– A publicidade do Google Ads oferece a oportunidade de atingir um público altamente segmentado, no momento em que este busca pelos serviços e produtos que sua empresa oferece. Como cobrança, não há a necessidade de pagamento antecipado de quantias vultosas, sem saber sequer se haverá algum retorno, como costuma acontecer na publicidade tradicional. Ao anunciar seu site no Google Ads, as empresas pagam apenas pelos cliques recebidos, fazendo com que cada centavo não seja “gasto”, mas efetivamente, “investido” nos Links Patrocinados. Um investimento sobre o qual você consegue exercer total controle.
– É exatamente pensando neste controle que o Google Ads pede que seja estabelecido um valor como orçamento diário. Seus Links Patrocinados serão exibidos até que o número de cliques gere o valor que você estabeleceu como orçamento diário máximo. Neste momento, o conceito do Superfornecimento do Google Ads poderá surgir. Antes de defini-lo, porém, vamos ver como funciona a matemática do orçamento dos Links Patrocinados.
– Ao lidar com o orçamento dos seus anunciantes, o Google Ads trabalha sobre uma base mensal, que é o período de faturamento. Visto que os meses variam em dias, é estabelecido um número fixo: 30,4 dias por mês. De modo que, se o seu orçamento diário for de R$ 10,00, o Google Ads entenderá que você está disposto a pagar até R$ 304,00 por mês, independentemente se o mês em questão tiver 28, 29, 30 ou 31 dias.
– O sistema dos Links Patrocinados trabalha de modo que o seu orçamento diário seja atingido. Mas suponha que isto não aconteça. Em determinado dia, devido ao número de concorrentes, ao lance destes, ou mesmo devido ao baixo volume de pesquisa dos usuários, o orçamento diário não é atingido. Neste momento, nós temos um Subfornecimento. Isto não é interessante para um anunciante – se ele determinou um valor a ser pago por dia, e este valor não foi alcançado, sua meta e talvez os resultados esperados deixam de ser atingidos. Para compensar estas variações no orçamento diário, o Google Ads tentará exibir seus anúncios um pouco mais nos dias a frente. De modo que o Superfornecimento nada mais é do que uma forma de equilibrar seu orçamento diário, na balança.
– Com este exemplo, vemos uma situação específica: primeiro, o orçamento diário não sendo alcançado e, em seguida, para compensar, um Superfornecimento. Mas a situação também pode ser invertida. Ou seja, o Google Ads superfornece mesmo que seu orçamento nos dias anteriores tenha sido devidamente alcançado. Por que isso?
– Uma situação envolve a simples matemática dos cliques diários. Você tem um orçamento diário de R$ 10,00 e, até o momento, gastou R$ 9,90. Ou seja, ainda possui dez centavos de crédito para este dia. No entanto, suponha que o Custo Por Clique (CPC) de uma palavra-chave que ativou seu Link Patrocinado seja R$ 0,20. Isto fará com que seu orçamento para este dia atinja R$ 10,10 – um Superfornecimento.
– Além disso, como mencionamos, o Google Ads trabalha com o período de faturamento mensal. Ele já conta com a possibilidade de, a qualquer momento do mês, seu orçamento diário não ser atingido. O Superfornecimento, portanto, compensa antecipadamente os futuros Subfornecimentos no mês. Mas e se por acaso não ocorrer nenhum Subfornecimento no decorrer do período mensal? Você pagará a mais do que definiu ao criar sua campanha de Links Patrocinados? Não, você não pagará a mais. Se ao final do período de faturamento, o valor a ser pago for superior ao seu orçamento diário máximo multiplicado por 30,4, o valor excedente entra como crédito em sua conta.
– Assim, seu orçamento diário poderá ser excedido em um dia ou outro (nunca superior a 20%). Mas utilizando Superfornecimentos, Subfornecimentos e os créditos, o valor a ser pago por mês nunca será superior ao seu orçamento diário multiplicado por 30,4. De modo que você não terá surpresas desconcertantes no seu orçamento aplicado a publicidade digital, ao anunciar seu site no Google.
– Gostaria de verificar agora se houve algum Superfornecimento em sua conta? O processo é simples. Para acompanhar o processo de faturamento do Google Ads, basta seguir os passos abaixo:
* Acesse sua conta no Google Ads;
* Clique em Faturamento;
* Em seguida, acesse o submenu Resumo do Faturamento;
* Clique na Atividade de Campanha que deseja conferir;
* Confira o campo Crédito Por Superfornecimento.
– Esta é a eficiência aliada à transparência do Google Ads. Sua publicidade é adaptada de acordo com as necessidades diárias sem, no entanto, exceder o valor que está disposto a pagar pelas visitas disparadas pelos cliques em seus Links Patrocinados.
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