A gestão de dados e relatórios é uma das principais atividades dos profissionais de marketing digital.
Afinal, são estes dados que permitem ter uma visão clara sobre o desempenho do web marketing. Isto é essencial para a interpretação e otimização das estratégias digitais.
O Analytics é uma das soluções tradicionais para esta análise. Mas, você não precisa mais ficar limitado aos painéis do Google Analytics.
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita desenvolvida para criar relatórios personalizados utilizando dados do Google e de outras fontes.
Neste artigo, vamos apresentar o Google Data Studio, suas funcionalidades e principais vantagens para quem quer investir em marketing inteligente.
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita para criar painéis e dar uma compreensão visual para dados de relatórios. É uma solução bem elaborada para contar histórias interativas com seus dados. O Data Studio está dividido em 3 funções primordiais: conectar os dados, visualizar os dados e obter insights, bem como compartilhar relatórios.
Neste artigo, vamos analisar cada uma delas.
Os dados que o Data Studio utiliza são extraídos de diversas fontes. Por exemplo:
No total, existem mais de 200 conectores que podem ser utilizados no Data Studio, incluindo conectores de código aberto.
Assim, é possível fazer a conexão com praticamente qualquer tipo de dados.
Seu funcionamento é simples: basta criar um painel em branco, adicionar a origem dos dados e fazer a estilização com temas e cores. Você tem à sua disposição diferentes gráficos para serem adicionados, como gráficos em pizza, barra, tabelas dinâmicas, mapas geográficos e muito mais.
Com o Google Data Studio toda aquela gigantesca quantidade de dados que chega até sua empresa pode ser convertida em relatórios atraentes e informativos.
Assim, dados brutos são transformados em histórias convincentes.
Os relatórios são totalmente personalizáveis e permitem edição ilimitada.
Existem diversas visualizações prontas suportadas pelo Data Studio. Algumas foram criadas pelo Google e outras foram desenvolvidas por parceiros.
Depois de selecionar a visualização, ela pode ser personalizada com controles interativos que permitem classificar colunas e paginar tabelas.
Portanto, para começar a mergulhar nestes painéis customizáveis, acesse o Google Data Studio.
Você visualizará alguns modelos prontos que podem ser utilizados para dar os primeiros passos no Data Studio.
Depois de prontos, os relatórios são simples de serem compartilhados. Os privilégios dão permissões específicas para os usuários. Assim, você pode conceder permissão de edição para a equipe que trabalha com você, mas apenas permissão de visualização para os clientes.
As políticas de compartilhamento são flexíveis e garantem a segurança dos dados. Com isso, você pode dar a certos membros da sua equipe a capacidade de compartilhar os relatórios externamente, enquanto permite que outros consigam compartilhar somente dentro de sua empresa.
Você pode compartilhá-los por e-mail ou incorporá-los no seu site, artigos e posts. Além disso, o compartilhamento por e-mail pode ser agendado. Portanto, basta criar uma programação e uma cópia dos seus relatórios será enviada regularmente para você e partes interessadas.
Diga adeus aos relatórios estáticos. Afinal, com o Google Data Studio, você entrega relatórios interativos para seu público. Com os controles do próprio painel, é possível filtrar conteúdo e alterar períodos e dimensões.
No exemplo abaixo, vemos os dados de sessões a partir de buscas orgânicas:
Mas, basta um clique em Social e os dados são automaticamente atualizados:
Seus relatórios de resultados jamais serão os mesmos depois do Data Studio.
Além destes painéis interativos, é possível exportá-los para PDF.
Quer ver alguns modelos compartilhados por profissionais de marketing de todo o mundo? Acesse a página da galeria.
Como o Data Studio beneficia o marketing das empresas de forma prática?
Como vimos até aqui, a ferramenta é fácil de ler e ajuda a compreender os dados. Logo, fica mais fácil tomar decisões acertadas.
Assim, muitos usam o Data Studio para monitorar campanhas de Links Patrocinados, acompanhar o desempenho de alunos e criar modelos de aprendizado de máquina.
Outra vantagem é a possibilidade de selecionar dados brutos e transformá-los em painéis dinâmicos, dando vida às informações.
O Data Studio coloca o controle em suas mãos. Assim, os painéis se tornam modelos flexíveis que podem ser ajustados de acordo com sua necessidade. Você pode inserir imagens e links alimentando ainda mais esta biblioteca de dados.
Deseja que algum dado não seja apresentado? É possível excluir rapidamente o conteúdo de um filtro.
Nunca mais dependa de agendar atualizações periódicas de dados. Afinal, com o Google Data Studio as conexões internas são atualizadas em tempo real. Isto permite alternar rapidamente entre diferentes períodos. E por meio de um serviço de análise de memória integrado aos dados, os resultados são apresentados de forma muito rápida, dispensando a necessidade de esperar a página carregar.
Além disso, você aproveita o trabalho em equipe, uma vez que o Data Studio permite colaboração na geração dos relatórios em tempo real.
Como visto, seus relatórios de dados nunca mais serão os mesmos. Com tantas vantagens, fica difícil resistir aos seus encantos.
E milhões de pessoas em todo o mundo estão fazendo uso desta solução. Desde pequenas empresas até governos escolheram esta solução para tomar decisões baseadas em dados.
No vídeo abaixo conheça alguns detalhes adicionais sobre a ferramenta:
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