O consumo de vídeos nunca foi tão grande quanto em nossos dias. Especialmente em períodos de isolamento social, as pessoas passam mais tempo assistindo este tipo de conteúdo em suas casas.
Ao mesmo tempo, a pandemia do coronavírus interrompeu grande parte da produção de vídeos no mundo.
Por isso, para ajudar as pequenas e médias empresas, bem como as grandes marcas que estão limitadas no processo de produção de peças de audiovisual, o YouTube apresenta uma solução inovadora: o Video Builder (Ferramenta de criação de vídeo).
Assim, neste guia, você verá como esta ferramenta gratuita é superfácil de usar. Conheça as vantagens de utilizar esta solução. Além disso, você conhecerá o passo a passo para começar a criar seus vídeos, imediatamente.
Para início de conversa, vamos frisar este ponto: o Video Builder é inteiramente gratuito. Portanto, você não precisa se preocupar em investir dinheiro para utilizar esta ferramenta de criação de vídeos do Google.
Agora, podemos passar para o seguinte aspecto. Historicamente, sabemos que o processo de criação de vídeos costuma ser trabalhoso e custoso. E com a maior demanda, especialmente em tempos de COVID-19, muitas empresas se veem de mãos atadas.
Mas, o Video Builder foi desenvolvido para facilitar o processo de criação de ativos de audiovisual. Entenda como ele funciona.
Para começar a utilizar o Video Builder, você precisará destes criativos:
O que o Video Builder faz em seguida é combinar e animar as imagens, logotipos e textos. Você precisa seleciona um layout de acordo com a mensagem que quer transmitir. Além disso, também pode personalizar cores e fontes.
E não para por aí. A ferramenta ainda incorpora gratuitamente músicas da biblioteca do YouTube. Mas fique tranquilo: você mantém os direitos sobre os vídeos como proprietário do canal onde será feito o upload.
Os vídeos produzidos podem ter duas durações: 6 ou 15 segundos.
Você vai se surpreender com a facilidade. O processo é tão simples que é possível produzir um vídeo em apenas alguns minutos.
E o resultado não fica devendo em nada no quesito qualidade.
Visto que o processo é simples e rápido, você pode utilizar este recurso para vários objetivos. Por exemplo:
Depois, você pode disponibilizar estes vídeos para o público-alvo na própria plataforma de vídeos do Google, em seu site, em uma campanha de e-mail marketing ou por meio de Links Patrocinados.
Pensando nestes exemplos, pense no seguinte: em vez de simplesmente colocar o novo horário de atendimento na página inicial do seu site, o que acha de fazer isso através de um vídeo?
Muito mais impactante, não é mesmo?
Quer ver um exemplo na prática?
Veja como o Central Market utilizou o Video Builder para divulgar seus serviços de entrega e coleta diretamente na calçada.
Antes de começar a utilizar a ferramenta, confira se você cumpre todos os requisitos:
Este último requisito pode gerar algumas dúvidas. Por exemplo: se você é uma agência de marketing digital, talvez se pergunte: como criar vídeos no nome do cliente? Neste caso, a recomendação do Google é que você solicite ao cliente a permissão de “proprietário” ou “gerente” no canal dele.
Para começar a usar a Ferramenta de criação de vídeo, acesse http://director.youtube.com/videobuilder. No entanto, se vir uma mensagem de erro é porque o acesso ainda não está disponível para você.
Visto que o Video Builder se encontra em fase beta, as marcas que tiverem interesse precisam fazer uma solicitação ao Google. Após aprovado, você pode iniciar o passo a passo, conforme as etapas descritas abaixo:
Pronto! Após isso, você já pode incorporar os vídeos em seu site ou compartilhá-lo nas redes sociais ou e-mail marketing. Também poderá utilizá-lo como criativo dos seus anúncios no Google Ads ou campanhas de social ads.
Para garantir que suas iniciativas de marketing consigam estabelecer e manter conexões com o público-alvo, é essencial interagir visualmente com ele. Em nossa geração, sabemos que o contexto visual é de alto impacto para empresas de diversos tamanhos e segmentos.
E claro que os vídeos servem exatamente para este propósito.
Por isso, se você tem poucos recursos para criação de audiovisuais ou se está atualmente impedido de produzir vídeos, o Video Builder do YouTube cairá como uma luva em suas mãos.
Além desta solução, conheça a ferramenta gratuita de criação de vídeos do Google Ads, liberada para todos os anunciantes.
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