Marketing de Varejo – 14 dicas para divulgar seu varejo no Google

20/04/2022 by in category Segmentos do Mercado with 0 and 2
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Se você possui um varejo e quer divulgá-lo no Google, confira 14 dicas para conseguir os melhores resultados com o marketing de varejo.

O varejo é um modelo de negócios onde se vende produtos ou serviços ao consumidor final. O marketing de varejo, portanto, envolve estratégias para divulgar este tipo de negócio e gerar mais vendas.

Neste artigo, saiba mais sobre o marketing de varejo e as melhores estratégias para divulgar seu varejo no Google Ads.

O que é marketing de varejo?

Marketing de varejo é definido como as estratégias de publicidade usadas para alcançar o público-alvo e gerar mais vendas. Sem dúvida, com ajuda do marketing digital, é possível alcançar seu público no momento em que ele está mais inclinado para comprar de você. Além disso, com o marketing de varejo você tem ferramentas que o ajudam a fidelizar clientes.

De fato, uma das melhores formas de divulgar seu varejo é com o Google Ads. Com esta solução, você pode exibir anúncios do seu varejo no Google.com, em sites e aplicativos parceiros, bem como em vídeos no YouTube.

Benefícios do marketing de varejo

Pensando na definição acima, fica claro as principais vantagens de usar publicidade para divulgar seu varejo:

  • Aumenta a exposição do seu varejo, tornando-o mais conhecido.
  • Gera mais vendas para seu negócio.
  • Desperta o interesse entre pessoas que não estão pesquisando ativamente o produto.
  • Destaca seu varejo em relação aos concorrentes.
  • Ajuda a fidelizar clientes para compras futuras.

14 dicas para usar marketing de varejo no Google Ads

1. Apareça quando precisam de você.

Quando as pessoas estão interessadas em um produto, em geral, elas recorrem ao Google para iniciar suas pesquisas. Pode-se dizer que o Google é o ponto de partida destas buscas.

No entanto, é muito comum que as pessoas também recorram ao YouTube para encontrar mais detalhes sobre o produto, incluindo vídeos de unboxing e avaliações.

Assim, com o Google Ads, você pode exibir anúncios no Google.com quando as pessoas pesquisarem pelo produto que você deseja anunciar.

Além disso, você pode usar anúncios em vídeo para divulgar seu varejo em vídeos que tenham relação com seu negócio. Você pode até usar um feed de produtos para transformar um vídeo em uma vitrine virtual da sua loja.

feed de produtos youtube

Finalmente, com o Google Shopping, você consegue exibir anúncios com fotos de produtos, aumentando as chances de conseguir cliques e mais vendas.

Estas são as principais soluções para quem quer saber como vender no Google Ads.

2. Aproveite o potencial das campanhas Discovery

Segundo o Google, este tipo de campanha pode alcançar até 3 bilhões de pessoas no feed do Google Discover, Gmail e no YouTube. E tudo isso em uma única campanha!

É um formato visualmente atraente onde é possível exibir imagens de alta qualidade.

3. Anuncie com as Campanhas de Maior Desempenho

Neste formato, você consegue anunciar em todas as redes do Google com uma campanha.

Sim, com uma única campanha, você consegue divulgar seu varejo na rede de pesquisa, YouTube, Google Maps, Gmail e muito mais.

Para identificar a rede certa para exibir os anúncios, o Google utiliza aprendizado de máquina.

4. Capriche no visual

O aspecto visual pode destacar sua publicidade em relação aos demais conteúdos na internet, incluindo anúncios de concorrentes.

Assim, ao criar anúncios de vídeo ou imagens, diferencie sua publicidade com anúncios chamativos e de bom gosto.

Portanto, capriche no visual para atrair a atenção e inspirar confiança entre seu público.

5. Otimize anúncios de texto com extensões de imagens

E por falar em visual, aproveite o potencial das extensões de imagens no seu marketing de varejo.

Com este recurso, você consegue tornar seus anúncios de texto mais atraentes. As extensões de imagem atraem a atenção e conseguem mais cliques de qualidade do seu público.

6. Apareça nas listagens gratuitas

Ao divulgar seu varejo na internet, é possível aumentar a exposição com as listagens gratuitas. Isso significa exibir anúncios de forma totalmente gratuita no Google.com, na guia Shopping, no Google Imagens e no Google Lens.

