Discrepância Entre Dados do Google Ads e Google Analytics

01/03/2013 by in category Dicas with 0 and 1
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Muitos anunciantes ficam incomodados ao observarem dados divergentes entre Google Ads e Google Analytics após vincular suas contas. O que causa esta diferença?

– Tanto o Google Analytics quanto o Google Ads fornecem informações muito valiosas, essenciais para uma correta gestão de Links Patrocinados. Mas a verdade é que, apesar de serem produtos Google destinados a avaliar a interação do público com sites e anúncios, os dados trabalhados por eles são avaliados e filtrados de formas diferentes.

– Em função disso, é inevitável ocorrerem discrepâncias entre Google Ads e Google Analytics, ao comparar os dados obtidos por meio destas duas poderosas ferramentas.

– Vejamos alguns fatores que causam isso.

Discrepâncias nos Cliques

– O foco do Google Ads está nos cliques recebidos nos Links Patrocinados. Já o Google Analytics se preocupa com visitas. A princípio, isto parece redundar na mesma coisa. Mas, considere apenas um exemplo: se um usuário clicar duas vezes no mesmo Link Patrocinado, dentro do período de meia hora, isto será computado como dois cliques pelo Ads. Para o Analytics, porém, será uma visita. Um pequeno princípio que pode causar uma enorme diferença na análise final.

– O Google Ads possui um filtro que impede o registro de cliques inválidos. Isto evita prejuízos para o anunciante, garantindo que os cliques recebidos sejam realmente de pessoas interessadas em seus produtos e serviços. O Google Analytics, evidentemente, não possui esta preocupação, de modo que todos os cliques são registrados e apresentados para o proprietário do site.

– Há ainda outros fatores que implicam em discrepâncias no número de cliques e visitas recebidas, tais como:

* redirecionamento de Páginas de Destino;

* deixar de marcar a opção Aplicar Origens de Custo, nas Configurações da Origem do Custo do Google Ads;

* usuários com determinadas configurações de segurança em seus navegadores podem impedir o Google Analytics de coletar os dados apropriadamente;

* problemas com a instalação do código do Analytics nos sites;

* os parâmetros gclid podem fazer com que o Analytics (e somente o Analytics) pense que um site acessado a partir dos favoritos seja, na verdade, um clique no Link Patrocinado.

Discrepâncias nas Conversões

– As conversões também são encaradas de forma diferente pelos sistemas. O Google Ads analisa a conversão com base no primeiro clique, enquanto o Analytics considera o último. Por exemplo, digamos que alguém acesse um site por meio de um Link Patrocinado no dia 20, mas não efetua a compra. No dia seguinte (21), ele retorna ao site e faz a conversão. Para o Google Ads, a conversão é atribuída ao dia 20, dia do clique, enquanto que para o Analytics, a conversão seria no dia 21.

– A data de validade dos cookies também é outro fator que implica em discrepâncias entre as duas ferramentas. No Google Ads, os cookies expiram em 30 dias após o clique do usuário. No Google Analytics, este valor pode variar para mais, em muitos casos. Ou seja, se um usuário converter 31 dias após o clique no Link Patrocinado, esta conversão não seria registrada pelo Google Ads. Em outros casos, poderia ser muito bem registrada pelo Google Analytics.

– Há também o detalhe das metas do Analytics. Só serão importadas para o acompanhamento de conversões as metas que forem atingidas pelos usuários. Quando isso ocorre, ainda pode haver um atraso de até 24 horas para sua exibição no Google Ads. Este atraso pode gerar diferenças nos dados apresentados pelos dois sistemas.

– Outros fatores como período em que as duas contas não estavam vinculadas, filtros que removem dados dos relatórios, dados mais atualizados em uma conta do que em outra – tudo isso pode gerar números divergentes entre as ferramentas.

Concluindo

– Ainda que as informações oferecidas pelas duas ferramentas nunca venham a se igualar, fornecendo dados totalmente compatíveis, é sempre importante analisar ambas ao tomar decisões que afetam o desempenho de suas contas de Links Patrocinados.

– Isto significa usar os dados disponíveis para realizar a melhor otimização garantindo bom retorno ao anunciar um site no Google.

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