A evolução do Google Ads com o passar dos anos

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O Google Ads é uma ferramenta de publicidade e performance que teve durante o seu período de existência 308 atualizações, isso para ficar alinhado com novas tecnologias e recursos. Percebe-se no gráfico que o Google Ads vem desde 2015 crescendo consistentemente ano após ano em número de atualizações e novos recursos.

Entre o ano de 2000 até 2022 o Google Ads teve um total de 308 atualizações, sendo que 255 foram de forma direta na plataforma e 53 ocorreram em serviços externos, como por exemplo o Google Analytics e SalesForce que passaram de alguma forma a influenciar no Google Ads.

Durante 22 anos de Google Ads catalogamos que a plataforma teve atualizações que transitaram em 13 segmentos, sendo que Anúncios e Métricas/Lances tiveram 89 e 47 atualizações respectivamente, quase 50%

Para saber especificamente cada uma das atualizações, veja abaixo na linda do tempo:


2000

O Google testa um sistema de publicidade conhecido como Patrocínios Premium. O dia 23 de outubro de 2000 marca o lançamento do Google AdWords. No dia de sua estreia, o GA conta com apenas 350 anunciantes.


2001

A pesquisa de imagens do Google é lançada.


2002

O sistema de lances CPC (Custo Por Clique) é introduzido.


2003

lançamento google adsense

É lançado o Google AdSense, programa de publicidade que amplia o alcance dos anúncios do Google.


2005

Lançamento do Google Analytics

Lançamento do Google Analytics, ferramenta para monitorar a atuação online, incluindo os anúncios no Google.

Introdução do índice de qualidade

Introdução do índice de qualidade que avalia relevância dos anúncios.


2007

Os primeiros anúncios em vídeo no YouTube são apresentados.

Os primeiros anúncios em vídeo no YouTube são apresentados.

lançamento google adsense para celular

É lançado o Google AdSense para celular. O serviço de anúncios é destinado aos sites criados especificamente para celulares.

Surgem os anúncios de Gadget, um formato visualmente atraente que utiliza imagens, áudio, vídeo e muito mais.

Lançamento do relatório de desempenho em sites

O Relatório de Desempenho em Sites é lançado para a rede de conteúdo.

Lançamento da página visão geral

Anunciantes veem pela primeira vez a página “Visão Geral” que reúne as métricas mais importantes.


2008

Google compra Doubleclick

O Google adquire a empresa DoubleClick por US$ 3.1 bilhões.

Tempo de carregamento fator índice de qualidade

Google incorpora um novo fator no Índice de Qualidade: o tempo de carregamento da página de destino.

Nova campanha online

Um novo tipo de campanha é inaugurado: Nova Campanha Online. Ela combina campanhas segmentadas por palavras-chave e por canal.

A ferramenta de palavras-chave começa a apresentar o número aproximado de consultas dos termos no Google.

A ferramenta de palavras-chave começa a apresentar o número aproximado de consultas dos termos no Google.

Google Maps exibe anúncios de texto.

Google Maps exibe anúncios de texto.

É lançado o Google Insights for Search, ferramenta semelhante ao Google Trends.

É lançado o Google Insights for Search, ferramenta semelhante ao Google Trends.

A métrica Lance de Primeira Página aparece pela primeira vez nas estatísticas dos grupos de anúncios.

A métrica Lance de Primeira Página aparece pela primeira vez nas estatísticas dos grupos de anúncios.

criador de anúncios de exibição

Google lança o “Criador de anúncios de exibição”, uma ferramenta voltada para anúncios gráficos.

central de otimização

A Central de Otimização é lançada e começa a apresentar dicas de otimização direcionadas ao seu segmento de negócio.


2009

lançamento doubleclick ad exchange

É lançado o DoubleClick Ad Exchange, serviço de compra e venda de publicidade que funciona em tempo real.

anúncios de texto google imagens

Anúncios de texto aparecem na busca de imagens do Google.

criador de anúncios gráficos

Criador de Anúncios Gráficos do AdWords começa a permitir personalização de anúncios de vídeo.

YouTube divulga novas categorias para campanhas segmentadas por canal.

YouTube divulga novas categorias para campanhas segmentadas por canal.

AdPlanner ganha audiências pré-definidas.

AdPlanner ganha audiências pré-definidas. Elas apresentam os dados das 21 audiências mais procuradas.

nova interface beta google adwords

Uma nova interface do Google AdWords é lançada após meses na versão beta.

Metas e transações do analytics importadas no google adwords

Metas e Transações do Analytics podem ser importadas para o Google AdWords. É um recurso que permite acompanhar o ROI sem precisar instalar o Acompanhamento de Conversões.

A rede social Orkut começa a veicular os primeiros anúncios animados flash e GIF.

A rede social Orkut começa a veicular os primeiros anúncios animados flash e GIF do Google AdWords.

Um novo tipo de anúncio torna-se disponível no Criador de Anúncios Gráficos. Eles são chamados de “Elegantes” e permitem a criação de anúncios gráficos em poucos minutos.

Um novo tipo de anúncio torna-se disponível no Criador de Anúncios Gráficos. Eles são chamados de “Elegantes” e permitem a criação de anúncios gráficos em poucos minutos.

Exibir anúncios localmente se torna mais relevante com o surgimento das extensões de anúncios locais.

Exibir anúncios localmente se torna mais relevante com o surgimento das extensões de anúncios locais.

lançada guia oportunidades

A guia Oportunidades é lançada no Google AdWords, um local para encontrar diversas dicas para suas campanhas publicitárias.

AdPlacements é a novidade do AdPlanner.

AdPlacements é a novidade do AdPlanner. Com este recurso, é possível selecionar seções específicas dentro dos sites para exibir os anúncios.

É lançado em todo o mundo os Links Adicionais para Anúncios.

É lançado em todo o mundo os Links Adicionais para Anúncios. Assim, é possível incluir em um anúncio diversos links apontando para diferentes páginas do site anunciante.

Google lança cupom de 70 reais

Google AdWords lança um programa de parcerias. Por meio deste programa, agências podem oferecer um cupom de R$ 70,00 para os clientes começarem a anunciar na plataforma.

lançamento google translator toolkit

Empresas que anunciam para vários idiomas são presenteados com o Google Translator Toolkit, uma ferramenta que permite traduzir anúncios de forma simples e rápida.

O endereço m.google.com torna-se disponível para usuários de celular. O Google também começa a oferecer anúncios para celulares.

O endereço m.google.com torna-se disponível para usuários de celular. O Google também começa a oferecer anúncios para celulares.

Google adquire AdMob

Google adquire a AdMob, plataforma que facilita a geração de receita nos aplicativos por meio de anúncios para celular.

O Remarketing chega à rede de conteúdo, permitindo exibir anúncios personalizados para quem já teve contato com o site do anunciante.

O Remarketing chega à rede de conteúdo, permitindo exibir anúncios personalizados para quem já teve contato com o site do anunciante.

novos níveis de acesso no google adwords

Novos níveis de acesso são lançados no Google AdWords: somente leitura e somente por e-mail.

O novo Programa de Certificação do Google AdWords é lançado e substitui o Google Advertising Professionals.

O novo Programa de Certificação do Google AdWords é lançado e substitui o Google Advertising Professionals.

Novo formato de anúncio começa a aparecer na página de logout do Orkut.

Novo formato de anúncio do Google AdWords começa a aparecer na página de logout do Orkut.

O Orkut começa a veicular anúncios em vídeo.

O Orkut começa a veicular anúncios em vídeo do Google AdWords.

Os anúncios locais são melhorados com a exibição de números de telefone em celulares.

Os anúncios locais são melhorados com a exibição de números de telefone em celulares.

Um novo nome entra no cenário dos anúncios na internet: a Rede de Display

Um novo nome entra no cenário dos anúncios na internet: a Rede de Display (anteriormente conhecida como rede de conteúdo).

A ferramenta de palavras-chave atualizada é apresentada para anunciantes.

A ferramenta de palavras-chave atualizada é apresentada para anunciantes. Com isso, são unidas duas ferramentas do Google: “Ferramenta de palavras-chave” e “Ferramenta de palavras-chave com base em pesquisa”.

Google lança as Experiências de campanha (ACE), uma ferramenta gratuita que facilita o teste do impacto das alterações em elementos e configurações de anúncios.

Google lança as Experiências de campanha (ACE), uma ferramenta gratuita que facilita o teste do impacto das alterações em elementos e configurações de anúncios.

Lançamento do orçamento mensal.

Lançamento do orçamento mensal. A cobrança é possível quando o orçamento diário permanecer inalterado durante todo o mês.

Ferramenta Global Market Finder é lançada

Ferramenta Global Market Finder é lançada, ajudando anunciantes a encontrar novos mercados em outros países.


2011

O programa WebExpert começa a dar treinamento e suporte em Google AdWords para agências e profissionais de web marketing.

O programa WebExpert começa a dar treinamento e suporte em Google AdWords para agências e profissionais de web marketing.

Otimizar Para Conversões é uma nova opção de rotação de anúncios no Google.

Otimizar Para Conversões é uma nova opção de rotação de anúncios no Google.

A segmentação da Rede de Display ganha um novo membro: a segmentação por tópicos.

A segmentação da Rede de Display ganha um novo membro: a segmentação por tópicos.

O Google comunica o lançamento do AdWords Express. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar especialmente as empresas locais a criarem e gerenciarem campanhas online

O Google comunica o lançamento do AdWords Express. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar especialmente as empresas locais a criarem e gerenciarem campanhas online.

Links Patrocinados começam a exibir botão +1, onde os usuários podem recomendar os anúncios na rede social Google+.

Links Patrocinados começam a exibir botão +1, onde os usuários podem recomendar os anúncios na rede social Google+.

Google começa a exibir anúncios em pré-visualizações do Google Instant.

Google começa a exibir anúncios em pré-visualizações do Google Instant.

lançamento da segmentação por tablets

A seção “Redes e dispositivos” ganha uma nova opção: segmentação para tablets.

Lançamento dos sitelinks incorporados.

Lançamento dos sitelinks incorporados.

lançamento das categorias de interesse

Depois de 2 anos em fase beta, as categorias de interesse são lançadas mundialmente para a Rede de Display.

Uma nova segmentação para relatórios fica disponível: Parte superior x lateral.

Uma nova segmentação para relatórios fica disponível: Parte superior x lateral.

O Google Shopping é lançado.

O Google Shopping é lançado.

Em fase beta anúncios dinâmicos são lançados na rede de pesquisa.

Em fase beta, os anúncios dinâmicos são lançados na rede de pesquisa. Este formato de anúncio utiliza o conteúdo das páginas para segmentar os anúncios de acordo com as pesquisas.

Anúncios que eram exibidos na parte lateral do Google podem ser exibidos na parte inferior dos resultados.

Anúncios que eram exibidos na parte lateral do Google podem ser exibidos na parte inferior dos resultados.


2012

Os limites de campanhas são aumentados: 10.000 campanhas por conta, 3 milhões de palavras-chave por conta e 20.000 grupos de anúncio por campanha.

Os limites de campanhas são aumentados: 10.000 campanhas por conta, 3 milhões de palavras-chave por conta e 20.000 grupos de anúncio por campanha.

As correspondências de frase e exata passam a incluir erros ortográficos, plural e variantes próximas.

As correspondências de frase e exata passam a incluir erros ortográficos, plural e variantes próximas.

Google lança extensões de ofertas

Google Adwords lança extensões de ofertas, um sitelink que adiciona uma linha extra aos Links Patrocinados com uma oferta ou promoção especial.

Google lança extensões de aplicativos

Nasce a extensão para aplicativos nos anúncios do Google. Com ela, o usuário faz download do aplicativo sem precisar visitar o site do anunciante.

google divulga segmentação por aeroporto

O Google divulga a segmentação por aeroporto, permitindo que passageiros que aguardam seus voos sejam alcançados com anúncios específicos.

Lançamento relatório informações sobre leilões

Surge o relatório de informações sobre leilões. O anunciante consegue acompanhar o desempenho das palavras-chave com os concorrentes que participam dos mesmos leilões.

São lançados os anúncios de pesquisa dinâmicos

São lançados os anúncios de pesquisa dinâmicos – anúncios criados de acordo com o conteúdo das páginas de destino dos anunciantes.

Para auxiliar as marcas a divulgar seus negócios por meio de vídeos, o Google lança o AdWords Para Vídeos.

Para auxiliar as marcas a divulgar seus negócios por meio de vídeos, o Google lança o AdWords Para Vídeos.


2013

São lançadas as Campanhas Avançadas que permitem que os anunciantes gerenciem sua publicidade de forma simples e unificada em um mundo multi-telas.

São lançadas as Campanhas Avançadas que permitem que os anunciantes gerenciem sua publicidade de forma simples e unificada em um mundo multi-telas.

Google Ads começa a utilizar estratégias de lances flexíveis

Google Ads começa a utilizar estratégias de lances flexíveis que permitem trabalhar lances manuais e automáticos dentro de uma mesma campanha. As primeiras estratégias são: CPC Otimizado, Localização de Página Segmentada Para Pesquisa, CPA Desejado e Maximizar Cliques.

O Planejador de Palavras-chave é lançado oficialmente.

O Planejador de Palavras-chave é lançado oficialmente. A ferramenta encontra listas de palavras-chave, estima tráfego e define o melhor orçamento.

Surge o Google Partners.

Surge o Google Partners. Com ele a prova de certificação se torna gratuita e novos requisitos passam a ser exigidos.

O Remarketing é estendido para a rede de pesquisa.

O Remarketing é estendido para a rede de pesquisa. Os anunciantes podem exibir anúncios no Search para pessoas que já tiveram contato com o site da empresa.

É anunciado o Total de Conversões Estimadas.

É anunciado o Total de Conversões Estimadas. A ferramenta fornece estimativas de conversão nos anúncios do Google a partir de diversos dispositivos.

Nova versão do Google Maps começa a exibir anúncios abaixo da caixa de pesquisa.

Nova versão do Google Maps começa a exibir anúncios abaixo da caixa de pesquisa. Os anúncios ficam disponíveis para anunciantes que utilizam extensões de local nas campanhas.


2014

Introdução dos sitelinks dinâmicos.

Introdução dos sitelinks dinâmicos. São linhas adicionais de sitelinks geradas de forma automática e dinâmica pelo Google, levando em consideração as pesquisas dos usuários.

Links Patrocinados começam a exibir avaliações de usuários baseadas em pesquisas de consumo.

Links Patrocinados começam a exibir avaliações de usuários baseadas em pesquisas de consumo. As notas exibidas não são clicáveis.

Lançada a extensão de frase de chamariz.

Lançada a extensão de frase de chamariz. São frases não-clicáveis que trazem informações adicionais sobre a empresa e produtos anunciados.

O Google lança os personalizadores de anúncios que permitem criar centenas de variações de um mesmo anúncio de acordo com a pesquisa do usuário.

O Google lança os personalizadores de anúncios que permitem criar centenas de variações de um mesmo anúncio de acordo com a pesquisa do usuário.


2015

O Planejador de Palavras-chave começa a permitir comparação de desempenho com a concorrência e com os 5 principais líderes do mercado.

O Planejador de Palavras-chave começa a permitir comparação de desempenho com a concorrência e com os 5 principais líderes do mercado.

Google anuncia fim da licitação do Custo por Mil Impressões que passa a ser substituído pelo CPM Visível (vCPM) na Rede de Display.

Google anuncia fim da licitação do Custo por Mil Impressões que passa a ser substituído pelo CPM Visível (vCPM) na Rede de Display.

Google lança as Campanhas Universais de Aplicativos.

Google lança as Campanhas Universais de Aplicativos. Com estas campanhas, os anúncios chegam automaticamente a todas as redes mobile do Google, incluindo rede de pesquisa, AdMob, Rede de Display, YouTube e Google Play.

Ferramenta Simulador de CPA Desejado é lançada. O objetivo é ver o impacto que um ajuste no CPA pode trazer sobre o número de conversões.

Ferramenta Simulador de CPA Desejado é lançada. O objetivo é ver o impacto que um ajuste no CPA pode trazer sobre o número de conversões.

Os anúncios da rede de pesquisa são aprimorados com os snippets estruturados.

Os anúncios da rede de pesquisa são aprimorados com os snippets estruturados. Com este recurso adicional, os usuários têm uma prévia mais detalhada do que vão encontrar no site.

A Rede de Display ganha Objetivos de Marketing com indicação dos recursos que funcionam melhor de acordo com a escolha.

A Rede de Display ganha Objetivos de Marketing com indicação dos recursos que funcionam melhor de acordo com a escolha.

lançado o editor de relatórios

É lançado o Editor de Relatórios. A ferramenta permite criar relatórios gráficos e tabelas multidimensionais de forma rápida com o recurso “arrastar e soltar”.

Os dados das campanhas de vídeos TrueView são unificados às demais campanhas na interface principal do Google Adwords.

Os dados das campanhas de vídeos TrueView são unificados às demais campanhas na interface principal do Google Adwords.

Na mesma linha de anúncios em vídeo, o Google Shopping começa a veicular anúncios TrueView.

Na mesma linha de anúncios em vídeo, o Google Shopping começa a veicular anúncios TrueView.

lançamento do customer match

No Advertising Week, em Nova York, é anunciada uma nova ferramenta de publicidade personalizada. É o Customer Match que permite fazer upload das listas de e-mail para anúncios mais segmentados.

Um simulador de ajuste de lance é lançado exclusivamente para dispositivos móveis. Assim, os anunciantes podem ver como uma alteração nos lances afetam o desempenho nas campanhas.

Um simulador de ajuste de lance é lançado exclusivamente para dispositivos móveis. Assim, os anunciantes podem ver como uma alteração nos lances afetam o desempenho nas campanhas.

O Google confirma que o volume de pesquisas em dispositivos móveis superou o volume de pesquisas em computadores pela 1ª vez em 10 países.

O Google confirma que o volume de pesquisas em dispositivos móveis superou o volume de pesquisas em computadores pela 1ª vez em 10 países.

Os anúncios nativos do Gmail se tornam disponíveis para todos os anunciantes.

Os anúncios nativos do Gmail se tornam disponíveis para todos os anunciantes.


2016

Aplicativo do Google AdWords é lançado para iOS.

Aplicativo do Google AdWords é lançado para iOS.

Com a inteligência artificial cada vez mais popular, Google Assistant é revelado durante o evento Google I/O.

Com a inteligência artificial cada vez mais popular, Google Assistant é revelado durante o evento Google I/O.

O Google elimina anúncios de texto laterais, uma iniciativa ousada em direção a uma abordagem mais voltada para o mobile.

O Google elimina anúncios de texto laterais, uma iniciativa ousada em direção a uma abordagem mais voltada para o mobile.

São lançadas as estratégias de lances de portfólio.

São lançadas as estratégias de lances de portfólio.

Os anúncios de texto expandido, maiores e otimizados para mobile, tornam-se disponíveis para anunciantes em todo o mundo.

Os anúncios de texto expandido, maiores e otimizados para mobile, tornam-se disponíveis para anunciantes em todo o mundo.

A plataforma de anúncios do Google lança os Rascunhos e Experiências que permite analisar alterações e testar mudanças nas campanhas.

A plataforma de anúncios do Google lança os Rascunhos e Experiências que permite analisar alterações e testar mudanças nas campanhas.

Adicionando um ID de pedido no acompanhamento de conversões, o anunciante não corre o risco de ter conversões duplicadas do mesmo dispositivo.

Adicionando um ID de pedido no acompanhamento de conversões, o anunciante não corre o risco de ter conversões duplicadas do mesmo dispositivo.

É lançada a integração do Google Ads e Firebase o que oferece mais detalhes sobre como o público-alvo usa os aplicativos.

É lançada a integração do Google Ads e Firebase o que oferece mais detalhes sobre como o público-alvo usa os aplicativos.

Outra integração é anunciada: desta vez, entre o Google e o sistema de CRM, Salesforce. O objetivo é acompanhar todas as etapas do processo de vendas.

Outra integração é anunciada: desta vez, entre o Google e o sistema de CRM, Salesforce. O objetivo é acompanhar todas as etapas do processo de vendas.

Os anúncios TrueView in-display passam a ser chamados de anúncios TrueView Video Discovery.

Os anúncios TrueView in-display passam a ser chamados de anúncios TrueView Video Discovery.

O Google disponibiliza as Extensões de Preços. Agora as empresas podem divulgar valores de serviços e produtos diretamente nos anúncios.

O Google disponibiliza as Extensões de Preços. Agora as empresas podem divulgar valores de serviços e produtos diretamente nos anúncios.

O Editor de Relatórios é atualizado e começa a apresentar dados sobre campanhas do Google Shopping e vídeos.

O Editor de Relatórios é atualizado e começa a apresentar dados sobre campanhas do Google Shopping e vídeos.

O Remarketing é ampliado e passa a incluir os parceiros de pesquisa.

O Remarketing é ampliado e passa a incluir os parceiros de pesquisa.

É lançada a Meta de Desempenho que permite definir objetivos numéricos às campanhas e depois acompanhar os resultados.

É lançada a Meta de Desempenho que permite definir objetivos numéricos às campanhas e depois acompanhar os resultados.

Os anúncios em dispositivos móveis ganham as extensões de mensagem. Clicando no ícone da extensão, o usuário pode entrar em contato com a empresa por meio de uma mensagem de texto.

Os anúncios em dispositivos móveis ganham as extensões de mensagem. Clicando no ícone da extensão, o usuário pode entrar em contato com a empresa por meio de uma mensagem de texto.

As extensões de preço são atualizadas e se tornam cartões deslizantes. Com isso, as extensões ficam mais interativas e apresentam uma maior quantidade de itens.

As extensões de preço são atualizadas e se tornam cartões deslizantes. Com isso, as extensões ficam mais interativas e apresentam uma maior quantidade de itens.

O Google Ads permite adicionar Listas de Público-alvo no nível da campanha.

O Google Ads permite adicionar Listas de Público-alvo no nível da campanha.


2017

Listas de palavras-chave negativas começam a ser compartilhadas com outras contas Google AdWords vinculadas à conta de administrador.

Listas de palavras-chave negativas começam a ser compartilhadas com outras contas Google AdWords vinculadas à conta de administrador.

As extensões de chamadas são automaticamente adicionadas aos anúncios em algumas situações.

As extensões de chamadas são automaticamente adicionadas aos anúncios em algumas situações.

Os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa passam a utilizar feeds para melhor segmentar os Links Patrocinados.

Os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa passam a utilizar feeds para melhor segmentar os Links Patrocinados.

As janelas padrão das conversões de visualização são atualizadas, passando de 30 para 1 dia. Isto significa que apenas as conversões que ocorrem no prazo de um dia, a partir da impressão do anúncio, são computadas.

As janelas padrão das conversões de visualização são atualizadas, passando de 30 para 1 dia. Isto significa que apenas as conversões que ocorrem no prazo de um dia, a partir da impressão do anúncio, são computadas.

A Inteligência Artificial começa a ser utilizada para criar as Campanhas Inteligentes da Rede de Display.

A Inteligência Artificial começa a ser utilizada para criar as Campanhas Inteligentes da Rede de Display.

O Google oferece a opção Maximizar Conversões entre os lances inteligentes.

O Google oferece a opção Maximizar Conversões entre os lances inteligentes.

Públicos-alvo Semelhantes são estendidos para as listas de Remarketing da rede de pesquisa (RLSA).

Públicos-alvo Semelhantes são estendidos para as listas de Remarketing da rede de pesquisa (RLSA).

A segmentação Público-alvo no Mercado é estendida para a rede de pesquisa.

A segmentação Público-alvo no Mercado é estendida para a rede de pesquisa.

O Relatório da Experiência Com Anúncios fica disponível para propriedades verificadas no Google Search Console. Com ele, o Google indica se houve experiências negativas com os anúncios.

O Relatório da Experiência Com Anúncios fica disponível para propriedades verificadas no Google Search Console. Com ele, o Google indica se houve experiências negativas com os anúncios.

Google AdWords adiciona um ajuste de lance específico para as chamadas telefônicas. Trata-se das Interações (Ajustes de Chamada).

Google AdWords adiciona um ajuste de lance específico para as chamadas telefônicas. Trata-se das Interações (Ajustes de Chamada).

Google apresenta o relatório “Parcela de Impressões Absolutas na Parte Superior”. Ele mostra a frequência com que anúncios aparecem nas posições de maior destaque no Google Shopping.

Google apresenta o relatório “Parcela de Impressões Absolutas na Parte Superior”. Ele mostra a frequência com que anúncios aparecem nas posições de maior destaque no Google Shopping.

É lançado o Relatório de Avaliação de Páginas de Destino que aponta páginas de destino que precisam ser otimizadas em dispositivos móveis.

É lançado o Relatório de Avaliação de Páginas de Destino que aponta páginas de destino que precisam ser otimizadas em dispositivos móveis.

Google AdWords começa a suportar apenas duas opções de rotação de anúncios: Otimizar e Não Otimize (Alternar Indefinidamente).

Google AdWords começa a suportar apenas duas opções de rotação de anúncios: Otimizar e Não Otimize (Alternar Indefinidamente).

Anúncios Somente Para Chamadas passam a exibir extensões de local, frases de destaque e snippets estruturados.

Anúncios Somente Para Chamadas passam a exibir extensões de local, frases de destaque e snippets estruturados.

A Nova Experiência do Google Ads, após ser testada gradativamente, é liberada para anunciantes de todo o globo.

A Nova Experiência do Google Ads, após ser testada gradativamente, é liberada para anunciantes de todo o globo.

Google comunica que, em alguns dias do mês, poderá gastar o dobro do orçamento diário definido pelo anunciante.

Google comunica que, em alguns dias do mês, poderá gastar o dobro do orçamento diário definido pelo anunciante.

Remarketing Dinâmico fica disponível para anúncios no Gmail.

Remarketing Dinâmico fica disponível para anúncios no Gmail.

Anúncios no YouTube ganham suporte às Extensões de Local e Conversões em Visita à Loja. Com isso, é possível visualizar endereço físico, mapa, rotas e horário de atendimento.

Anúncios no YouTube ganham suporte às Extensões de Local e Conversões em Visita à Loja. Com isso, é possível visualizar endereço físico, mapa, rotas e horário de atendimento.

Google Ads lança uma nova categoria de público-alvo: a Intenção Personalizada.

Google Ads lança uma nova categoria de público-alvo: a Intenção Personalizada.


2018

É lançado o Shopping Actions

É lançado o Shopping Actions – uma solução do varejo online onde os anunciantes não pagam por cliques ou impressões, mas por vendas (pay-per-sale).

O Google atualiza as políticas de publicidade e proíbe anúncios de criptomoedas.

Google atualiza as políticas de publicidade e proíbe anúncios de criptomoedas.

O público-alvo de intenção personalizada é estendido para o YouTube.

O público-alvo de intenção personalizada é estendido para o YouTube.

Google apresenta um novo formato de vídeo: TrueView For Reach.

Google apresenta um novo formato de vídeo: TrueView For Reach.

Google começa a exibir anúncios responsivos na rede de pesquisa.

Google começa a exibir anúncios responsivos na rede de pesquisa. Com este formato é possível exibir mais texto do que os anúncios tradicionais.

O Google AdWords é rebatizado sob uma nova marca: Google Ads.

Google AdWords é rebatizado sob uma nova marca: Google Ads. Outras ferramentas da família Google são reunidas e reorganizadas. Com isso, nasce o Google Marketing Platform e o Google Ad Manager.

Campanhas Inteligentes (Smart Campaign) é a primeira solução lançada sob a nova marca, Google Ads. Trata-se de uma solução desenvolvida especialmente para pequenas empresas.

Campanhas Inteligentes (Smart Campaign) é a primeira solução lançada sob a nova marca, Google Ads. Trata-se de uma solução desenvolvida especialmente para pequenas empresas.

Google lança Video Experiments, Video Creative Analytics e YouTube Director Mix. É uma suíte de criação que avalia diferentes elementos dos anúncios em vídeo no YouTube.

Google lança Video Experiments, Video Creative Analytics e YouTube Director Mix. É uma suíte de criação que avalia diferentes elementos dos anúncios em vídeo no YouTube.

Surge um novo relatório: o Relatório Por Loja que avalia as visitas presenciais em cada uma das lojas físicas do anunciante.

Surge um novo relatório: o Relatório Por Loja que avalia as visitas presenciais em cada uma das lojas físicas do anunciante.

Google Ads e Analytics se juntam para lançar o Relatório de Dispositivos Diferentes. O relatório apresenta uma visão completa da jornada de conversão dos clientes em diferentes dispositivos.

Google Ads e Analytics se juntam para lançar o Relatório de Dispositivos Diferentes. O relatório apresenta uma visão completa da jornada de conversão dos clientes em diferentes dispositivos.

Surge o Indicador de Força de Anúncio, uma ferramenta que apresenta o impacto dos anúncios responsivos durante o seu processo de criação.

Surge o Indicador de Força de Anúncio, uma ferramenta que apresenta o impacto dos anúncios responsivos durante o seu processo de criação.

Google Ads anuncia a substituição dos Anúncios Responsivos pelos Anúncios Gráficos Responsivos que passa a ser a opção padrão da Rede de Display.

Google Ads anuncia a substituição dos Anúncios Responsivos pelos Anúncios Gráficos Responsivos que passa a ser a opção padrão da Rede de Display.

Google apresenta um programa de verificação para garantir que apenas serviços legítimos de suporte técnico sejam veiculados nos Links Patrocinados.

Google apresenta um programa de verificação para garantir que apenas serviços legítimos de suporte técnico sejam veiculados nos Links Patrocinados.

Surge um novo relatório: Páginas de Destino dos Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa.

Surge um novo relatório: Páginas de Destino dos Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa.

Surge o carrossel de produtos do Google Shopping – um grupo de imagens que é ativado quando o usuário clica na imagem principal do anúncio.

Surge o carrossel de produtos do Google Shopping – um grupo de imagens que é ativado quando o usuário clica na imagem principal do anúncio.

Os anúncios de demonstração (Showcase) passam a exibir vídeos publicitários.

Os anúncios de demonstração (Showcase) passam a exibir vídeos publicitários.

Os vídeos verticais são lançados. O objetivo é aproveitar todo o espaço da tela dos dispositivos móveis.

Os vídeos verticais são lançados. O objetivo é aproveitar todo o espaço da tela dos dispositivos móveis.

Google Ads comunica que as estratégias de lances inteligentes começam a incluir leilões nos sites parceiros de pesquisa.

Google Ads comunica que as estratégias de lances inteligentes começam a incluir leilões nos sites parceiros de pesquisa.

Novos credenciamentos MRC são alcançados pelo Google Ads

Novos credenciamentos MRC são alcançados pelo Google Ads, incluindo métricas de anúncios em vídeo, publicidade em computadores e dispositivos móveis.

Extensões de local no YouTube começam a exibir os próximos horários de filmes, apresentações em cinemas e próximos horários de voos.

Extensões de local no YouTube começam a exibir os próximos horários de filmes, apresentações em cinemas e próximos horários de voos.

As campanhas no Google permitem segmentar uma nova categoria: dispositivos que transmitem conteúdo de TV.

As campanhas no Google permitem segmentar uma nova categoria: dispositivos que transmitem conteúdo de TV.

Extensões de mensagem ganham novas funcionalidades: encaminhamento de e-mail, resposta automática e conversões nos relatórios.

Extensões de mensagem ganham novas funcionalidades: encaminhamento de e-mail, resposta automática e conversões nos relatórios.

As classificações de vendedor deixam de ser exibidas de acordo com avaliações globais. Com uma nova atualização, elas estão focadas em avaliações locais.

As classificações de vendedor deixam de ser exibidas de acordo com avaliações globais. Com uma nova atualização, elas estão focadas em avaliações locais.

Um novo fluxo de criação de campanhas é introduzido. Nele, o anunciante define primeiramente a meta e somente depois o tipo de campanha e opções.

Um novo fluxo de criação de campanhas é introduzido. Nele, o anunciante define primeiramente a meta e somente depois o tipo de campanha e opções.

As posições de anúncios ganham 4 novas métricas: Impr. (topo absoluto), Impr. (topo), QI de pesquisa (topo absoluto) e QI de pesquisa (topo).

As posições de anúncios ganham 4 novas métricas: Impr. (topo absoluto), Impr. (topo), QI de pesquisa (topo absoluto) e QI de pesquisa (topo).

Google divulga o conjunto de anúncios (pods) do YouTube. Os pods são vídeos publicitários agrupados em dupla e exibidos em sequência.

Google divulga o conjunto de anúncios (pods) do YouTube. Os pods são vídeos publicitários agrupados em dupla e exibidos em sequência.

A família dos Lances Inteligentes ganha um novo membro: a Parcela de Impressões Desejada.

A família dos Lances Inteligentes ganha um novo membro: a Parcela de Impressões Desejada.

É introduzida uma nova extensão para anúncios em vídeo: extensão de chamadas à ação (call-to-action).

É introduzida uma nova extensão para anúncios em vídeo: extensão de chamadas à ação (call-to-action).

É divulgado o lançamento da Prospecção Dinâmica Com Feeds de Produtos. O recurso utiliza feeds para exibir produtos mais relevantes de acordo com as pesquisas dos usuários.

É divulgado o lançamento da Prospecção Dinâmica Com Feeds de Produtos. O recurso utiliza feeds para exibir produtos mais relevantes de acordo com as pesquisas dos usuários.

Rede de Display começa a aceitar pagamentos por conversões, além dos tradicionais custo por clique e por impressões.

Rede de Display começa a aceitar pagamentos por conversões, além dos tradicionais custo por clique e por impressões.


2019

O Google Manufacturer Center apresenta a seção “Do Fabricante” que traz mais detalhes do produto, sem a necessidade de visitar o site do fabricante.

O Google Manufacturer Center apresenta a seção “Do Fabricante” que traz mais detalhes do produto, sem a necessidade de visitar o site do fabricante.

YouTube lança anúncios de 15 segundos não-puláveis.

YouTube lança anúncios de 15 segundos não-puláveis.

A estratégia de lances Maximizar Conversões é estendida para o TrueView For Action.

A estratégia de lances Maximizar Conversões é estendida para o TrueView For Action.

A métrica Parcela de Cliques passa a fazer parte da rede de pesquisa.

A métrica Parcela de Cliques passa a fazer parte da rede de pesquisa.

Google divulga a tecnologia de Acompanhamento Paralelo para a Rede de Display.

Google divulga a tecnologia de Acompanhamento Paralelo para a Rede de Display.

Google Shopping melhora visual dos anúncios e começa a exibir botões “Detalhes”, “Comentários” e “Lojas”.

Google Shopping melhora visual dos anúncios e começa a exibir botões “Detalhes”, “Comentários” e “Lojas”.

Google Ads apresenta relatórios com pontuação de velocidade para páginas de destino em dispositivos móveis.

Google Ads apresenta relatórios com pontuação de velocidade para páginas de destino em dispositivos móveis.

Ferramenta Força do Anúncio é lançada nos anúncios gráficos responsivos. Com ela é possível avaliar a relevância dos ativos utilizados nos anúncios.

Ferramenta Força do Anúncio é lançada nos anúncios gráficos responsivos. Com ela é possível avaliar a relevância dos ativos utilizados nos anúncios.

Anúncios somente para chamadas ficam maiores com 2 cabeçalhos em vez de 1, além de linhas de descrição com até 90 caracteres.

Anúncios somente para chamadas ficam maiores com 2 cabeçalhos em vez de 1, além de linhas de descrição com até 90 caracteres.

Primeira versão da API do Google Ads é lançada, substituindo a anterior API AdWords.

Primeira versão da API do Google Ads é lançada, substituindo a anterior API AdWords.

É apresentado o Planejador de Orçamentos que exibe uma previsão de gastos e ajuda na gestão de orçamentos.

É apresentado o Planejador de Orçamentos que exibe uma previsão de gastos e ajuda na gestão de orçamentos.

Google Ads lança o Gerenciador de Políticas, reforçando seu compromisso em ajudar anunciantes a estar em conformidade com diretrizes de anúncios.

Google Ads lança o Gerenciador de Políticas, reforçando seu compromisso em ajudar anunciantes a estar em conformidade com diretrizes de anúncios.

Surgem os anúncios pré-registro, um formato voltado para a fase pré-lançamento dos apps.

Surgem os anúncios pré-registro, um formato voltado para a fase pré-lançamento dos apps.

O Planejador de Palavras-chave ganha novos recursos: mais palavras sementes, ideias agrupadas, nova coluna sobre concorrência e sugestões de orçamento diário.

O Planejador de Palavras-chave ganha novos recursos: mais palavras sementes, ideias agrupadas, nova coluna sobre concorrência e sugestões de orçamento diário.

Os lances inteligentes ganham três novos sinais: Classificações de App Para Dispositivos Móveis, Competitividade de Preços e Periodicidade.

Os lances inteligentes ganham três novos sinais: Classificações de App Para Dispositivos Móveis, Competitividade de Preços e Periodicidade.

Campanhas para divulgar aplicativos começam a aceitar estratégia de lances ROAS Desejado.

Campanhas para divulgar aplicativos começam a aceitar estratégia de lances ROAS Desejado.

App do Google Ads é atualizado e permite criar anúncios de pesquisa responsivos, definir lances, encontrar palavras-chave e visualizar palavras-chave com baixo desempenho.

App do Google Ads é atualizado e permite criar anúncios de pesquisa responsivos, definir lances, encontrar palavras-chave e visualizar palavras-chave com baixo desempenho.

Google divulga Anúncios Vinculados a Aplicativos Instalados que direcionam as pessoas para as páginas certas dos apps.

Google divulga Anúncios Vinculados a Aplicativos Instalados que direcionam as pessoas para as páginas certas dos apps.

Anúncios de descoberta é o mais novo membro da família de anúncios do Google.

Anúncios de descoberta é o mais novo membro da família de anúncios do Google.

Google Shopping é redesenhado e ganha página inicial personalizada de acordo com anteriores experiências de compra dos usuários. Além disso, passa a oferecer compras online e locais.

Google Shopping é redesenhado e ganha página inicial personalizada de acordo com anteriores experiências de compra dos usuários. Além disso, passa a oferecer compras online e locais.

Google aposenta duas estratégias de lances: “Definir posição na página de pesquisa” e “Parcela de superação desejada”.

Google aposenta duas estratégias de lances: “Definir posição na página de pesquisa” e “Parcela de superação desejada”.

Com a finalidade de monetizar os provedores, o Google Station começa a integrar um inventário de publicidade premium às redes Wi-Fi públicas.

Com a finalidade de monetizar os provedores, o Google Station começa a integrar um inventário de publicidade premium às redes Wi-Fi públicas.

Swirl é novo formato de anúncio gráfico interativo. Ele permite aos usuários interagir com objetos 3D, girando-o em todas as direções.

Swirl é novo formato de anúncio gráfico interativo. Ele permite aos usuários interagir com objetos 3D, girando-o em todas as direções.

São divulgados os anúncios em realidade aumentada no YouTube.

São divulgados os anúncios em realidade aumentada no YouTube.

Links Patrocinados

Google pega pesado contra anúncios invasivos. Um filtro do Chrome começa a bloquear Links Patrocinados considerados invasivos, segundo padrões da coalizão Better Ads.

Google Shopping eleva as avaliações para um novo patamar: a exibição de fotos de clientes nas avaliações de produto é disponibilizada.

Google Shopping eleva as avaliações para um novo patamar: a exibição de fotos de clientes nas avaliações de produto é disponibilizada.

Duas novas configurações de públicos-alvo são apresentados para a rede de pesquisa: “Públicos-alvo no Mercado” e “Informações Demográficas Detalhadas”.

Duas novas configurações de públicos-alvo são apresentados para a rede de pesquisa: “Públicos-alvo no Mercado” e “Informações Demográficas Detalhadas”.

O lance de CPM torna-se disponível para anúncios Masthead no YouTube. Anteriormente, o único lance disponível era o CPD (custo por dia).

O lance de CPM torna-se disponível para anúncios Masthead no YouTube. Anteriormente, o único lance disponível era o CPD (custo por dia).

Google lança a ferramenta Mapa da Conta que tem como finalidade ajudar no gerenciamento de diversas contas, simultaneamente.

Google lança a ferramenta Mapa da Conta que tem como finalidade ajudar no gerenciamento de diversas contas, simultaneamente.

Pontuação de Otimização torna-se disponível nas campanhas do Google Shopping.

Pontuação de Otimização torna-se disponível nas campanhas do Google Shopping.

valor de conversão

Uma nova estratégia de lances inteligentes é lançada: maximizar o valor da conversão.

Google lança os ajustes periódicos dos lances inteligentes.

Google lança os ajustes periódicos dos lances inteligentes. Com este recurso, é possível ajustar a taxa de conversão em determinados períodos do ano.

Pontuação de otimização se torna acessível via app do Google Ads.

Pontuação de otimização se torna acessível via app do Google Ads.

Divulgados Lances Inteligentes para Visitas à Loja.

Divulgados Lances Inteligentes para Visitas à Loja. Com eles, é possível otimizar para visitas presenciais à loja física utilizando as mesmas estratégias de lances das conversões online.

Google comunica atualização dos modelos das campanhas para apps.

Google comunica atualização dos modelos das campanhas para apps. O aprendizado de máquina consegue selecionar as melhores combinações de materiais do criativo para otimizar as conversões.

Masthead do YouTube passa a integrar o time da publicidade na TV.

Masthead do YouTube passa a integrar o time da publicidade na TV.

Pontuação de Otimização é estendida para campanhas da Rede de Display.

Pontuação de Otimização é estendida para campanhas da Rede de Display.


2020

Google Ads anuncia integração com Zapier que facilita transferência de dados de conversão de um sistema CRM.

Google Ads anuncia integração com Zapier que facilita transferência de dados de conversão de um sistema CRM.

Google comunica que entrega acelerada do orçamento não está mais disponível para nenhum tipo de campanha.

Google comunica que entrega acelerada do orçamento não está mais disponível para nenhum tipo de campanha.

Divulgado o compartilhamento contínuo das listas de remarketing.

Divulgado o compartilhamento contínuo das listas de remarketing. O recurso agiliza o processo de compartilhamento com contas de administrador e subcontas.

Novos recursos são adicionados ao app do Google Ads: notificações automáticas quando a pontuação de otimização mudar e modo escuro para comodidade visual.

Novos recursos são adicionados ao app do Google Ads: notificações automáticas quando a pontuação de otimização mudar e modo escuro para comodidade visual.

É lançado um recurso que permite contestar decisões de política de publicidade diretamente no Google Ads.

É lançado um recurso que permite contestar decisões de política de publicidade diretamente no Google Ads.

Google lança a verificação da identidade do anunciante, aumentando a transparência para os usuários.

Google lança a verificação da identidade do anunciante, aumentando a transparência para os usuários. Recurso é inicialmente lançado nos Estados Unidos, Canadá, Índia, Rússia e Ucrânia.

Introdução de anúncios de chamadas com um link opcional para o site.

Introdução de anúncios de chamadas com um link opcional para o site.

Google Ads começa a testar Programa de Comissões por estadia.

Google Ads começa a testar Programa de Comissões por estadia. Com ele, o hotel paga uma comissão somente se o viajante se hospedar no estabelecimento.

Em versão beta, são introduzidos os “Relatórios de categorias de varejo” que exibem insights de desempenho no nível da categoria para campanhas no Search e no Shopping.

Em versão beta, são introduzidos os “Relatórios de categorias de varejo” que exibem insights de desempenho no nível da categoria para campanhas no Search e no Shopping.

Recurso “Explicações” é criado no Google Ads. O objetivo é apresentar dados sobre grandes mudanças no desempenho da conta.

Recurso “Explicações” é criado no Google Ads. O objetivo é apresentar dados sobre grandes mudanças no desempenho da conta.

Google anuncia feeds nas campanhas de aplicativos que permite criar formatos mais avançados, qualificação para consulta expandida e melhor integração para novos usuários.

Google anuncia feeds nas campanhas de aplicativos que permite criar formatos mais avançados, qualificação para consulta expandida e melhor integração para novos usuários.

As contas de administrador são lançadas no app do Google Ads, permitindo visualizar e gerenciar todas as contas Google Ads em um só lugar.

As contas de administrador são lançadas no app do Google Ads, permitindo visualizar e gerenciar todas as contas Google Ads em um só lugar.

Pandemia do coronavírus faz com que Google adapte seus programas de publicidade à nova realidade. Por exemplo: Google Shopping exibe selo “Retirada na Calçada” para empresas que oferecem este tipo de serviço.

Google Shopping começa a exibir resultados orgânicos.

Google Shopping começa a exibir resultados orgânicos.

Google lança o Shoploop, uma plataforma que centraliza o processo de vendas online por meio de vídeos de avaliação e compra de produtos.

Anúncios Gráficos Responsivos ganham 3 novos layouts. Eles usam aprimoramentos de imagem automatizados, incluindo corte inteligente das imagens e sobreposições de texto.

Para ajudar a criar anúncios de pesquisa responsivos mais relevantes, Google Ads oferece a inserção de local que adiciona de forma dinâmica onde seu produto ou serviço é oferecido.

As especificações de imagem para campanhas de aplicativos são alteradas de tamanho para proporções.

Campanhas de aplicativos começam a aceitar estratégia de lances Maximizar Conversões voltado para instalação.

Planejador de Desempenho apresenta 3 novos recursos: suporte a orçamentos compartilhados, suporte para contabilizar o atraso na conversão e compartilhamento para visualização e edição.

Google Ads ganha novo nível de acesso: Somente Faturamento.

Google permite organizar ações de conversão em até 19 diferentes categorias.

Planejador de Desempenho se torna compatível com as campanhas do Google Shopping e as campanhas inteligentes do Shopping.

Para mostrar mais claramente como os clientes convertem, Google Ads cria o Relatório de destino do anúncio. Com ele, você fica sabendo quais conversões se originaram no app e quais vieram do site.

Públicos-alvo de afinidade e intenção personalizada são reunidos em uma solução simplificada: públicos-alvo personalizados. Esta configuração de público fica disponível para campanhas Discovery, de Display e do YouTube.

lineups dinâmicos youtube

Um novo recurso de segmentação é lançado no YouTube: Lineups Dinâmicos. Este recurso analisa canais e vídeos para categorizar vídeos em listas dinâmicas.

Três novas métricas são criadas para entender melhor a frequência das campanhas de vídeo: distribuição, frequência média semanal e frequência média mensal.

Campanhas começam a exibir alertas em tempo real sobre problemas encontrados durante configuração.

Google cria um complemento no Planilhas para facilitar o processo de importação de dados do Google Ads.

As informações do leilão ficam disponíveis no Editor de Relatórios, facilitando o processo de visualização de dados.

Os simuladores de orçamento começam a estimar mudanças por um período de até 90 dias no futuro.

Os relatórios de estratégias de lances exibem recomendações de orçamentos e palavras-chave.

Google lança página Insights que apresenta tendências emergentes e repentinos aumentos de buscas por determinados termos.

Anúncios Discovery exibidos no Gmail começam a exibir formulários de leads.

Extensões de formulário de lead são estendidas YouTube e Discovery. Além disso, Google oferece mais de 50 perguntas prontas para usar nos formulários.

Campanhas de apps para engajamento ficam disponíveis para anunciantes em todo o mundo.


2021

Google começa a usar exclusão de dados para impedir que mudanças indesejadas nas conversões afetem o Lances Inteligentes.

São lançadas as estratégias de lances em várias contas que permite criar e gerenciar estratégias de portfólio dos Lances Inteligentes na MCC.

A correspondência de frase começa a atuar da mesma forma que o modificador da ampla (+). Google anuncia fim do modificador.

Anúncios de Display e anúncios do YouTube passam a fazer parte dos relatórios de atribuição do Google Ads.

Anúncios responsivos de pesquisa se tornam o tipo de anúncio padrão nas campanhas de pesquisa do Google Ads.

App do Google Ads começa a exibir notificações personalizadas em tempo real sobre mudanças no desempenho e status mais importantes.

Google simplifica o layout do painel de gerenciamento. Assim, fica mais fácil verificar o desempenho, criar campanhas com poucos cliques e gerenciar palavras-chave em um único lugar.

Anúncios de promoção de propriedade, um tipo de grupo de anúncios para campanhas de hotel, ficam disponíveis para anunciantes em todo o mundo.

A aba Recomendações começa a aceitar Aplicação Automática. Com isso, é possível selecionar quais sugestões podem ser aplicadas automaticamente pelo Google assim que estiverem disponíveis.

Anunciantes podem usar listas de exclusão dinâmicas para impedir que seus anúncios apareçam em sites considerados impróprios para a marca. As listas podem ser atualizadas sempre que novos domínios forem adicionados.

experimentos de vídeo

Surgem os Experimentos de Vídeo que ajudam a determinar quais anúncios em vídeo são mais eficazes no YouTube.

ROAS desejado definição

CPA desejado e o ROAS Desejado deixam de ser lances individuais e passam a ser opções das estratégias “Maximizar Conversões” e “Maximizar o Valor da Conversão”, respectivamente.

extensões de imagens do google

Google Ads lança extensões de imagem para todos os anunciantes.

vídeos relacionados

Surgem as Extensões de Vídeos Relacionados que permitem exibir até 5 vídeos abaixo do anúncio no YouTube.

campanhas ação em vídeo

Google migra o TrueView For Action para as Campanhas de Ação em Vídeo. Este tipo de campanha em vídeo está voltado para conversões.

sistema de avisos de violações recorrentes

As políticas de publicidade do Google são atualizadas com o Sistema de Avisos Para Violações Recorrentes. Para cada nova violação, o anunciante recebe uma penalidade mais pesada.

proibida monetização negacionismo mudanças climáticas

Proíbe-se a monetização de conteúdo que negue o impacto das mudanças climáticas sobre o planeta.

conversões visualizações engajadas

Google lança a métrica Conversões de Visualização Engajada (EVCs). Ela contabiliza conversões quando a pessoa assiste a 10 segundos do anúncio em vídeo sem interagir com ele.

assistente oci google ads

Para ajudar no processo de importação de conversões off-line, Google lança o Assistente do OCI que oferece instruções sobre gerenciamento de projetos.

novo relatório de orçamento

O relatório de orçamento é revisado e recebe novas métricas e cards intuitivos.

recomendações google shopping

O Google aprimora as Recomendações voltadas para campanhas do Google Shopping. Desta forma, o aprendizado de máquina faz sugestões que ajudam as empresas a conseguir mais cliques e vendas.

metas de conversão

Surge um novo agrupamento de ações em metas de conversão. Desta forma, é possível informar suas metas e o Google dá dicas sobre como melhorar a configuração das suas métricas.

feed de produtos em vídeo

Feeds de produto ficam disponíveis em mais tipos de campanha de vídeo. Desta forma, e-commerces não precisam criar uma campanha Trueview for Shopping separada.

Ads Creative Studio

Surge o Ads Creative Studio – uma plataforma de gerenciamento de recursos para clientes do Display & Video 360 e Google Ads.

performance max

São lançadas as Campanhas de Maior Desempenho (Performance Max). Trata-se de um tipo de campanha onde é possível testar diversos formatos e redes do Google em um único lugar.

relatório termos de pesquisa

Relatório de termos de pesquisa começa a mostrar dados de consultas que receberam impressões dos anúncios, mas nenhum clique. Anteriormente, relatório só mostrava dados que resultavam em cliques.

lances inteligentes para vendas presenciais lojas

Google lança lances inteligentes voltados para vendas presenciais em lojas físicas. Objetivo é otimizar lances para transações off-line.

proibida segmentação menores 18 anos

Google Ads bloqueia segmentação de anúncios com base na idade e interesses de menores de 18 anos.

novos selos google shopping

Google Shopping apresenta novos selos sobre frete nos anúncios, como “Entrega gratuita até…” e “Receba até…”.

correspondência ampla google ads

A correspondência ampla se expande e começa alcançar mais tráfego relevante, mesmo que as pessoas usem menos palavras-chave.

campanhas engajamento sem link direto

As Campanhas de Apps para Engajamento não dependem mais do uso de links diretos.

novos nomes para soluções google

Novos termos começam a ser usados pelo Google, por exemplo: Contas de administrador (antes MCC), Segmentos de públicos-alvo (antes Tipos de públicos-alvo), Anúncios em Vídeo In-feed (antes Anúncios video discovery) e Seus dados (antes Remarketing).

criar campanha app do google

Criação de campanha, tendências de pesquisa e explicações de insights de desempenho ficam disponíveis no app do Google Ads.

API do Google Ads

API do Google Ads começa a oferecer suporte para campanhas de desempenho máximo, planejador de palavras-chave e recomendações.

extensões de imagem em desktop

As extensões de imagem se tornam dinâmicas e podem encontrar a imagem certa para mostrar no anúncio a partir da página de destino.


2022

auditor de anúncios reprovados do Google Ads

Surge o auditor de anúncios reprovados que exibe e até exclui anúncios que violam políticas de publicidade do Google.

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Marketing de Performance

Google Ads lança relatórios de canais para campanhas Performance Max.

A página de experiências atualizada do Google Ads elimina rascunhos de campanha e permite que alterações feitas na campanha original sejam sincronizadas com a experiência.

estatísticas nos resultados dos experimentos do Google Ads

Google atualiza página Experimentos, permitindo testar alterações nos anúncios e outras configurações. Também permite comparar campanhas originais e experimentais para ver quais são melhores.

As recomendações do Google se tornam mais robustas com adição de recomendações e pontuação de otimização para campanhas Discovery.

Títulos curtos surgem como nova opção para posicionamento de anúncios menores disponíveis no Google Merchant Center.

Google Ads lança o novo programa Google Partners com novos requisitos.

Sitelinks do Google Ads

Google pode exibir sitelinks, frases de destaque e snippets estruturados tanto em versões automáticas como manuais. Os dois formatos podem aparecer no mesmo anúncio.

conversões otimizadas leads

Google lança as conversões otimizadas para leads ajudando na medição de leads offline.

Relatório Painéis apresenta os principais dados de desempenho da conta em um design intuitivo com gráficos e tabelas.

colunas personalizadas

Novas métricas chegam às colunas personalizadas. Elas permitem incluir funções de uma planilha, calcular métricas entre datas, aplicar filtros, além de usar outros formatos de coluna.

nova experiência de scripts beta

Google comunica o lançamento da Nova Experiência de Scripts. Trata-se de uma versão aprimorada dos Scripts do Google Ads.

anúncios youtube shorts

Uso de feeds de produtos permite exibir anúncios de produtos no YouTube Shorts.

selecionar marcas my ad center

Google lança a Minha Central de Anúncios para controle de anúncios. Na ferramenta é possível apontar tópicos e marcas que prefere ver nos anúncios.

lista de públicos-alvo do google ads

A reutilização dos públicos-alvo permite criar um público para uma campanha e salvá-lo para ser novamente usado em campanhas futuras.

Google apresenta disponibilidade e valores de diárias de hotéis no Perfil da Empresa, integração sem feed aos Anúncios de hotéis e metas de viagem nas campanhas Performance Max.

multipesquisa do Google

Google oferece tecnologia de multipesquisa que permite que clientes façam buscas combinando textos e imagens.

merchant center com 3D e RA

Google Manufacturer Center permite envio de feeds de conteúdo 3D para oferecer visualização de anúncios com realidade aumentada e 3D.

Biblioteca de Ativos do Ads Creative Studio

O Ads Creative Studio sai da fase beta e se torna disponível para todos anunciantes. Ferramenta coloca Director Mix, Criação de Display Dinâmico e Audio Mixer em uma única solução.

anúncios do gmail

Quase um ano depois das campanhas do Gmail ficarem disponíveis como somente leitura, agora, elas deixam de existir.

Seus insights de dados

As páginas “Insights” e “Visão geral” recebem melhorias e passam a exibir insights de diagnóstico. Se existir algum problema com os anúncios, você vai entender por aqui.

ajustes periódicos

Sugestões na pontuação de otimização e ajustes periódicos que informam lances inteligentes sobre mudanças esperadas nas conversões ficam disponíveis para as campanhas Performance Max.

Google Ads desenvolve recurso que permite converter texto em voz e facilita o processo de colocar narração nos anúncios em vídeo.

performance max

Campanhas inteligentes do Shopping começam a ser automaticamente atualizadas para as Campanhas de Maior Desempenho.

anúncios discovery guia passo a passo

Google Ads traz novidades para os anúncios Discovery como melhorias na exibição dos anúncios no Gmail, otimização do fluxo de criação e sugestões em tempo real para melhorar os anúncios.

valor de conversão

As regras do valor da conversão são melhoradas permitindo aplicar diferentes valores a lojas específicas ou a categorias de conversão.

mídias out of home

Google oferece anúncios out-of-home por meio de compra programática do Display & Video 360.

A Tag do Google substitui a tag global do site, trazendo novos recursos e exigindo menos codificação.

recomendações automatizadas

As recomendações automatizadas se tornam mais flexíveis e permitem selecionar dois tipos de pacotes de recomendações: Manter seus anúncios e Expandir seus negócios.

exemplo anúncios de dentistas

As extensões de anúncios do Google começam a ser renomeadas como Ativos.

Google disponibiliza os recursos automáticos que permite gerar de forma automática cabeçalhos e descrições, complementando aqueles que você já inseriu nos seus anúncios.

Google Ads Oferece ROAS Desejado Para Aplicativos

Google oferece a estratégia ROAS para otimizar a receita dos anúncios que aparecem em apps.

recomendações como teste

Para entender melhor o impacto de aplicar uma recomendação nas campanhas, o Google permite utilizar uma recomendação como teste e compará-la com a campanha padrão.

O Google altera design dos resultados de anúncios de pesquisa. Estas mudanças incluem a exibição de nomes e logotipos de empresas em dispositivos móveis.

Novas colunas são lançadas: colunas de resultados, valor de resultados e metas de conversão.

Surgem os modelos de anúncios em vídeo sazonais que oferecem design e recursos musicais construídos sob medida para algumas datas comemorativas e períodos sazonais.

Music Mood Lineups

Google Ads lança 5 tipos de Music Mood Lineups: romântico, relaxante, feliz e animado, relaxante, ambiente e divertido. Estes recursos estão disponíveis na segmentação por tópicos para campanhas de vídeo.

Surge o novo centro de adequação do conteúdo que ajuda a impedir que os anúncios apareçam em determinados sites, vídeos, canais e apps inapropriados para sua empresa.

o que são anúncios em áudio

Os anúncios do YouTube ganham um novo formato: os anúncios em áudio.

Agora todos os anunciantes já podem transformar um vídeo longo em um anúncio bumper de 6 segundos usando aprendizado de máquina. Para isso, o Google oferece a Ferramenta de Corte.

As campanhas Performance Max ganham o planejador de performance para planejar gastos com publicidade.

O Que é um Podcast

Os anunciantes do Google agora podem anunciar em podcasts.

Surge o Google Ads Reach Planner para prever a performance de campanhas de ação em vídeo.

A página Insights está ainda mais completa com o lançamento de 4 novos recursos: termos de pesquisa, ativos, informações sobre público-alvo e histórico de alterações.

Atribuição baseada em dados tem suporte para os formatos de Discovery. Também oferece ferramenta de simulação que permite ver como os lances automáticos teriam reagido à atribuição baseada em dados nos últimos 7 dias.

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