Além disso, com as listagens avançadas, seus anúncios também podem aparecer no YouTube.

7. Fique de olho no relatório “Mais Vendidos” e “Competitividade do preço”

Este relatório mostra quais são as marcas e produtos com melhor desempenho no Google Shopping e nas listagens gratuitas.

Além disso, o relatório mostra se você anuncia estes produtos.

De fato, com estes dados você pode descobrir e aproveitar tendências sazonais para ajudar seu varejo a vender mais.

Também fique de olho no relatório Competitividade do preço. Ele mostra quanto os varejistas concorrentes estão cobrando pelo mesmo produto que você vende.

8. Use as campanhas de alcance de vídeo

Mas, se você usa anúncios em vídeo no seu marketing de varejo, as campanhas de alcance podem ser de ajuda. Afinal, elas utilizam inteligência artificial e aprendizado de máquina para encontrar as pessoas certas para exibir seus anúncios.

Neste tipo de campanha, você faz upload de diversos anúncios em vídeo. Em seguida, o Google testa combinações para encontrar os criativos com maior potencial de gerar vendas.

9. Use correspondência ampla

O uso de correspondência ampla pode ajudar a divulgar seu varejo na internet. Com ela, você consegue ampliar o alcance para atingir pessoas que estão interessadas nos seus produtos. Além disso, a correspondência ampla pode ajudá-lo a economizar tempo em identificar e adicionar novas palavras-chave às suas listas.

No entanto, é importante que você combine esta correspondência com os lances inteligentes. Desta forma, o Google ajusta os lances de modo que você alcance as pessoas certas levando em consideração suas metas e orçamento.

10. Adicione Públicos-alvo semelhantes à sua segmentação

Pode ser que você saiba quais são as características do seu público. Mas se deseja expandir o alcance e exibir anúncios do seu varejo para mais pessoas, considere usar a segmentação Públicos-alvo semelhantes.

De fato, esta configuração permite exibir anúncios para pessoas que possuem características parecidas com as dos seus clientes atuais.

Sem dúvida, esta é uma forma de usar o marketing de varejo para expandir o alcance e atingir mais pessoas com sua publicidade.

11. Otimize a velocidade do seu site

Fazer marketing de varejo vai além de divulgar seu negócio – você precisa garantir que os clientes tenham uma boa experiência.

De fato, estudos apontam que apenas alguns segundos de espera no celular podem fazer com que um cliente desista de fazer uma compra.

Por isso, analise o tempo de carregamento das páginas do seu site com o Test My Site.

Além de apresentar o tempo de carregamento, a ferramenta dá dicas sobre como você pode aumentar a velocidade do seu site.

12. Atraia clientes para sua loja física

Para divulgar seu varejo local, use as ferramentas do Google para esta meta. Por exemplo, com as campanhas locais, você exibe informações que são relevantes para quem quer fazer uma visita presencial, como horário de funcionamento e rota.

Além disso, existem alguns selos que você pode exibir em seus anúncios dando mais detalhes sobre a retirada de produtos. Por exemplo, você pode exibir selos de “Retirada no mesmo dia” ou “Retirar depois”.

marketing de varejo estratégias locais

13. Aproveite o aumento da demanda em épocas sazonais

Em alguns períodos do ano, cresce o número de buscas por produtos específicos.

Mas, você pode se preparar de forma antecipada ajustando suas campanhas. Assim, uma das maneiras de fazer isso é acompanhar as sugestões do Google Ads na página Insights.

Esta página mostra tendências emergentes que tenham relação com seus anúncios no Google Shopping e na rede de pesquisa.

Assim, é possível descobrir aumento no interesse por produtos da sua linha de negócios.

14. Crie um Perfil da Empresa

Além disso, para complementar seu marketing de varejo no Google Ads, crie um Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio).

Desta forma, você pode exibir um painel com vários detalhes sobre sua empresa no Google.com e no Maps. Estes detalhes incluem fotos, avaliações da sua loja, endereço, horário de funcionamento e muito mais.

Venda mais com o Google!

Portanto, o Google possui as soluções certas para quem quer fazer marketing de varejo.

Mas, para usar estas ferramentas do jeito certo e ganhar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, considere contratar a consultoria de uma agência certificada Google Partner.

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