Mapas de árvore (treemaps) do Google Analytics: O que são? Como usar?

19/05/2022 by in category Análise e Monitoramento, Google Analytics with 0 and 2
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Veja como a representação gráfica dos mapas de árvore pode ajudá-lo a identificar oportunidades e problemas em suas campanhas.

Ao unir as ferramentas do Analytics com o Google Ads, você consegue ter uma visão mais ampla sobre desempenho, oportunidades e problemas em suas campanhas publicitárias.

De fato, o controle sobre as campanhas pode ser otimizado com o uso de uma ampla quantidade de recursos oferecidos pelo Google Analytics. Entre esses, podemos destacar a ferramenta visual Mapas de Árvore (Treemaps) para Google Ads.

Neste artigo, vamos dar alguns detalhes importante ao usar treemaps em suas campanhas.

O que são mapas de árvore

Um mapa de árvore é uma representação gráfica de uma hierarquia de dados. Ele organiza os objetos em uma estrutura de retângulos que permite identificar os dados visualmente, com base nas cores e saturação de verde e vermelho. Lembrando que a cor verde é positiva e vermelho, negativa.

Assim, o tamanho e a cor de cada retângulo representam diferentes métricas, ajudando na visualização de diversos aspectos dos dados.

exemplo treemaps analytics

Por exemplo, digamos que você selecione as métricas “Receita” x “Valor por sessão”. Neste caso, quanto maior o retângulo, maior a receita. E quanto mais escuro o verde, maior o valor por sessão.

Assim, você talvez prefira aumentar o investimento nas campanhas que estão trazendo mais receitas e gerando mais valor por sessão.

Desta forma, vemos que os mapas de árvore ajudam na geração de hipóteses mostrando o valor e a relação entre diversas métricas.

Quais são as métricas dos mapas de árvore?

1. Métricas principais

As métricas principais são as métricas de volume. No treemaps, elas são representadas pelo tamanho do retângulo. Alguns exemplos de métricas principais:

  • Cliques
  • Conclusões de meta
  • Custo
  • Impressões
  • Novos usuários
  • Receita
  • Sessões
  • Transações
  • Usuários
  • Valor da meta

2. Métricas secundárias

Já as métricas secundárias dos mapas de árvore são métricas relativas. Elas são representadas pelas cores – quanto mais escuro, melhor o desempenho. Alguns exemplos de métricas secundárias:

  • CPC
  • CTR
  • Duração média da sessão
  • Páginas / sessão
  • Porcentagem de novas sessões
  • ROAS
  • RPC (receita por clique)
  • Taxa de conversão de meta
  • Taxa de conversão do e-commerce
  • Taxa de rejeição
  • Valor médio do pedido
  • Valor por sessão

métricas principais e secundárias do treemaps

Em geral, quanto maior o número da métrica secundária, mais intensa é a cor verde. Mas isto não acontece com as métricas CPC e Taxa de Rejeição. Nestes casos, quanto maior o número, mais escuro é o vermelho.

Limites dos mapas de árvore

Ao utilizar este recurso, tenha em mente estes detalhes:

  • O mapa exibe no máximo 16 retângulos. Caso possuir mais entidades, o Google exibe 15 retângulos individuais e o restante será agrupado.
  • Os relatórios treemaps não exibem métricas de segmentação do Google Ads.
  • A escala de cores é relativa. Ou seja, os tons de verde e vermelho não possuem significado absoluto. Portanto, se um retângulo está vermelho, isto não significa que ele é ruim – significa apenas que seu valor é menor do que outros.

Vantagens de usar treemaps

Qual a grande vantagem em utilizar a estrutura visual dos mapas de árvore?

Como as dimensões coloridas estão relacionadas à estrutura da árvore, é possível identificar padrões no desempenho dos anúncios que, de outra forma, seria difícil de detectar.

Com estas dimensões, você consegue identificar hipóteses, tendências e problemas nas campanhas. E tudo isso de forma muito mais rápida do que se estivesse olhando para um conjunto de números em um relatório.

Como acessar o relatório Mapas de Árvore

Para visualizar seu Mapa de Árvore, siga os passos abaixo:

  • No Google Analytics, clique em Aquisição na barra lateral.
  • Em seguida, clique em Google Ads.
  • Por fim, acesse Mapas de Árvore.

Depois disso, o anunciante deve selecionar combinações de métricas do Google Ads para que o Analytics mostre os retângulos correspondentes. Deve fazer isso selecionando uma métrica principal e uma secundária.

Sugestões sobre como usar os treemaps

Pensando em todas as métricas disponíveis nos mapas de árvore, vamos destacar 3 maneiras de usar este recurso do Analytics.

1. Campanhas Google Ads: Use métricas como cliques, impressões, taxa de rejeição e taxa de conversão para entender como suas campanhas estão funcionando, além de descobrir o que precisa ser otimizado.

2. Conversões no e-commerce: Se você usa o rastreamento de e-commerce no Google Analytics, algumas métricas adicionais ficam disponíveis. Assim, você pode usar o mapa de árvore para descobrir o que funciona em seu e-commerce. Métricas como receita, transações, taxa de conversão do e-commerce e ROAS são úteis nesta estratégia.

3. Desempenho da página de destino: Como anunciante no Google Ads, você depende de páginas de destino otimizadas para conseguir ter bons resultados. Para entender melhor se está conseguindo isso, fique de olho em métricas do treemaps como sessões e duração média da sessão.

Entenda suas campanhas com recursos visuais

Portanto, os mapas de árvore não apresentam dados novos de suas campanhas. Mas são úteis porque ajudam o anunciante a ver as métricas de forma diferente.

Por intermédio destes mapas hierárquicos, é possível realizar combinações personalizadas entre métricas e comparar o desempenho dos Links Patrocinados de acordo com as cores.

De fato, isto pode ajudá-lo a ver oportunidades e pontos de conflito em suas campanhas como nunca antes.

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