O que é a Parcela de Cliques do Google Ads? Como melhorar esta métrica?

18/05/2023 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 1
Home > Blog > Análise e Monitoramento > O que é a Parcela de Cliques do Google Ads? Como melhorar esta métrica?

Neste artigo, saiba o que é a parcela de cliques e sua importância para entender o desempenho dos anúncios no Google Ads.

Seus anúncios no Google Ads estão alcançando todo seu potencial? Talvez você ache difícil responder esta pergunta sem dar um chute.

No entanto, com a Parcela de Cliques você consegue descobrir isso.

Neste artigo, entenda o que é a parcela de cliques. Além disso, veja como melhorar esta métrica ao anunciar seus produtos e serviços no Google.

O que é Parcela de Cliques do Google Ads?

A parcela de cliques é uma estimativa de todos os cliques possíveis em seus anúncios. Para isso, o Google analisa todos os leilões que seu anúncio competiu ao longo do dia, independentemente de ter aparecido ou não. Analisando esta métrica, você descobre se conseguiu alcançar todo o potencial de cliques ou se ainda há espaço para melhoras.

O recurso está disponível para anúncios da rede de pesquisa e do Google Shopping (gerados pelo tráfego da rede de pesquisa).

A fórmula da parcela de cliques é a seguinte:

(N° de cliques recebidos / N° máximo de cliques estimados) * 100

Por exemplo, imagine um anúncio que recebeu 30 cliques. No entanto, de acordo com as estimativas do Google Ads, este anúncio poderia ter recebido 100 cliques. Aplicando a fórmula acima, chegaremos a 30%. Esta é a parcela de cliques. Portanto, o potencial para melhorar o anúncio é de 70%.

No entanto, se você estiver vendo “–“, isto significa que a quantidade de cliques no seu anúncio é insuficiente para estimar a parcela de cliques.

A importância da parcela de cliques

De acordo com a fórmula da parcela de cliques, dá para chegar rápido a uma conclusão: quanto maior a parcela, melhor para suas campanhas.

Além disso, analisando esta métrica você entende seu tráfego e identifica oportunidades de crescimento.

Portanto, será que seus anúncios estão alcançando todo o potencial? A parcela de cliques vai responder para você.

Meus cliques aumentam, mas a parcela diminui – por quê?

Por outro lado, é possível que você veja o número de cliques aumentar e a parcela, diminuir. Por que isso acontece?

Isto se dá porque o total de leilões em que seu anúncio é competitivo provavelmente está aumentando. Assim, o potencial de cliques cresce mais rápido do que os cliques recebidos. Isto, por sua vez, diminui a parcela de cliques.

5 dicas para melhorar a parcela de cliques

Como vimos, o Google Ads analisa todos os leilões em que seus anúncios competiram. A partir daí, o Google estima quantas vezes seu anúncio poderia ter sido clicado se tivesse algumas características diferentes.

São estas características que podem fazer com que seu anúncio se torne mais chamativo.

Assim, para melhorar a parcela de cliques dos seus anúncios, siga estas 5 dicas:

  1. Adicione mais extensões de anúncios: as extensões deixam ser anúncios maiores e mais relevantes. E isto contribui para aumentar a taxa de cliques.
  2. Melhore a qualidade dos anúncios: com anúncios mais relevantes, você aparece em posições de maior destaque e pode receber mais cliques. Você pode fazer isso otimizando títulos e descrições dos anúncios, bem como fotos e dados de produtos.
  3. Dê lances mais competitivos: dar um lance mais competitivo pode fazer com que seus anúncios apareçam em posições melhores, bem como em leilões que não conseguiu aparecer por causa de lances muito baixos.
  4. Aumente o orçamento diário: ter maior flexibilidade na hora de definir um orçamento ajuda a aumentar o número de leilões que você participa.
  5. Exiba mais produtos no Shopping: com um maior número de produtos aparecendo em cada pesquisa, aumentam as chances dos clientes visualizarem e clicarem no seu anúncio.

No entanto, não fique muito preocupado com pequenas flutuações nesta métrica. Lembre-se que ela é apenas uma estimativa. Além disso, a parcela de cliques é atualizada todos os dias. Assim, se alterar anúncios e lances com muita frequência, você corre o risco de prejudicar o desempenho dos seus Links Patrocinados.

Uma boa parcela de cliques significa mais lucro

Portanto, se você anuncia sua empresa na rede de pesquisa ou no Google Shopping, a parcela de cliques é muito importante para seus negócios.

Um simples relance na métrica e você já consegue entender o desempenho dos anúncios, bem como as oportunidades para melhorá-los.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso