– A Taxa de Rejeição, também conhecida pelo termo em inglês Bounce Rate, é uma taxa que mede a quantidade de internautas que saem pelo mesmo caminho por onde entraram, sem navegar pelo website. Ela considera apenas os visitantes de uma página só, quer tenham vindo da busca orgânica ou clicando em um Link Patrocinado. Para muitos, é um indicador de quão interessante é um website a ponto de segurar os internautas, induzindo-os a navegar por outras páginas.
– Muitos dos anunciantes do Google Ads que se deparam com uma Taxa de Rejeição alta já concluem que precisam realizar mudanças na Página de Destino, a fim de torná-la mais atrativa para seu público-alvo. Mas, isto dependerá diretamente de qual é o seu objetivo.
– Embora a Taxa de Rejeição, a princípio, revele algum tipo de problema, não podemos desperceber outras situações que podem fazer com que a enxerguemos por outro ângulo. Há situações em que o comportamento de um usuário de entrar em seu site, ficar ali alguns instantes e sair, sem mesmo navegar por outras páginas, pode representar lucratividade para seus negócios.
– Considere os passos dados por um determinado internauta ao chegar ao seu website. Ele acessa sua página após clicar em um Link Patrocinado. Na Página de Destino, examina a oferta em destaque. Após isto, ele vê que há um telefone para contato. Ele liga para sua empresa, convence-se da qualidade do seu serviço ou produto oferecido, e agenda uma visita à sua loja. Após isso, ele fecha o navegador.
– Este usuário aumentou sua Taxa de Rejeição, não é verdade? Mas você realmente o consideraria assim?
– A Taxa de Rejeição só considera usuários de uma página só, independentemente de quanto tempo foi gasto no site. É possível realizar alterações no Google Analytics para que internautas que passem mais do que determinado tempo em uma página, não aumentem a Taxa de Rejeição. Por exemplo, você poderia configurar o Google Analytics para que ignorasse os internautas que passem mais de 30 segundos no seu site. Ainda que tais usuários saiam sem navegar por outras páginas, a Taxa de Rejeição não seria aumentada.
– Devemos nos lembrar de outro fator que interfere na quantidade de páginas que um usuário visita dentro de um website. Para internautas que já estão familiarizados com uma determinada marca, a necessidade de navegar pelo site antes de realizar uma conversão é bem menor. Nestes casos, uma simples verificada na oferta destacada na página já é suficiente para eles realizarem uma conversão.
– Lembre-se que a Taxa de Rejeição é apenas uma métrica, e que não deve ser apressadamente classificada como uma métrica má ou boa. A interpretação desta taxa, levando-se em consideração as metas do anunciante no Google Ads, é que dará uma visão clara do que ela está representando para seu website. O importante é que o anunciante defina exatamente o que ele quer. Se o objetivo é que os usuários cliquem nos Links Patrocinados, cheguem à Página de Destino, e naveguem pelo site, então, a Taxa de Rejeição precisa ser a menor possível. Mas se o objetivo for que os internautas tomem outra ação, tal como telefonar para sua empresa após visitar sua Página de Destino, neste caso, uma Taxa de Rejeição de 100% pode representar alta lucratividade para seu negócio.
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