O início de um artigo ou post é muito importante. É preciso despertar a curiosidade do usuário para que ele continue a leitura. Mas, a conclusão do post também é crucial em uma estratégia de Inbound Marketing.
Sem dúvida, sem um final poderoso, o trabalho empregado ao longo do texto pode ser desperdiçado.
Mas, de que formas você pode finalizar um artigo?
Vamos considerar algumas técnicas poderosas de conclusão de post. Embora seja possível utilizar a mesma conclusão em todos os artigos, seria melhor variar entre algumas destas opções, levando em consideração o conteúdo de cada blog post.
Então, vamos analisar cada uma destas opções.
Os pontos principais já foram abordados no artigo. Por este motivo, a conclusão não é o melhor lugar para argumentar.
Lembre-se que a conclusão do post deve ser utilizada como um gancho para alguma ação adicional que você espera do leitor.
E, na maioria dos casos, você precisa de poucas palavras para isso.
Apresentar um resumo de tudo o que foi considerado é uma forma de finalizar um artigo de forma satisfatória.
Na verdade, podemos dizer que isto é especialmente interessante quando o artigo é um “guia completo”. Visto que guias trazem muita informação, uma conclusão com um resumo do que foi considerado será bem-vinda.
Apenas tome cuidado para não deixar este resumo muito longo. Como mencionado na Dica 1, poucas palavras, na maioria dos casos, serão suficientes.
Quando finalizar um artigo, é interessante inserir um botão CTA convidando o leitor a realizar uma ação.
Você pode colocar um botão convidando o leitor a conhecer uma solução de sua empresa. Além disso, você pode convidá-lo a se inscrever em uma newsletter e passar a receber atualizações sobre novidades. Outra opção é apresentar um convite para um webinar.
De qualquer forma, a ação sugerida varia de acordo com o conteúdo do artigo.
Por exemplo, vamos imaginar que você possua um curso sobre procrastinação. Neste caso, aproveite a conclusão de qualquer artigo que fale sobre procrastinação para promover este curso.
Alguns temas, por si só, são bastante complexos e precisam de muitas páginas para serem esclarecidos.
Assim, alguns profissionais do Inbound Marketing criam séries de posts em cima de um tema.
Se tiver planos de continuar o tema em outro artigo, isto pode ser destacado na conclusão do post.
Por exemplo: “Mas, como é possível transformar este princípio em uma estratégia prática? Bem, isto é assunto para um próximo artigo”.
Temos outra sugestão: em vez de anunciar o que produzirá em seguida, deixe o suspense no ar. Algo como: “Temos uma novidade surpreendente na próxima semana. Fique atento e não perca!”.
Claro que, se for utilizar uma estratégia assim, você precisa ter um sistema para o leitor se inscrever, como uma newsletter. Assim, ele será avisado quando a novidade for ao ar.
Esta opção deve ser utilizada somente se os comentários do post estiverem ativados.
Se for possível comentar, então, pergunte para os leitores qual é a opinião deles sobre o assunto.
Por exemplo, imagine que você criou um post listando as diversas formas que a psicologia influencia o marketing digital. No final do artigo, escreva algo como: “Será que esqueci de alguma coisa? Se sim, me avise nos comentários e depois eu atualizo o artigo”.
Este convite pode ser tudo o que os leitores precisam para se sentirem estimulados a compartilhar suas ideias.
E uma das vantagens desta abordagem é que o post pode se tornar um fórum de debate onde os leitores se expressam sobre o assunto.
Já reparou como muitos youtubers vivem lembrando seu público de se inscrever no canal, curtir e compartilhar os vídeos?
Sim, na vida agitada que temos, às vezes esquecemos de realizar coisas básicas. Por isso, muitos youtubers reservam alguns segundos dos seus vídeos para lembrar os seguidores de realizar ações simples, mas que fazem toda a diferença.
Portanto, esta é uma linha de ação que você pode adotar em seus blog posts.
Tente algo como: “Você achou este artigo útil? Então, compartilhe-o com seus amigos”.
Trazer um leitor para seu blog não é tarefa fácil. Mas, agora que conseguiu, você deve se esforçar para mantê-lo ali.
Uma das formas de fazer isso é criar um link ao finalizar um artigo. Este link deve levar o leitor para conteúdo relacionado.
Esta estratégia costuma funcionar. Afinal, é comum as pessoas ficarem propensas a obter mais informações sobre o assunto depois de uma leitura.
O fim não precisa ser o fim. Na verdade, pode ser o começo. Pensando desta maneira, você pode utilizar as conclusões para estimular os leitores a continuarem no seu site ou realizar outra ação importante para sua empresa.
E por falar em continuar no site, o que acha de continuar com a gente e ler um artigo diretamente relacionado com este tema: Qual o tamanho ideal dos posts?
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