Métricas para e-commerce: Os principais números que você precisa medir

14/09/2022 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 2
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Métricas para e-commerce são dados que apresentam os resultados de sua loja virtual. Elas são úteis para entender o desempenho do e-commerce e tomar decisões informadas. Mas, quais são as principais métricas que você não pode perder de vista? Vamos conversar sobre isso.


A concorrência entre e-commerces é muito grande. Por isso, para alcançar os melhores resultados, você precisa monitorar o desempenho de perto. Somente assim vai ser capaz de identificar o que está dando certo e o que precisa de ajustes.

Mas, quado falamos em monitorar o desempenho, não basta olhar para um ou outro relatório de forma aleatória.

Cá entre nós, existem muitas métricas disponíveis em insights analíticos e relatórios de publicidade. São eles que nos ajudam a enxergar como anda o desempenho dos anúncios, se as taxas de abandono estão altas, se há queda no tráfego e assim por diante.

Portanto, diante de tantos números, talvez você se sinta um pouco perdido.

Por isso, lembre-se que não basta analisar métricas – é preciso analisar as métricas certas.

Portanto, vamos considerar quais são as métricas fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. São nestes números que você precisa manter o olho.

O que são métricas para e-commerce

Todo negócio possui uma performance, ou seja, um desempenho. Para o ramo do comércio eletrônico, existem as métricas para e-commerce. Estas métricas representam os resultados, que podem ser em formato numérico ou não.

Como mencionamos, as ferramentas de análise trazem uma variedade muito grande de métricas. E elas crescem a cada dia.

Por isso, vamos considerar agora…

Quais as principais métricas para e-commerce que você não deve perder de vista

Tráfego no e-commerce

Esta é uma das mais importantes métricas para e-commerce que você precisa ficar de olho. Afinal, se seu tráfego for baixo, é provável que todas as métricas seguintes também sejam ruins.

Quanto mais visitantes você tiver, maior serão seus lucros. Vamos imaginar que sua taxa de conversão seja de 1%. Neste caso, se 1000 pessoas visitam seu e-commerce, então, 10 compram algum produto. Logo, se conseguir aumentar o número de visitantes para 2000, o número de compradores também subirá.

Taxa de Conversão

Esta métrica para e-commerce apresenta a porcentagem de visitantes que fizeram uma compra em sua loja virtual.

A fórmula para obter esta taxa é a seguinte:

Taxa de conversão = nº vendas / nº visitantes * 100

Custo Por Aquisição (CPA)

O Custo Por Aquisição (CPA) mostra quanto você precisou gastar para adquirir um cliente.

Quanto mais baixo este valor, melhor.

A fórmula básica para este relatório é dividir quanto você investiu para conquistar um cliente pelo número de clientes adquiridos.

Customer Lifetime Value (CLV)

Este termo significa Valor da Vida Útil do Cliente. Esta métrica representa o valor que um cliente tem para seu e-commerce ao longo de toda a sua vida útil.

Pense nisso: um cliente pode comprar de sua loja apenas uma vez. Por outro lado, ele pode se tornar leal e continuar comprando de você durante muitos anos.

A CLV foca exatamente isso.

Quanto você gastou para conquistá-lo (CPA)? Quanto ele vai lhe render durante sua vida útil?

Com base neste desempenho total, o CLV ajuda a identificar os clientes mais valiosos.

Abandono do Carrinho

O abandono de carrinho é uma realidade em qualquer e-commerce. Representa aquelas pessoas que estavam decididas a comprar mas, por algum motivo, desistiram no meio do caminho.

E é claro que você deseja que o número apresentado por esta métrica seja o menor possível. Por isso, é preciso acompanhar diariamente a taxa de abandono para verificar se ela não está aumentando.

Como você pode saber a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce? A fórmula é a seguinte:

Abandono do carrinho = nº pessoas que adicionaram produtos ao carrinho / nº de pessoas que o abandonaram * 100.

Se esta métrica começar a subir com o passar do tempo, você precisa identificar o que está fazendo com que as pessoas desistam da compra quando estão tão próximas do clique final.

Taxa de Rejeição

Alguns abandonam o carrinho de compras. Outros, porém, nem chegam perto disso.

A Taxa de Rejeição é uma métrica para e-commerce que ajuda o empresário a saber quantas pessoas acessaram a loja virtual e saíram logo em seguida.

Sempre monitore esta métrica. Ela ajuda a identificar experiências ruins que os clientes estão tendo no e-commerce ou em páginas específicas.

Ticket Médio

O Ticket Médio é a média de quanto os clientes gastam em seu e-commerce.

Assim, para chegarmos neste valor, a fórmula é simples:

Ticket médio = todo o montante de suas vendas / número de clientes

Você pode definir uma meta para seu ticket médio, por exemplo, uma meta mensal. Depois é só acompanhar o ticket médio e verificar se seu negócio está alcançando o resultado esperado.

Retorno do Investimento em Publicidade (ROAS)

Quanto você ganha com cada real investido para divulgar seu comércio eletrônico com a ajuda de anúncios na internet? Isto é o que revela a métrica ROAS.

Por exemplo: digamos que você anuncie seu e-commerce no Google Ads. E vamos supor que você ganhe R$ 7,00 para cada real investido nestes anúncios. Portanto, neste caso, seu ROAS está sendo de 700%.

Retorno Sobre Investimentos (ROI)

Esta métrica para e-commerce é uma das peças principais para compreender o desempenho de uma loja virtual.

Afinal, ela apresenta qual tem sido o seu lucro, levando em consideração as receitas e os custos.

A fórmula para saber qual o seu retorno sobre investimentos, portanto, é a seguinte:

ROI = ((Receita – Custos) / Custos) *100

Cuidado com as métricas de vaidade

São muitas as métricas disponíveis – algumas delas são essenciais, mas outras nem tanto.

Na verdade, existem algumas que podem enganar. São as chamadas métricas de vaidade. Elas podem inflar o ego, mas trazer poucos resultados para seu negócio.

Por exemplo: de pouco adianta ter diversas curtidas na foto de um produto no Instagram se esta ação não gerar vendas.

Em conclusão: diante desta quase infinidade de métricas, concentre-se naquelas que realmente fazem diferença para seu negócio.

Ferramentas para analisar métricas para e-commerce

Já que falamos em uma quase infinidade de métricas, o mesmo pode ser dito sobre as ferramentas de análise.

Elas são variadas. Algumas delas estão disponíveis somente para quem utiliza estratégias específicas. Por exemplo: para quem anuncia no Google, a plataforma do Google Ads oferece ferramentas de análise que acompanham o desempenho dos anúncios.

Além disso, o principal nome dentre as ferramentas de análise é, sem dúvida, o Google Analytics. É uma ferramenta gratuita e completa para acompanhar diversas informações importantes sobre seu e-commerce – e tudo em tempo real.

Mas, há outras soluções disponíveis no mercado, como por exemplo:

  • SEO Monitor
  • KissMetrics
  • Crazy Egg
  • Visual Website Optimizer

Concluindo sobre as métricas para e-commerce

As métricas para e-commerce são essenciais para compreender o desempenho de uma loja virtual. E vão além disso: são determinantes para encontrar problemas e decidir o que precisa de ajustes imediatos em um e-commerce.

Portanto, se você tem uma e-commerce, fique de olho nas principais métricas e alcance os melhores resultados.

Algumas pessoas costumam confundir métricas e KPIs. Você sabe a diferença entre eles? Veja o artigo sobre o que são KPIs.

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