Dicas de Boas Práticas Para Realizar Testes A/B

25/09/2015 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 0
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Testes A/B exigem conhecimento das ferramentas do Google Ads e tempo para gerenciar mudanças e analisar resultados

– O Índice de Qualidade é um componente essencial para auxiliar os Links Patrocinados a ficarem melhores posicionados nos resultados de pesquisa, aumentando o tráfego qualificado no website anunciado. Além disso, um bom índice contribui para que as taxas cobradas sobre os cliques sejam as mais baixas possíveis.

– Mais tráfego com custos mais baixos – certamente, o consultor de web marketing tem todos os motivos para se certificar de que os anúncios estejam bem qualificados junto ao Google Ads.

– Felizmente, o analista de Links Patrocinados não precisa entrar no campo da adivinhação. Como solução mais viável, ele só precisa testar.

Dois Tipos de Testes, Um Objetivo

– A otimização das campanhas publicitárias pode ser dividido em dois grupos principais:

  • Teste A/B: testar duas variáveis (de um mesmo anúncio, por exemplo) e acompanhar os resultados. O vencedor entra em um novo teste, com uma nova versão do anúncio;
  • Novas Oportunidades: neste caso, não há comparação entre duas variáveis, mas a descoberta e adição de novos elementos às campanhas (como novas palavras-chave) para identificar novas oportunidades.

Antes de Tudo, Selecione o Que Testar

– Pode-se começar utilizando os filtros para identificar anúncios com baixo desempenho mas que tenham um grande potencial, ou seja, aqueles com muitas impressões, porém, com baixo valor de CTR.

Adicionar filtros em testes A/B

– Explore bem as opções de filtros para encontrar anúncios com oportunidades de melhorias. Mas é importante que estejam correlacionados com palavras-chave relevantes para seu negócio, além de ter uma boa quantidade de impressões – só assim você conseguirá obter resultados estaticamente significativos.

– A medida que for identificando grupos de anúncios que oferecem perspectiva de melhorias, basta ir até eles criando novas versões de Links Patrocinados para competir com os “originais”.

Testes A/B

– Há uma infinidade de elementos que podem ser testados em um anúncio de Link Patrocinado. Eles vão desde o simples uso de pontuação (como um ponto de exclamação) até recursos mais avançados como extensões de anúncios. Anúncios semelhantes, com tais variações, devem ser comparados para verificar se existe alteração no desempenho.

– A psicologia também pode deve ser aplicada nestes testes. Um anúncio pode conter a expressão:

“Reduza os gastos com Google Ads”

ou ainda

“Aumente os lucros com Google Ads”

– Teoricamente, ambos anúncios apontam na mesma direção. Mas o foco deles é diferente. E dependendo do contexto (o que inclui o público-alvo), tais anúncios podem ter desempenhos diferentes.

– E como mencionado, aqui não é hora de adivinhar, e sim aplicar testes para descobrir o que oferece resultados mais vantajosos.

– No entanto, alguns detalhes precisam ser considerados para que os testes A/B das campanhas do Google Ads representem um resultado real e justo.

  • Configurar a Rotação de Anúncios para “alternar indefinidamente”: se for mantida a configuração padrão, o Google exibirá um anúncio com mais frequência do que outro. A opção “Alternar Indefinidamente” faz com que todos os anúncios recebam a mesma oportunidade – Links Patrocinados com baixo desempenho são exibidos com a mesma frequência daqueles com desempenho mais alto. Após o período de testes, você sabe qual possui um impacto maior.
  • Testar um elemento por vez: na busca por aproveitar melhor o tempo, o consultor de web marketing pode se sentir tentado a testar diversos elementos de uma única vez. Mas isto significa trabalho jogado fora. Embora seja possível identificar o anúncio com melhor desempenho, testar diversas variações simultaneamente impedirá o anunciante de identificar o que, em específico, ajudou o anúncio a ter melhores resultados.
  • Considere as diferenças: para que o resultado represente a realidade, deve-se evitar que haja diferenças na veiculação dos anúncios, tanto quanto possível. Por exemplo: certifique-se de que eles sejam ativados simultaneamente. Além disso, leve em consideração diferenças que estão além do seu controle, tal como a posição dos anúncios – embora praticamente idênticos, eles podem ocupar posições diferentes nos resultados do Google, dependendo do momento do leilão.

Diferentes resultados com testes AB

Organize e Arquive os Resultados

– Finalmente, seja organizado. Com o passar das semanas e meses, você acumulará uma grande quantidade de dados que representam o comportamento de diferentes elementos dos Links Patrocinados que impactam significativamente as campanhas do Google Ads. Manter registros apurados garantirá que o trabalho não foi em vão. Em campanhas futuras, você terá um rico banco de dados de boas práticas para colocar em uso!

Novas Oportunidades

Oportunidades em testes no Google Ads– Em outra frente, os consultores de Links Patrocinados devem estar focados em novas opções que possam surgir. Isto significa se inspirar e explorar campos “virgens” de novas oportunidades para anunciar na internet.

– Uma das formas de se conseguir isso é por meio da guia Oportunidades. Esta ferramenta do Google Ads pode ser classificada como um assistente pessoal para o consultor, e pode ajudá-lo a:

  • descobrir novas palavras-chave;
  • otimizar lances e orçamentos;
  • gerar mais oportunidades por meio das extensões de sitelink e chamadas;
  • criar novos grupos de anúncios utilizando as palavras-chave já existentes;
  • otimizar rotação de anúncios, e muito mais.

– Outra forma de explorar novos campos é por meio dos anúncios dinâmicos da rede de pesquisa. Este tipo de anúncio é exibido de acordo com o conteúdo do website anunciado, de modo que o anunciante não precisa manter listas de palavras-chave.

Isto pode ser interessante (especialmente em contas mais antigas) para que o consultor descubra novas oportunidades de palavras-chave. Evidentemente, há maiores riscos em deixar o processo de elencar os anúncios totalmente nas mãos do Google Ads. Por esta razão, é necessário que este processo seja acompanhado de perto, e que tenha um foco bem definido, tal como identificar novas oportunidades.

Recursos Beta do Google Ads

– Não se limite a testar os elementos de uma campanha de Links Patrocinados. Mas dê também atenção a todas as ferramentas do Ads que sejam relevantes para sua estratégia publicitária.

– O Google Ads lança novos recursos com bastante frequência. Alguns deles são lançados com pouca ou nenhuma publicidade, para um número limitado de anunciantes. Sempre que possível, solicite a participação em programas betas. Embora apenas temporário, eles podem significar uma vantagem competitiva para suas campanhas frente a concorrência.

Testar Significa Estar a Frente

– Resumidamente, os testes devem fazer parte da rotina do consultor de Links Patrocinados. Esta é a única forma de continuar melhorando o desempenho das campanhas e manter a competitividade dos anúncios diante da forte concorrência existente na internet.

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