Quando você anuncia em uma rede social, como o Facebook Ads, é essencial conhecer exatamente quem é seu público-alvo. Por que isso é tão importante?
Para responder isso, basta um breve relance em nosso país. O Facebook possui aproximadamente 130 milhões de usuários apenas no Brasil.
Portanto, para aproveitar seu investimento em publicidade, é importante que você alcance somente pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço.
Ou seja, exibir seus anúncios para pessoas que não têm nenhum interesse em sua oferta, é um desperdício de tempo e dinheiro.
Por este motivo, é essencial encontrar seu público-alvo no Facebook. Neste artigo, vamos falar sobre como segmentar corretamente no Facebook Ads.
Você vai conhecer todas as opções de direcionamento e segmentação disponibilizadas pela rede social.
Diante dos milhões de usuários da rede social no Brasil, talvez você fique perdido na hora de segmentar as pessoas certas, sem saber por onde começar.
Mas fique tranquilo. Existem soluções eficientes para você segmentar corretamente no Facebook Ads.
Conheça agora as 3 opções de direcionamento inteligente dos anúncios disponíveis na rede social: públicos básicos, públicos personalizados e públicos semelhantes.
Para ter acesso a elas, você deve primeiramente logar no gerenciador de anúncios e acessar as opções de configuração durante a criação das campanhas.
Este critério leva este nome porque está baseado nas opções básicas de segmentação de qualquer publicidade online, como localização geográfica, idade, sexo, renda, etc.
A rede social permite que você segmente pessoas dando detalhes de sua localização geográfica. Isto inclui especificar:
Para isso, basta digitar a localização que você deseja segmentar. Enquanto digita, o Gerenciador de Anúncios dá sugestões dos locais que está tentando encontrar.
Note que no menu superior, você pode especificar se esta localização é onde a pessoa mora ou que esteve recentemente. Você pode restringir esta segmentação escolhendo outras opções de pessoas:
Aqui você começa a refinar sua segmentação, permitindo que o alcance dos seus anúncios seja melhorado.
Idade – Informe ao Facebook Ads qual a faixa etária dos seus clientes. Você deve especificar a idade mínima e máxima.
Gênero – Exiba seus anúncios somente para homens, apenas para mulheres ou para ambos os sexos.
Idiomas – Insira um idioma para mostrar seus anúncios para pessoas que usam um idioma que não é comum na sua localização. Caso contrário, deixe este campo em branco.
Mas há mais opções demográficas “ocultas”. No campo a seguir, Direcionamento Detalhado, clique em Procurar. Em seguida, clique em Dados Demográficos.
Assim, se desejar, esta opção permite refinar ainda mais a segmentação demográfica do seu público-alvo, especificando:
Quais são os interesses das pessoas que você quer alcançar?
Talvez você se pergunte o que está envolvido nestes “interesses”. Bem, tem muita coisa aí. Pode se referir aos hobbies, hábitos de alimentação, esportes e músicas favoritas.
O Facebook Ads consegue identificar estes interesses baseados em diversos fatores como:
As opções de segmentação por interesse são incrivelmente grandes. Afinal, os gostos das pessoas são variados.
Para acessar estas opções, faça o seguinte:
1. Em Direcionamento Detalhado, clique em Procurar.
2. Clique em Interesses.
3. Explore cada uma das categorias para visualizar as respectivas subcategorias.
Em vez de interesses específicos, aqui você pode focar os eventos favoritos das pessoas, seus comportamentos anteriores, como compras realizadas e hábitos de navegação na internet.
Assim como interesses, a segmentação por comportamento é bastante ampla.
Em Direcionamento Detalhado, clique em Procurar. Em seguida, explore as categorias e subcategorias de Comportamentos.
Por exemplo, imagine que você possua um hotel e quer anunciar no Facebook. Na categoria Viagem você pode segmentar Viajantes Frequentes. Desta forma, poderá segmentar aqueles que foram identificados pelo Facebook como pessoas que viajam com frequência.
Existe uma opção para que você possa expandir o direcionamento detalhado. Na prática, marcar esta opção, significa que você deseja que os anúncios do Facebook alcancem um grupo de pessoas mais amplo do que aquele definido por você.
Você pode testar esta opção se desejar exibir seus anúncios para um grupo maior de pessoas. O sistema do Facebook procurará alcançar pessoas com maior probabilidade de gerarem resultados.
Se escolher esta opção, o Facebook pegará o seu orçamento e o dividirá entre a segmentação selecionada por você e este público mais amplo. A rede social procurará otimizar seu orçamento, utilizando-o de forma inteligente para focar o público que trouxer mais resultados a um preço mais baixo.
Com a segmentação por conexões, você alcança apenas pessoas que tenham se conectado com sua Página, aplicativo ou evento.
Isto significa incluir aqueles com essa conexão específica, mas que também correspondam às outras categorias de direcionamento selecionadas.
