dos 3 principais sinais que o Google analisa ao determinar a exibição e posicionamento de uma empresa nas pesquisas: distância, destaque e relevância.

O primeiro é algo que você não pode alterar (embora possa mudar o local de sua empresa, não pode determinar onde os usuários estarão quando fizerem suas buscas).

No entanto, otimizar o destaque e a relevância é algo que está ao seu alcance. Para isso, é necessário aplicar técnicas de SEO para pesquisas locais.

Além disso, como mencionado, esta otimização inclui SEO para os mecanismos de buscas. Se quiser saber mais sobre este assunto, fizemos um Guia de Seo Para Iniciantes. Não deixe de conferir.

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