Como fazer marketing no Google Ads durante uma recessão econômica

27/07/2022 by in category Dicas with 0 and 1
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Marketing em tempos de crise: o que as empresas que desejam continuar no jogo precisam na hora de criar estratégias de marketing digital?

Não é somente a recessão que afeta economias. Na verdade, temores pré-recessão já podem causar estragos.

No entanto, visto que a economia funciona em ciclos, é somente natural esperar que haja períodos de desaceleração.

Mas como garantir que a marca continue tendo uma presença relevante no marketing digital durante uma recessão? O que é preciso levar em consideração em momentos de crise?

Como os anúncios afetam resultados no longo prazo

Cada crise possui suas próprias características. Mas a maneira como as empresas reagem aos períodos de recessão lançam luz e aprendizado para outras marcas.

Por exemplo, vamos voltar um instante à crise de 2008. Segundo a HBR, as empresas que pisaram no freio e diminuíram investimentos com marketing digital durante aquela crise, precisaram gastar mais para conseguir se recuperar.

De fato, isto mostra que as decisões que as marcas tomam durante uma crise afetam o cenário no curto, médio e longo prazo.

Assim, ao continuar investindo em marketing em uma recessão, o que é preciso ter em mente?

8 dicas sobre anunciar no Google Ads durante crise financeira

As dicas abaixo são importantes em qualquer época, mas ainda mais relevantes durante períodos de crise financeira.

Portanto, considere 7 dicas para fazer publicidade durante uma recessão econômica.

1. Clientes mais expostos à publicidade online

As pessoas passam mais tempo na internet. Com a pandemia, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto de forma definitiva.

Além disso, o distanciamento social também se tornou parte integrante dos novos hábitos de muitos da população.

Estes cenários fazem com que as pessoas passem mais tempo online. De fato, isto abre oportunidades para empresas que querem ser notadas e lembradas no cenário digital durante uma recessão econômica.

2. Adaptar-se a clientes mais cautelosos

Uma crise financeira afeta não somente empresas, mas também os consumidores. Por isso, é natural que eles se tornem mais cautelosos.

Esta cautela faz com que os consumidores pesquisem mais para evitar gastar dinheiro com o produto “errado”. Assim, é provável que ele estenda suas pesquisas para muito além do Google.com.

Para se adaptar a estes clientes, é importante aparecer nos momentos em que eles estiverem considerando comprar seu produto ou serviço. Anunciar nas diversas redes do Google (como Pesquisa, Rede de Display e YouTube) ajuda neste cenário.

De fato, as campanhas Performance Max permitem exibir anúncios em toda a rede Google com apenas uma campanha.

3. Criar campanhas claras e informativas

Isto ainda tem a ver com clientes cautelosos. De fato, para fazer a compra certa, é natural que os consumidores desejem encontrar informações relevantes sobre o que estão considerando comprar.

Por este motivo, ao criar uma página de destino para os anúncios, é importante que as informações sejam completas e que esclareçam as principais dúvidas dos clientes (por exemplo, criando uma seção FAQ ao final da página).

4. Segmentação mais precisa

Muitas empresas apostam em grandes grupos de segmentação ao anunciar no Google Ads.

No entanto, especialmente em períodos de recessão, isto pode significar desperdiçar investimento valioso.

Para aproveitar o investimento da forma certa, é importante acertar o alvo da forma mais precisa possível.

Além disso, o conteúdo da publicidade precisa corresponder exatamente ao interesse do cliente no momento.

5. Cuidado com os lances

Os lances inteligentes levam em consideração diversos sinais em tempo real para conseguir exibir seu anúncio para as pessoas certas.

No entanto, em um cenário de recessão, as coisas podem ficar um pouco confusas, especialmente nos períodos iniciais.

Assim, é importante ficar de olho em como os lances inteligentes do Google Ads estão se comportando.

De fato, se os lances inteligentes estiverem tendo comportamentos instáveis e prejudiciais para seu bolso, talvez seja bom cogitar migrar de forma temporária para os lances manuais.

6. Acompanhar dados e métricas detalhadamente

O Google Ads e Analytics oferecem uma infinidade de relatórios sobre o comportamento das pessoas diante dos seus anúncios e conteúdo.

É preciso analisar estes dados de forma regular. De fato, eles mostram os resultados das iniciativas de marketing. Além disso, oferecem insights para otimizar as campanhas e aproveitar melhor o orçamento de marketing durante uma recessão.

Assim, anunciar da forma certa durante uma crise envolve estar preparado para mudar os planos de marketing.

7. Otimizar campanhas antes da crise

Ainda que aconteça uma recessão, você não deve esperar este momento para atualizar suas campanhas.

Na verdade, o momento é agora!

Portanto, revise seu marketing digital e veja o que não está dando resultados. Existem campanhas que deixam a desejar e não atingem as metas? Neste caso, invista no que está dando certo e reserve tempo para otimizar o que não traz resultados.

8. Contratar uma consultoria Google Partner

Uma das formas mais inteligentes de continuar tendo resultados com marketing digital durante uma recessão é contratar uma consultoria Google Partner.

Você talvez se pergunte: mas se preciso economizar, por que vou gastar dinheiro contratando alguém para fazer algo que posso fazer internamente em minha empresa?

A grande vantagem de uma agência Google Partner é sua vasta experiência prática em administrar contas de diferentes segmentos. De fato, isto permite que consultores certificados pelo Google aproveitem melhor seu investimento. Além disso, o selo Google Partner PREMIER é concedido somente a agências que estão entre os 3% das melhores agências a cada ano.

Assim, pensando nos resultados, compensa contratar uma agência certificada.

De fato, uma agência Google Partner pode potencializar os resultados compatíveis com seu investimento.

Mantenha-se no jogo durante uma recessão!

Portanto, se sua marca tem condições e deseja continuar “no jogo” mesmo durante uma recessão, é preciso definir estratégias claras e inteligentes.

De fato, isto significa aproveitar seu investimento da melhor forma e continuar tendo uma presença relevante para seu público-alvo durante uma crise.

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