Um formato muito comum de anúncio na internet é o banner publicitário. São espaços retangulares ou quadrados de diversos tamanhos, contendo geralmente uma imagem e um texto chamativo. A popularidade destes anúncios se dá pelo forte apelo visual que têm. Uma imagem sempre atrai mais a atenção do que um texto isolado. O Google Ads disponibiliza vários formatos geométricos para links patrocinados gráficos, e criou requisitos a serem cumpridas para este tipo de propaganda.
O anunciante poderá optar fazer o seu anúncio em caixas quadradas ou retangulares (tanto no sentido horizontal quanto no sentido vertical), respeitando os tamanhos determinados em pixels para cada um deles. Como exemplo: O Google Ads disponibiliza dois tipos de quadrados, um deles de 200 x 200 pixels e o outro com 250 x 250 pixels. Cabe ao anunciante decidir que tipo de formato se adequará melhor ao seu anúncio. Para isto, deve observar a composição dos objetos em sua arte final. Isto significa que, se o anúncio possuir um texto muito extenso, talvez seja melhor escolher um banner do tipo arranha-céu (vertical), para que este texto fique posicionado como na coluna de uma revista ou jornal.
As extensões, animações e dimensões suportadas pelo Google Ads são:
Independente da extensão utilizada, nenhuma delas poderá ultrapassar o tamanho máximo de 150KB. No caso de gráficos animados, estes não podem exceder o tempo máximo de 30 segundos, as animações podem se repetir, mas precisam parar depois de 30 segundos, sendo que animações em GIF devem ter até 5 fps (frames por segundo).
Abaixo estão as dimensões suportadas – Largura x Altura (px). Os que estão destacados, são os padrões adotados pelo Google na sua ferramenta de criação de anúncios gráficos, cujo são as dimensões mais comumente adotadas pelos sites que compõe a Rede de Display do Google:
Dimensões do anúncio | Tamanhos máximos de arquivo (KB) | Tipos de anúncio |
---|---|---|
320 × 50 | 150 | Banner para celular |
468 × 60 | 150 | Banner |
728 × 90 | 150 | Cabeçalho |
250 × 250 | 150 | Quadrado |
200 × 200 | 150 | Quadrado pequeno |
336 × 280 | 150 | Retângulo grande |
300 × 250 | 150 | Retângulo inline |
120 × 600 | 150 | Arranha-céu |
160 × 600 | 150 | Arranha-céu largo |
300 × 600 | 150 | Anúncio de meia página |
970 × 90 | 150 | Cabeçalho grande |
240 × 400 | 150 | Retângulo vertical |
980 × 120 | 150 | Panorama |
930 × 180 | 150 | Banner superior |
250 × 360 | 150 | Widescreen triplo |
580 × 400 | 150 | Netboard |
300 × 1050 | 150 | Retrato |
970 × 250 | 150 | Quadro de faturas |
300 × 50 | 150 | Banner para celular |
320 × 100 | 150 | Banner grande para celular |
Visando tornar os anúncios atraentes e claros para o público da Internet, o Google Ads ainda determina nestes requisitos alguns parâmetros de como deve ser o layout publicado.
As imagens devem ser claras e relevantes ao tema proposto, sendo vetadas as imagens que estiverem pouco nítidas, invertidas ou distorcidas.
Também são proibidos anúncios que excedem às margens predefinidas dos banners, ou que tenham o fundo piscando, planos de fundo totalmente pretos, brancos ou transparentes sem bordas.
O Google Ads também não autorizará anúncios que usem de artifícios para atrair o clique do internauta, tais como imagens que imitem mensagens do sistema operacional ou dos navegadores.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner