Links Patrocinados? O que são e como funcionam

20/02/2023 by in category Links Patrocinados with 0 and 7
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O que são Links Patrocinados

Links Patrocinados são definidos como anúncios que aparecem em sites e aplicativos. Mas eles são mais conhecidos por aparecerem em destaque nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Os Links Patrocinados costumam ser contextuais. Ou seja, eles aparecem de acordo com o interesse dos usuários ao fazer uma busca no Google, ao visitar uma página na web ou assistir a um vídeo no YouTube.

Tipos de Links Patrocinados

Há diversos formatos deste tipo de anúncio. No Google.com, eles aparecem principalmente como anúncios de texto. Mas, se você vincular os anúncios ao Google Shopping, os Links Patrocinados podem aparecer com fotos de produtos.

Além disso, existem tipos de Links Patrocinados no formato de imagens (banners) e vídeos que podem aparecer em diversos sites e no YouTube.

Links Patrocinados e Mídias Pagas são diferentes?

Links Patrocinados e mídias pagas (ou canais pagos) são a mesma coisa.

Algumas empresas começaram a usar o termo “mídias pagas”. Mas, por serem nomes diferentes, algumas pessoas concluíram se tratar de soluções diferentes.

No entanto, este não é o caso. Assim, Links Patrocinados e mídias pagas são apenas sinônimos.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma onde você cria e gerencia os Links Patrocinados.

Neste painel, portanto, você consegue definir diversas regras como orçamento diário, valor do lance, onde e quando os anúncios devem aparecer, além de outras configurações.

Links Patrocinados: Como funcionam

Quando você cria uma campanha no Google, você escreve anúncios com título, descrição, URL de visualização e, em alguns casos, imagens e vídeos.

como criar links patrocinados

Além disso, você precisa selecionar algumas palavras-chave que, quando forem digitadas pelo seu público, vão disparar os anúncios.

criar lista de palavras-chave

Assim, seus links patrocinados aparecem apenas quando as pessoas estiverem procurando pelo produto ou serviço que você oferece.

Onde os Links Patrocinados aparecem?

É bem provável que todos os dias você veja Links Patrocinados nos sites que visita e nos aplicativos que usa. De fato, eles podem aparecer de forma bem nítida ou de forma bastante discreta nestes locais:

  • Google.
  • Redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e outras.
  • Blogs e sites de notícias.
  • Sites de propriedade do Google, como YouTube, Gmail, Google Play e outros.
  • Aplicativos.

Links Patrocinados: 9 vantagens de anunciar no Google

1. Sua empresa aparece em destaque

Os Links Patrocinados ajudam a colocar sua empresa nas posições mais destacadas. No Google.com isto significa aparecer nos primeiros resultados.

exemplo de links patrocinados

Mas, visto que as pessoas são imediatistas, a maioria delas clica apenas nos primeiros resultados do Google.

Portanto, os Links Patrocinados te colocam na 1ª página do Google e você alcança seu público quando ele precisar de você.

2. Controle dos custos

Você decide quanto quer gastar. Assim, você não tem surpresas no final do mês com gastos inesperados. De fato, o que você decidiu pagar é o que você vai pagar.

Além disso, você pode ajustar o investimento quando quiser. Por exemplo, você pode iniciar uma campanha investindo menos e, ao perceber os bons resultados, aumentar o valor.

3. Segmentam as pessoas certas

É melhor exibir os anúncios para 100 pessoas e 5 comprarem, do que aparecer para 1000 pessoas e somente 1 comprar seu produto.

Com este formato de marketing digital, você escolhe quem vai ver seus Links Patrocinados.

Que critérios você pode usar para isso? Para citar apenas alguns deles: localização geográfica, status parental (com filhos, sem filhos), dados demográficos (como idade e sexo), renda familiar e até mesmo conteúdo que as pessoas costumam ver na internet.

4. Fácil de mensurar

O Google oferece ferramentas e relatórios de acompanhamento.

Por meio destas ferramentas, você consegue acompanhar em detalhes o desempenho das suas campanhas (como impressões e cliques) e os resultados delas (como vendas, solicitações de visitas, telefonemas e assim por diante).

Descubra quais são as palavras-chave mais valiosas para seu negócio e em que momentos as pessoas estão mais propensas a comprar de você.

5. Projetados para serem otimizados

Você pode ajustar os anúncios em tempo real.

Quaisquer mudanças que você fizer, como um ajuste na segmentação ou uma mudança no texto dos Links Patrocinados, são imediatamente validadas.

6. Aumentam as vendas

Links Patrocinados é definitivamente uma das estratégias que mais gera resultados.

Por aparecerem para as pessoas quando elas estão interessadas, seu custo x benefício está entre os melhores do marketing digital.

7. Fortalecem a marca

Sempre que as pessoas fizerem buscas relacionadas ao seu negócio, elas podem ver seus anúncios.

Isto vai fortalecer sua marca na lembrança delas, criando uma conexão entre o produto e sua empresa.