As opções de conexão são as seguintes:
De modo geral, este costuma ser apontado como o público de maior valor.
Isto se dá porque inclui as pessoas que já visitaram seu site e/ou utilizaram seu aplicativo. Ou seja, são pessoas que já conhecem sua empresa, muitas delas sendo clientes fiéis.
Para começar a criar seus públicos personalizados, acesse a página de novo público.
Clique em Criar Novo. Em seguida, clique em Público Personalizado.
Você tem diversas fontes para criar a segmentação. Vamos ver cada uma delas.
Esta opção nada mais é do que o Remarketing do Facebook. Já temos um artigo com o passo a passo para criar este tipo de campanha.
Portanto, se lhe interessa segmentar os anúncios para alcançar pessoas que visitaram seu site, leia o artigo sobre o que são as campanhas de Remarketing do Facebook.
Essencialmente, tudo o que você precisa fazer é gerar um pixel, especificar os critérios que o usuário deve seguir para ser incluído na lista de remarketing e, finalmente, instalar o código nas páginas do seu site.
É provável que você possua uma lista de clientes, seja uma lista de e-mails ou contatos em seu programa de CRM. Estes dados obtidos tanto na internet quando no ambiente offline podem ser muito úteis na publicidade no Facebook.
Você pode utilizar estes dados compartilhados por seus clientes para segmentar os anúncios certos para as pessoas certas quando estiverem navegando na rede social.
Para isso, você precisa seguir os passos abaixo:
1. Na página de públicos personalizados, clique em Lista de Clientes.
2. Selecione o arquivo que deseja importar.
3. Importe os dados.
4. Selecione os identificadores.
5. Dê um nome para seu público.
O Facebook suporta diversos identificadores, como nome, e-mail, telefone, cidade, etc.
Lembre-se que é importante que estas informações coletadas estejam no formato CSV ou TXT. Leia as diretrizes da rede social sobre como formatar os arquivos com dados de clientes.
Permite criar um grupo de pessoas que utilizaram seu aplicativo ou realizaram alguma ação específica, como comprar um item.
Com este recurso, você pode criar anúncios relevantes incentivando seus clientes a voltarem a utilizar o aplicativo. Você pode estimulá-los a uma ação específica no app, como visualizar um item ou fazer uma compra.
Por exemplo, você pode alcançar novamente pessoas que utilizaram o aplicativo para adicionar um item ao carrinho, mas que não finalizaram a compra.
Para esta segmentação, você precisa configurar o app para receber este e outros eventos por meio do SDK do Facebook.
Depois disso, poderá criar este público seguindo os passos abaixo:
1. Na página de criação dos públicos personalizados, clique em Atividade em aplicativos.
2. Na tela seguinte, você deve especificar os eventos ou ações dos clientes que os habilitarão a visualizarem seus anúncios. Por exemplo, você pode especificar a exibição de anúncios para pessoas que realizam o evento “compras nos últimos 30 dias”. Desta forma, seus anúncios no Facebook alcançarão somente aqueles que tiverem realizados compras em seu app, nos últimos 30 dias.
Finalmente, chegamos ao último dos três grupos: os públicos semelhantes.
O objetivo deste grupo é alcançar pessoas que sejam semelhantes aos seus melhores clientes.
Ou seja, você cria um público formado por pessoas que você conhece. Depois disso, a inteligência artificial do Facebook entra em ação para encontrar pessoas semelhantes, levando em consideração suas características e interesses.
Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é criar um público personalizado. Esta será a fonte que o Facebook usará para encontrar pessoas semelhantes.
Depois, siga os passos abaixo:
1. Na página de Público, clique em Criar Novo.
2. Escolha Público Semelhante.
3. Na página seguinte, selecione seu Público personalizado.
4. Selecione a localização geográfica do seu público.
5. Indique o tamanho do seu público em porcentagem (de 1 a 10%). Quanto maior a porcentagem, maior o público alcançado. É melhor começar com uma porcentagem menor e ir aumentando progressivamente, ao passo que for observando resultados positivos.
6. Clique em Criar Público.
Você talvez tenha percebido que, quando vamos criar uma audiência no Facebook, temos a opção de excluir grupos de pessoas.
O funcionamento é essencialmente o mesmo de adicionar públicos-alvo. A diferença aqui é que os públicos selecionados serão excluídos de qualquer campanha publicitária no Facebook.
Isto é importante porque, como notará nas estimativas de alcance, talvez o número de pessoas que visualizarão seus anúncios seja muito grande. E pode ser que você não possua orçamento publicitário para bancar tamanho alcance.
Por isso, não ignore a opção Excluir Pessoas.
Ela pode ser útil não somente para impedir que aqueles que não tenham tanto interesse nos seus produtos vejam seus anúncios. Mas impedirá também que você gaste um valor superior ao que está dentro das suas possibilidades.
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