– Uma biografia é a história registrada de uma vida. Não é incomum vermos pessoas de destaque de diversos ramos terem sua história de vida registrada em livros.
– Mas, assim como acontece com as pessoas, sua empresa também possui uma história. Parte desta história talvez esteja disponível em uma página do site intitulada “Quem Somos”, “Sobre Nós”, “Nossa História”, ou algo parecido.
– Mas não é desta história que estamos falando. A história de sua empresa vai muito além deste registro de acontecimentos iniciados com sua fundação. Na verdade, toda a interação existente entre sua empresa e seus clientes também faz parte de sua história. De diversas formas, sua empresa influenciou a vida das pessoas que entraram em contato com você em busca de soluções de problemas.
– Especialmente se você anuncia no Google Ads, você tem aproveitado as diversas oportunidades em que prospectivos clientes precisam dos seus produtos e serviços. E toda a interação deste público com seus Links Patrocinados, website e apps foi devidamente registrada em relatórios analíticos.
– Este registro faz parte da história de sua empresa. Dados valiosos que mostram detalhes de interação que resultaram em vendas, assinaturas, contratos, ou mesmo desistências.
– Se você anuncia por meio de uma agência de Links Patrocinados, provavelmente, sabe do valor destes dados analíticos. Talvez tenha sido exatamente por isso que buscou a ajuda de analistas.
– Mas com o passar das semanas, meses e anos, o que acontece com estes dados? Eles são abandonados e isolados em uma ilha de informações inacessíveis? Será que eles poderiam novamente ser aproveitados para futuras estratégias?
– Ao escrever a história de uma vida, o biografado tem informações retiradas de todas as fases de sua vida. Fatos principais, e até mesmo pequenos detalhes, integram a história de uma vida que pode inspirar e emocionar multidões.
– Detalhes da interação dos clientes com a publicidade de sua empresa na web também são ingredientes valiosos. Infelizmente, muitos veem dados analíticos apenas como um ativo de curto prazo. Em muitos casos, após um aproveitamento imediato à sua coleta, os dados são “descartados”. Aquelas importantes interações – registros da biografia de sua empresa na web – são alocadas em um limbo do qual talvez nunca mais sairão.
– Mas as empresas que desejam melhorar os resultados dos seus Links Patrocinados devem ter isso em mente: o valor e objetivo dos dados analíticos podem (e devem) ser aplicados no longo prazo.
– Uma estratégia que se preocupa não apenas em coletar dados para aplicação imediata, mas no longo prazo, pode ajudar sua empresa a melhorar os resultados dos Links Patrocinados.
– Por exemplo, quais são algumas informações colhidas hoje que serão de grande importância no futuro? Para citar apenas alguns exemplos:
– Estas informações ajudam a formar o dossiê do cliente que será de valor imensurável em futuras campanhas de Links Patrocinados. Isso significa coletar dados sobre o cliente em diversas etapas de sua vida, e em vários momentos do ano.
– Por exemplo: uma empresa organiza todos os dados analíticos de clientes durante a última Copa do Mundo. Na próxima copa, estes dados são extraídos para o desenvolvimento de estratégias publicitárias ainda mais eficientes.
– A criatividade pode ajudar a segmentar grupos e respectivos comportamentos. Por exemplo: como as pessoas entre 25-34 anos reagiram às campanhas durante os últimos invernos mais rigorosos? As possibilidades são inúmeras. Tudo depende de como a agência de Links Patrocinados trata seus dados. Ou seja, como são organizados, como são extraídos e como são reaproveitados.
– Para tanto é preciso uma dose significativa de organização. Se os dados analíticos antigos não estiverem alocados e acessíveis de forma organizada, eles se perderão em uma área escura, praticamente impossíveis de serem explorados, ordeiramente. Quando importantes dados ficam ilhados, deixam de ser úteis de forma prática para a empresa. Por outro lado, quando os dados são tratados como joias pela agência Google Partner, mesmo que não estejam sendo utilizados em estratégias atuais, tais dados serão prontamente encontrados para o desenvolvimento de campanhas de sucesso, no futuro.
– O processo de organizar dados para uso futuro é importantíssimo. Se eles não forem encarados como valiosos para estratégias futuras, é provável que sejam alocados sem qualquer organização. E isto dificulta a inserção de novos dados, indexação, análise, etc.
– Estes são importantes registros de sua empresa em diversas fases. Se tratados como recursos reutilizáveis, esta prática pode colocá-lo em grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
– Para trabalhar com a biografia analítica de sua empresa é preciso conhecimento avançado e experiência com o Google Analytics e outros relatórios do Google Ads. Este é o motivo do Google ter desenvolvido seu programa de certificação para agências de Links Patrocinados: o Google Partner. Este programa habilita a certificação de profissionais em diversas áreas do web marketing, incluindo o Google Analytics.
– Se quiser que todos os eventos da vida digital de sua empresa sejam registrados e reutilizados em momentos oportunos, deixe sua publicidade nas mãos de especialistas certificados no Analytics. Eles tratarão com carinho eventos de sua biografia digital – as valiosas interações entre sua empresa e clientes, incluindo as recentes e mais antigas.
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