Além disso, Links Patrocinados em outros sites, como anúncios de vídeo no YouTube, contribui para a formação e lembrança da marca.

8. Projetado para pequenas, médias e grandes empresas

Os Links Patrocinados são para empresas de todos os tamanhos.

Não importa se você é uma marca de alcance mundial ou uma pequena empresa que atende somente pessoas em seu bairro, você pode aparecer em destaque no Google.

9. Tem retorno mais rápido

Em comparação com estratégias de SEO, os Links Patrocinados oferecem um retorno muito mais rápido.

Para os resultados orgânicos, as empresas ficam dependentes do rastreador do Google visitarem suas páginas para indexá-las. Isto pode levar desde horas até várias semanas.

Por outro lado, os anúncios do Google Ads são projetados para aparecerem logo após sua publicação.

Assim, suas campanhas conseguem um retorno mais rápido.

Quanto custa anunciar com Links Patrocinados? Como investir?

Diante destas vantagens, você deve estar ansioso para saber quanto custa anunciar nos Links Patrocinados.

O sistema de publicidade funciona como um leilão. Os aspectos mais importantes deste leilão são os lances e o índice de qualidade dos anúncios.

Os Lances

Quando cria uma campanha, você escolhe um grupo de palavras que vão acionar os anúncios.

Mas é provável que seus concorrentes diretos escolham as mesmas palavras que você. Assim, um dos critérios que o Google usa para determinar quem vai aparecer nas primeiras posições são os lances.

Por isso, você precisa definir um lance para as palavras que selecionou – o valor que você está disposto a pagar por clique.

E você só paga se clicarem no seu link patrocinado.

Assim, veja este exemplo.

Digamos que você tenha um e-commerce de calçados. Uma das palavras-chave que você quer aparecer em destaque é “tênis adidas”. Então, vamos imaginar que você dê um lance de R$ 1,50. Ou seja, toda vez que alguém digitar este termo e clicar no seu anúncio, você paga, no máximo, R$ 1,50.

De modo geral, quanto mais concorridas, mais caras são as palavras-chave.

Por isso, é preciso uma estratégia muito bem definida para garantir que seus anúncios apareçam para as pessoas certas, dentro do orçamento que você reservou para isso.

Além disso, lembre-se que você pode ajustar os valores sempre que quiser. Assim, você pode começar com um investimento moderado e depois aumentar de forma gradativa.

Índice de Qualidade

Na hora de determinar a posição dos Links Patrocinados, o Google privilegia quem faz os melhores anúncios.

Sim, isto significa que você pode dar lances menores do que seus concorrentes e, ainda assim, ocupar as melhores posições.

Para isso, o Google possui o chamado índice de qualidade. De fato, anúncios bem escritos, relevantes e confiáveis tem um índice de qualidade maior.

Portanto, quanto maior a qualidade, menos você vai pagar.

Como fazer um link patrocinado no Google

Para começar a exibir Links Patrocinados no Google, você precisa criar uma conta no Google Ads.

Depois disso, você precisa definir algumas configurações importantes, como as seguintes:

1. Escolher onde os Links Patrocinados vão aparecer

Nesta etapa, é preciso definir onde os anúncios vão aparecer. Isto depende, entre outras coisas, de quem é seu público, qual seu orçamento e de quais são suas estratégias.

Assim, você pode exibir anúncios apenas no Google.com ou estender a exibição para outros sites e aplicativos.

2. Selecionar as palavras-chave

Neste momento, você precisar criar uma lista de palavras associadas a cada um dos seus anúncios. Desta forma, para cada busca, o Google exibe os Links Patrocinados certos.

Além disso, você precisa definir um lance – o valor que está disposto a pagar toda vez que alguém clicar no seu anúncio.

3. Definir o público que vai ver os anúncios

As palavras-chave ajudam a restringir quem vê seu anúncio.

Mas você pode utilizar critérios adicionais, como locais geográficos. Neste caso, seus Links Patrocinados aparecem apenas para pessoas que pesquisarem suas palavras-chave dentro da região geográfica que você escolheu.

4. Escolher dias e horários para exibir os anúncios

Os anúncios podem aparecer 7 dias por semana, 24 horas por dia.

No entanto, você pode programar seus Links Patrocinados para serem exibidos apenas em alguns dias e horários.

Por exemplo, se tiver uma loja física, você pode exibir anúncios apenas no horário comercial.

Escolher uma agência certificada Google Partner

O Google desenvolveu um programa de certificação para profissionais e agências: o Google Partner.

O objetivo desta certificação é ajudá-lo a encontrar agências com proficiência em aspectos básicos e avançados do Google Ads.

Assim, você tem mais segurança na hora de contratar quem vai cuidar da “alma do seu negócio”.

Veja todas as certificações da Clinks.

Comece a investir em Links Patrocinados hoje mesmo

Sem dúvidas, investir em Links Patrocinados é uma excelente estratégia para conquistar novos clientes e aumentar as vendas.

Portanto, com a estratégia certa, você consegue exibir os anúncios certos para seus clientes quando estiverem precisando de você.

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