Como Criar Relatórios Relevantes das Minhas Campanhas no Google Ads

30/07/2018 by in category Anuncia no Google de forma autônoma with 0 and 0
Home > Blog > Anuncia no Google de forma autônoma > Como Criar Relatórios Relevantes das Minhas Campanhas no Google Ads

Para criar relatórios relevantes, considere a necessidade de alinhar relatórios com objetivos de marketing e contextualizar os dados

Os dados são informações valiosas para qualquer campanha de Links Patrocinados. Eles fornecem detalhes sobre o desempenho das campanhas, o que não está funcionando, e o que está trazendo os melhores resultados. Os dados são a matéria-prima para iniciar estratégias para otimizar as campanhas publicitárias.

Porém, se não forem facilmente encontrados para análise e interpretação, perderão seu real valor.

Nesta hora, é imprescindível a criação de relatórios completos e detalhados que facilitem a visualização dos dados. Mesmo que você seja um anunciante autônomo, ou seja, que não tenha contratado os serviços de uma agência de Links Patrocinados, ainda assim precisa de relatórios claros.

O que está envolvido em criar relatórios eficientes que facilitem a leitura dos resultados alcançados com suas campanhas no Google Ads?

Para criar relatórios relevantes, considere a necessidade de alinhar relatórios com objetivos de marketing e contextualizar os dados.

Relatórios Alinhados a Metas de Marketing

Relatórios relevantes google adsAs metas são essenciais para uma campanha de sucesso no Google Ads. Uma campanha sem metas é como ir ao mercado sem uma lista de compras. Diversos produtos são comprados, mas será que realmente o mais importante foi incluído, ou será que ficou de fora?

Assim, você que anuncia no Google Ads de forma autônoma, qual é a sua meta?

Os relatórios precisam ser criados levando em consideração suas metas de marketing. Afinal, diferentes metas solicitam diferentes métricas. Assim, ao criar um relatório PPC para sua empresa, você precisa se concentrar nas métricas que realmente importam.

Digamos que você esteja com uma campanha focada em branding. Neste formato, o alcance e as impressões visíveis são métricas de grande valor para seu objetivo de marketing.

Por outro lado, digamos que você esteja anunciando no Google procurando novos clientes, e aumentar as vendas. Neste caso, métricas que envolvem cliques, conversões e custo por conversão estão entre as prioritárias.

Portanto, quando se cria relatórios de acordo com as metas de marketing estes se tornam relevantes para seus negócios. Assim, você entende como seu investimento está trazendo os resultados esperados.

Contextualizando Dados

Como mencionado, as métricas são as personagens principais dos relatórios. Mas elas precisam ser apresentadas dentro de um contexto. Isto permitirá que elas assumam um significado muito maior em sua análise.

Estamos nos referindo a contextualizar os dados. Isto permite compreender se os números são positivos ou não. Na prática, o que isso significa?

Para esta compreensão, é preciso analisar uma série de perguntas. Por exemplo, considere algumas delas:

  • Qual o real objetivo do investimento em Google Ads?
  • Qual o desempenho anterior da campanha?
  • Fatores como períodos sazonais estão por trás do desempenho atual?
  • O que você alterou recentemente que provocou a queda ou o aumento do número de determinada métrica?
  • Como o desempenho geral do mercado pode ter afetado as campanhas?
  • Se algo está errado, o que pode explicar tal desempenho?

As respostas a estas perguntas conseguem dar um novo aspecto para suas métricas. Não são apenas números soltos em uma planilha. Desta vez, eles são apresentados dentro de um contexto. Seus relatórios se tornam mais significativos e valiosos.

Métricas Certas Para Não Perder Oportunidades

As métricas do Google Ads são tantas que podem atrapalhar a criação de relatórios que realmente contribuam para seus negócios. Estatísticas apenas “interessantes” podem fazer com que métricas importantes sejam ignoradas.

Assim, deixar de acompanhar as métricas certas pode fazer com que sua empresa perca dinheiro. Afinal, isto atrapalhará enxergar o que realmente está acontecendo e o que pode ser melhorado.

E campanhas que visam o sucesso não podem se dar ao luxo de desperceber fatores tão importantes como análise das métricas certas. Portanto, nestas horas, contratar uma agência de Links Patrocinados compensará os investimentos adicionais.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso