Você já pensou em ter em suas mãos uma ferramenta que analisa o comportamento individual de cada usuário em seu site, no nível da sessão?
Bem, esta ferramenta existe. Estamos falando de um relatório do Google Analytics conhecido como User Explorer (ou Explorador de Usuários).
Em vez de olhar para métricas reunidas a partir da visitação de diversos usuários, com o User Explorer você analisa o comportamento individual.
Neste artigo, você entenderá como utilizar esta ferramenta de forma prática para impulsionar o número de conversões em seu site.
Pense no User Explorer como uma ferramenta para análise individual. Ele permite entender as ações de um usuário ao longo de toda uma jornada – onde iniciou a visita, quais páginas visitou e onde terminou.
Como você pode acessá-lo no Analytics?
Este relatório está disponível na guia à esquerda. Acesse Público-alvo > User Explorer.
Quais são os dados que você pode acompanhar de cada usuário? Estas são as colunas apresentadas:
Quando você clica em um ID, é possível analisar mais detalhes sobre a sessão.
Na imagem acima, quais são algumas das informações que podemos obter deste usuário?
Note que, desta forma, é possível acompanhar a jornada do visitante, a sequência das páginas visitadas dia após dia, a duração de cada visita, bem como a última página visitada no site.
São diversas interações apresentadas nestes relatórios. Isto inclui desde visualizações até compras efetuadas.
Por isso, para facilitar a análise, o User Explorer oferece um filtro no menu suspenso. Com a ajuda dele, é possível filtrar as métricas e dimensões apresentadas no relatório.
Existem 4 filtros disponíveis:
Por padrão, o Google Analytics mostra os dados do relatório em ordem decrescente, do evento atual para o mais antigo.
No entanto, uma dica interessante é classificar a exibição como Crescente.
Desta forma você consegue acompanhar o progresso do usuário cronologicamente, desde a primeira visita até a última.
O Analytics permite criar um segmento utilizando uma combinação de ações do usuário e, então, aplicar esse segmento ao relatório inteiro. O objetivo é encontrar usuários que realizaram as mesmas ações no seu site. Assim, você não precisa clicar um por um para encontrar todos os que atingiram uma meta.
Por exemplo, você pode selecionar uma meta como conversão e depois visualizar todos os usuários que converteram. Isto permitirá, entre outras coisas, comparar as ações que realizaram antes de atingirem a meta selecionada.
Para criar um segmento, você deve selecionar a ação que deseja atribuir a esta regra.
Em seguida, basta clicar em Criar Segmento, no menu suspenso.
Na tela seguinte, dê um nome para o segmento, especifique onde você deseja que o segmento esteja disponível (na vista atual ou em qualquer vista) e marque a caixa “Aplique o segmento ao Relatório do User Explorer depois de salvá-lo” para aplicar o segmento ao explorador.
Você talvez se pergunte porque o usuário é apresentado como um número? Isto, nada mais é, do que uma proteção à privacidade dos usuários.
Portanto, por motivos lógicos, no relatório não são apresentados nome e e-mail dos usuários, mesmo que eles estejam logados em sua conta do Google.
Também, pelo mesmo motivo, alguns dados destes visitantes são ocultados. Por exemplo, no Explorador de Usuários não será possível saber qual o sexo do visitante, nem a cidade onde o acesso foi feito.
Há outra limitação. Tenha em mente que o ID gerado para o usuário leva em consideração o dispositivo e navegador utilizado por ele. Por este motivo, se o usuário trocar de dispositivo ao longo dos dias, essa atividade não será relatada no User Explorer.
Portanto, analisando este relatório você terá uma visão ampla, mas não completa do comportamento de um usuário em seu site.
Como observado, este relatório permite acompanhar um usuário ao longo de todas as interações que ele tem com seu site.
Isto é importante para entender o caminho de conversão dos seus clientes. Você pode, por exemplo, selecionar todos os usuários que realizaram transações em seu comércio eletrônico e, em seguida, comparar as ações que tomaram antes disso.
Isto permitirá entender a trajetória mais rentável para sua empresa e investir mais pesadamente nela.
Por exemplo, ao perceber que a maioria das pessoas que convertem em seu site iniciam a jornada pela página A, você poderá utilizar Links Patrocinados ou SEO para promover esta página.
De fato, analisar dados agregados disponíveis na vasta maioria dos relatórios do Analytics continua sendo extremamente valioso.
No entanto, em conjunto com esta estratégia, é válido sempre manter olhos atentos ao comportamento individual.
Afinal, isto é importante para entender os passos dos visitantes a fim de conseguir personalizar as experiências dos usuários.
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