– Consultores de Links Patrocinados assumem uma ampla responsabilidade sobre as contas do Google Ads, visto que precisam gerenciar textos de anúncios, configurações das campanhas, bem como as Páginas de Destino. Além disso, não podemos nos esquecer de outra tarefa que exige muita atenção e responsabilidade: administrar os orçamentos das campanhas. Isto significa lidar com o que é investido e com as diversas variações deste montante.
– Quando imaginamos diversas campanhas, cada qual com um orçamento específico, percebemos o acúmulo de dados e finanças que cada gestor precisa administrar. Com o objetivo de garantir maior organização a esta plataforma de publicidade digital, o Google Ads disponibiliza um recurso que permite que os anunciantes compartilhem seu orçamento diário entre diferentes campanhas integrantes de uma mesma conta. Este recurso é chamado de Orçamentos Compartilhados.
– Qual é o princípio do funcionamento deste recurso? Pense na seguinte situação: se você utiliza campanhas segmentadas para dispositivos móveis e para computadores, você precisa descobrir como alocar seu orçamento de acordo com aquilo que espera de cada segmento. Acredita que as pesquisas em computadores responderão por 70% do tráfego em seu website? Então precisa alocar os recursos orçamentários baseado nesta estimativa. Mas e se por acaso isto não acontecer? Digamos que neste dia, o tráfego oriundo de computadores foi muito baixo, não atingindo sequer metade do fluxo esperado. Sem os Orçamentos Compartilhados, o valor reservado para esta campanha de Links Patrocinados acabou não sendo gasto. Consequentemente, os resultados obtidos também ficarão aquém do que você esperava, não é verdade?
– Com os Orçamentos Compartilhados, a quantidade não utilizada do seu orçamento passa a ser automaticamente realocada em outras campanhas, não exigindo qualquer intervenção manual no processo. Trata-se de um processo totalmente dinâmico. Isto dispensa a necessidade de uma atenção vigilante por parte dos anunciantes, já que o processo passa a ser automatizado pelo Google Ads.
– Os Orçamentos Compartilhados garantem que todo o orçamento investido no Google Ads seja devidamente aplicado, diminuindo as chances de sobrarem valores que deveriam render tráfego e lucro para as empresas. Bom para o Google, e também para os anunciantes que poderão avaliar com maior precisão os resultados obtidos nos seus Links Patrocinados, já que podem trabalhar com uma certeza maior relacionada aos valores que são usados no sistema.
– Para ativar os Orçamentos Compartilhados em sua conta, siga os passos abaixo:
* Selecione a guia Campanha;
* No lado esquerdo, você terá a opção Biblioteca Compartilhada;
* Ainda do lado esquerdo, acesse Orçamentos;
* Após isto, clique no botão Novo Orçamento;
* Por fim, você só precisa escolher um nome para seu orçamento, definir um valor que seja o suficiente para abranger todas as suas campanhas, e clicar em Salvar.
– De imediato, é bom que os gestores acompanhem de perto o andamento dos Orçamentos Compartilhados. Deve-se averiguar se uma campanha não irá monopolizar todo o orçamento da empresa. É importante que, nas primeiras impressões, o anunciante acompanhe como o orçamento tem sido realocado e quais são os resultados obtidos. Esta é uma forma de garantir que o valor investido ao anunciar seu site no Google seja bem distribuído e garanta sucesso às suas campanhas de Links Patrocinados.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner