– Ao anunciar no Google, diversas ferramentas de automação ficam disponíveis para o anunciante promover, de forma eficiente, seus produtos e serviços na web. Ainda que sejam ferramentas automatizadas, elas devem ser utilizadas de forma estratégica, sob controle do administrador da conta do Google Ads.
– Um detalhe importante é que grande parte destas ferramentas não está disponível para contas com baixo volume de conversão. Isto significa que elas funcionam de forma mais eficiente em campanhas maiores e com dados mais antigos.
– Considere algumas ferramentas do Google Ads e do Analytics com um requisito mínimo de conversões para serem efetivadas:
– Por que estes requisitos? Isto é necessário para que o aprendizado da máquina possa ter suficientes dados para então computar uma estimativa realista.
– Além disso, outras decisões que o administrador da conta precisa tomar no dia a dia, necessitam de dados válidos e confiáveis. Afinal, decisões erradas resultam em significativo desperdício de dinheiro.
– Além do que já foi mencionado, um baixo volume de conversão traz dois grandes problemas para a empresa que anuncia no Google:
– Isto costuma acontecer com bastante frequência com empresas que anunciam no Google de forma autônoma.
– Desta forma, surge a pergunta: como posso otimizar campanhas de Links Patrocinados com baixo volume de conversões?
– Os aspectos considerados a seguir podem ajudar a esclarecer este ponto.
– Os objetivos de marketing podem ser variados, dependendo do segmento da empresa que você anuncia no Google. De modo geral, metas focadas em conversões (abrangendo lucros, Custo Por Aquisição e ROAS) estão entre as principais.
– No entanto, se suas conversões forem baixas, fica difícil manter o foco somente nesta meta de marketing, e tomar, consequentemente, decisões baseadas nela.
– O ideal é ampliar o alcance do foco, trabalhando outras metas que poderão impactar as conversões no longo prazo. Trabalhar outras metas significa, evidentemente, focar métricas alternativas. E elas serão de ajuda para conseguir obter dados confiáveis ao tomar decisões mais acertadas.
– Por exemplo, analise o impacto da consciência da marca. Com tal objetivo de marketing, a empresa prioriza métricas como cliques e a taxa de cliques (CTR). Os números disponíveis facilitarão monitorar a possibilidade de melhorias e a tomada de decisão.
– As métricas de engajamento também ajudam a colher dados confiáveis e de qualidade. Muitas delas estão disponíveis até no nível das palavras-chave, e podem ser encontradas em ferramentas de análise adicionais, como o Google Analytics.
– O Google Analytics é uma ferramenta de extrema importância em todas as situações, inclusive quando o anunciante possui poucos dados para gerenciar. Esta plataforma oferece métricas adicionais às disponíveis no Google Ads, e relatórios personalizados que são essenciais para conseguir extrair padrões a partir do baixo volume.
– No tocante aos relatórios personalizados é possível consultar somente as informações que você deseja ver. Elas podem ser refinadas conforme seu interesse.
– Por exemplo, no caso de baixo volume de conversão, é possível avaliar tráfego por dia da semana, ou mesmo por hora do dia.
– Com isso, identificam-se períodos da semana e horas do dia onde as conversões são mais significativas – ainda que sejam poucas. Isto oferece uma visão mais clara de onde ajustar os lances para conseguir atrair o público-alvo mais propenso à conversão.
– Por desconhecer as ferramentas do Google Ads, algumas empresas que anunciam na internet de forma autônoma encaram como conversão apenas aquilo que acontece no site.
– No entanto, é possível acompanhar conversões iniciadas com um clique no Link Patrocinado, mas que são finalizadas pessoalmente (como em uma visita presencial à loja física) ou por meio de uma ligação telefônica.
– Esta visão holística garante uma análise total da campanha publicitária na web, compreendendo todos os canais utilizados pelos clientes através do funil de conversão.
– Como percebido, até mesmo das campanhas com baixo volume de conversões podem ser extraídos dados para a tomada de decisões acertadas, tais como ajustes no lance.
– Mas, convenhamos: a análise é minuciosa, e envolve tempo e dedicação. Os resultados compensam, é verdade. Ainda assim, você pode se deparar (e até desanimar) com a complexidade dos sistemas do Google Ads e do Analytics, bem como com a falta de tempo para tamanho envolvimento com suas campanhas.
– É por esta razão que o Google Ads possui um programa de certificação de agências digitais. Por meio deste programa, você consegue selecionar uma agência Google Partner com domínio total deste sistema de publicidade.
– Esta é a garantia de que seus anúncios de Links Patrocinados serão programados e gerenciados dentro do mais alto nível de qualidade. E você saberá que será extraído o máximo do potencial de suas campanhas ao divulgar seu site no Google.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2374) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2449) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2449) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)