– Mensurabilidade é uma das chaves para uma gestão estratégica de marketing focada em resultados. A mensurabilidade da interação dos clientes com um website ou aplicativo é fator determinante para se manter em dia com as necessidades dos seus clientes. Se você nunca anunciou no Google talvez não saiba; mas os dados obtidos da interação do público-alvo com anúncios e site da empresa são quase infinitos e, em grande parte, instantâneos.
– Os profissionais de marketing compreendem a importância de aprofundar a medição dos dados para extrair insights cada vez mais sólidos e valiosos. Assim, é possível compreender em detalhes o que está funcionando e o que deixa de funcionar ao exibir anúncios na web.
– Quando se inicia a divulgação de um negócio na internet é vital manter o foco nas métricas para avaliar interação e conversão dos clientes. Isto também inclui os funis personalizados para compreender o comportamento dos usuários.
– Para tanto é necessário, inicialmente, estabelecer objetivos de marketing. São estes objetivos que ajudarão identificar as métricas que realmente importam. Não se trata de tentar algo novo e ver o que acontece. Experimentos ao anunciar no Google permitem estabelecer metodologias rigorosas para identificar diferentes grupos de usuários ou clientes, de acordo com sua reação aos anúncios. As ferramentas poderosas do Google permitem organizar os sinais de dados e, posteriormente, subdividi-los em sinais menores para uma medição ainda mais robusta.
– Quando uma empresa decide anunciar na internet por meio do Google tem à sua disposição um vasto número de recursos e opções. Por exemplo, é possível exibir diferentes versões de um mesmo anúncio. O que vai colocar este recurso em um elevado patamar de importância é o implemento de dados analíticos. São estes que permitirão acompanhar qual anúncio impulsiona o maior número de cliques e reconhecimento da marca.
– Quando os dados analíticos são capturados e convertidos, o analista de web marketing consegue tratar os mesmos como pessoas, e não como valores numéricos sem vida. Isto permite usar as informações para otimizar as campanhas publicitárias e torná-las mais envolventes para os clientes.
– Assim, os dados analíticos permitem a execução de experimentos rigorosos que aumentam o conhecimento sobre o público-alvo. E isso permite conhecer seus clientes cada vez mais e melhor.
– Há variáveis muito importantes que podem ser identificadas por ferramentas analíticas. Por exemplo, cresce o comportamento dos usuários que iniciam a interação com a empresa por meio de um dispositivo e terminam em outro. Este tipo de migração entre dispositivos são identificadas pelas ferramentas de análise do Google (como o Google Ads e Analytics), ajudando a empresa a oferecer a publicidade certa. Tudo isso levando em consideração o comportamento do usuário e a tela do seu dispositivo.
– Por que isso é importante? Isto se dá porque o comportamento de um usuário iOS varia de alguém em um Android ou num computador desktop. Entender os usuários que chegam à sua empresa no ambiente online pode ajudá-lo a simplificar seus negócios para eles.
– E o estudo vai mais a fundo analisando como este comportamento distinto está relacionado com outros fatores sobre seu público-alvo, como dados demográficos, status parental, faixa etária, dados geográficos, hora do dia, comportamento, interesses, etc.
– Se você nunca anunciou no Google talvez desconheça o poder das ferramentas de reengajamento oferecido pelo sistema, como o Remarketing. Esta tecnologia permite alcançar pessoas que já interagiram com seu site ou com seus aplicativos, exibindo uma publicidade personalizada. A publicidade é adaptada de acordo com as características do usuário. A ferramenta recorre a dados analíticos para compor as listas utilizadas para seguir os internautas “certos”. Por exemplo, se um usuário não utilizou seu app recentemente, você conseguirá abordá-lo de forma diferenciada daqueles que realizaram determinada ação em seu aplicativo.
– As opções são inúmeras. Você pode, entre outras coisas, exibir um anúncio publicitário personalizado para aquele usuário que adicionou o produto ao carrinho de compras, mas não finalizou a compra. Isto são passos importantes para criar e estimular o envolvimento que resulta em mais vendas.
– O Remarketing é mais do que uma tecnologia. É um princípio orientador. Com esta ferramenta, você consegue compreender os usuários que entraram em contato com sua empresa e priorizar suas necessidades.
– Conquistar um usuário é apenas o começo. Na verdade, o grande valor do sucesso de uma empresa deve ser medido pela sua capacidade de retenção e posterior conversão dos usuários.
– É importante salientar que a otimização é um processo contínuo. Para que ela possa se tornar uma realidade é necessário que dados dos clientes sejam identificados, coletados e processados.
– Se você nunca anunciou no Google, lembre-se que métricas e dados analíticos estão na mente dos profissionais de marketing digital e das agências digitais de Links Patrocinados. Com estes métodos, obtêm-se insights valiosos de todas suas campanhas publicitárias para explorar, conhecer e tirar proveito de todo o ecossistema multitela de hoje.
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