Canais de pesquisa paga genérica e de marca: O que são? Como configurar?

09/05/2022 by in category Análise e Monitoramento, Google Analytics with 0 and 2
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Canais de pesquisa paga genérica e de marca auxiliam empresas que anunciam no Google a gerenciar resultados dos dois grupos de palavras-chave.

O desempenho das palavras-chave é muito diferente, especialmente quando comparamos termos de marca com termos genéricos. Não é à toa que os consultores de Links Patrocinados precisam avaliar estes grupos de palavras-chave de forma separada.

Neste respeito, a ferramenta Canais de Pesquisa Paga Genérica e de Marca do Analytics pode ser de ajuda.

Neste artigo, saiba mais sobre este recurso e como configurá-lo.

Termos de marca e genéricos – Diferenças no desempenho

De modo geral, as palavras-chave costumam ter estas diferenças no desempenho:

  • Termos de marca: CTR maior, CPCs mais baixos e maior conversão de último clique.
  • Termos genéricos: CTRs mais baixos, CPCs mais altos e maior conversões assistidas.

Esta variação mostra porque é importante analisar os dois grupos de palavras-chave de forma individual.

O que são canais de pesquisa paga e genérica

Os canais de pesquisa paga genérica e de marca são um recurso do Analytics para analisar o desempenho de palavras-chave no Google Ads.

  • Pesquisa paga genérica: palavras-chave sem marca que você usa no Google Ads.
  • Pesquisa paga de marca: palavras-chave com marca que você anuncia no Google.

Além de identificar as palavras, ele analisa separadamente o desempenho destes termos. De fato, como já vimos, elas podem ter métricas bem diferentes.

Assim, com este recurso, não há a necessidade de filtrar os termos de consulta.

Além disso, o recurso ajuda a mostrar como estes dois grupos trabalham juntos para gerar conversões para a empresa.

Como configurar termos de marca e termos genéricos no Analytics

Portanto, para ativar e configurar este recurso no Google Analytics, é preciso acessar Administrador > Vista > Configurações do Canal > Gerenciar Termos de Marca.

Em seguida, no campo Inserir Termos de Marca, coloque as palavras-chave utilizadas para encontrar sua empresa ou produtos que anuncia, incluindo os termos de marca registrada. A ferramenta usa esta lista para verificar todas as consultas de pesquisa paga.

gerenciar termos de marca no analytics

Além disso, há um espaço para os Termos de Marca Sugeridos. Neste campo, o Google oferece sugestões de termos de marca. Clique na seta para adicionar uma sugestão aos termos ativos ou clique no “x” para remover o termo das sugestões.

Qualquer consulta que contenha seus termos de marca ativos é denominada “Marca”. Da mesma forma, as consultas que não contenham termos de marca ativos são denominadas “Genérica”.

Depois de realizar esta configuração, você vai ver uma notificação pop-up com instruções para permitir que o Analytics crie dois novos canais no Agrupamento de canais padrão. Siga as instruções deste pop-up.

Finalmente, depois de configurar os canais de pesquisa paga genérica e de marca, pode levar até 48 horas para que as alterações apareçam nos relatórios. Para visualizar o relatório, acesse a seção Canais do menu Aquisição.

Lembretes ao adicionar termos de marca

Ao incluir os termos nos canais de marcas e genéricos, lembre-se de incluir variações da sua marca com erros ortográficos.

Além disso, quando o termo que você adiciona aparece em uma pesquisa mais longa, por exemplo, usando várias palavras, o Google entende a consulta como sendo de Marca. Por isso, você não deve adicionar estas pluralizações (variações de busca onde se usa o termo de marca).

Concluindo

Os canais de pesquisa paga permitem analisar o desempenho de termos que usam a marca daqueles que não usam.

Desta forma, é possível otimizar suas listas de palavras-chave e ajustar os lances de acordo com o desempenho de cada grupo.

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